Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Laura Maria de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4678
Resumo: O artigo traz alguns dados sobre a realidade do mercado de trabalho nas áreas técnicas dos espetáculos ao vivo no Brasil, notadamente nas artes cênicas: teatro e shows de música, a partir do marco histórico que foi a lei 6.533/78, que institui oficialmente a profissão no Brasil. Atualmente tais áreas são vistas como um campo fecundo para criação de cursos técnicos de nível médio, com grande potencial de empregabilidade na atual “sociedade do espetáculo”, conforme o conceito de Guy Debord.  O texto procura trazer parâmetros de economia da cultura e sociologia da educação para levantar questões sobre os modelos de referências para a criação de propostas curriculares e percursos formativos nesta área de ensino profissionalizante, que precisam viabilizar a sobrevivência da profissão e dos profissionais da área, e não apenas atender às demandas de um campo de trabalho já precário e vulnerável pelas políticas neoliberais em vigor. Palavras chave: Ensino Profissionalizante, Técnicos cênicos, Espetáculos ao vivo
id USCS-2_30361d361c091ed626032de6feb24d85
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4678
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no BrasilO artigo traz alguns dados sobre a realidade do mercado de trabalho nas áreas técnicas dos espetáculos ao vivo no Brasil, notadamente nas artes cênicas: teatro e shows de música, a partir do marco histórico que foi a lei 6.533/78, que institui oficialmente a profissão no Brasil. Atualmente tais áreas são vistas como um campo fecundo para criação de cursos técnicos de nível médio, com grande potencial de empregabilidade na atual “sociedade do espetáculo”, conforme o conceito de Guy Debord.  O texto procura trazer parâmetros de economia da cultura e sociologia da educação para levantar questões sobre os modelos de referências para a criação de propostas curriculares e percursos formativos nesta área de ensino profissionalizante, que precisam viabilizar a sobrevivência da profissão e dos profissionais da área, e não apenas atender às demandas de um campo de trabalho já precário e vulnerável pelas políticas neoliberais em vigor. Palavras chave: Ensino Profissionalizante, Técnicos cênicos, Espetáculos ao vivoUniversidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/467810.13037/rea-e.vol2n3.4678Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4678/2216Copyright (c) 2017 Laura Maria de Figueiredohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Laura Maria de2022-10-04T19:04:46Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4678Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:46Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil
title Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil
spellingShingle Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil
Figueiredo, Laura Maria de
title_short Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil
title_full Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil
title_fullStr Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil
title_full_unstemmed Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil
title_sort Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil
author Figueiredo, Laura Maria de
author_facet Figueiredo, Laura Maria de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Laura Maria de
description O artigo traz alguns dados sobre a realidade do mercado de trabalho nas áreas técnicas dos espetáculos ao vivo no Brasil, notadamente nas artes cênicas: teatro e shows de música, a partir do marco histórico que foi a lei 6.533/78, que institui oficialmente a profissão no Brasil. Atualmente tais áreas são vistas como um campo fecundo para criação de cursos técnicos de nível médio, com grande potencial de empregabilidade na atual “sociedade do espetáculo”, conforme o conceito de Guy Debord.  O texto procura trazer parâmetros de economia da cultura e sociologia da educação para levantar questões sobre os modelos de referências para a criação de propostas curriculares e percursos formativos nesta área de ensino profissionalizante, que precisam viabilizar a sobrevivência da profissão e dos profissionais da área, e não apenas atender às demandas de um campo de trabalho já precário e vulnerável pelas políticas neoliberais em vigor. Palavras chave: Ensino Profissionalizante, Técnicos cênicos, Espetáculos ao vivo
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4678
10.13037/rea-e.vol2n3.4678
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4678
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol2n3.4678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4678/2216
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Laura Maria de Figueiredo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Laura Maria de Figueiredo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970504749056