Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4678 |
Resumo: | O artigo traz alguns dados sobre a realidade do mercado de trabalho nas áreas técnicas dos espetáculos ao vivo no Brasil, notadamente nas artes cênicas: teatro e shows de música, a partir do marco histórico que foi a lei 6.533/78, que institui oficialmente a profissão no Brasil. Atualmente tais áreas são vistas como um campo fecundo para criação de cursos técnicos de nível médio, com grande potencial de empregabilidade na atual “sociedade do espetáculo”, conforme o conceito de Guy Debord. O texto procura trazer parâmetros de economia da cultura e sociologia da educação para levantar questões sobre os modelos de referências para a criação de propostas curriculares e percursos formativos nesta área de ensino profissionalizante, que precisam viabilizar a sobrevivência da profissão e dos profissionais da área, e não apenas atender às demandas de um campo de trabalho já precário e vulnerável pelas políticas neoliberais em vigor. Palavras chave: Ensino Profissionalizante, Técnicos cênicos, Espetáculos ao vivo |
id |
USCS-2_30361d361c091ed626032de6feb24d85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4678 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no BrasilO artigo traz alguns dados sobre a realidade do mercado de trabalho nas áreas técnicas dos espetáculos ao vivo no Brasil, notadamente nas artes cênicas: teatro e shows de música, a partir do marco histórico que foi a lei 6.533/78, que institui oficialmente a profissão no Brasil. Atualmente tais áreas são vistas como um campo fecundo para criação de cursos técnicos de nível médio, com grande potencial de empregabilidade na atual “sociedade do espetáculo”, conforme o conceito de Guy Debord. O texto procura trazer parâmetros de economia da cultura e sociologia da educação para levantar questões sobre os modelos de referências para a criação de propostas curriculares e percursos formativos nesta área de ensino profissionalizante, que precisam viabilizar a sobrevivência da profissão e dos profissionais da área, e não apenas atender às demandas de um campo de trabalho já precário e vulnerável pelas políticas neoliberais em vigor. Palavras chave: Ensino Profissionalizante, Técnicos cênicos, Espetáculos ao vivoUniversidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/467810.13037/rea-e.vol2n3.4678Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4678/2216Copyright (c) 2017 Laura Maria de Figueiredohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Laura Maria de2022-10-04T19:04:46Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4678Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:46Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil |
title |
Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil |
spellingShingle |
Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil Figueiredo, Laura Maria de |
title_short |
Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil |
title_full |
Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil |
title_fullStr |
Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil |
title_sort |
Reflexões sobre o futuro do ensino profissionalizante nas áreas técnicas do espetáculo ao vivo no Brasil |
author |
Figueiredo, Laura Maria de |
author_facet |
Figueiredo, Laura Maria de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Laura Maria de |
description |
O artigo traz alguns dados sobre a realidade do mercado de trabalho nas áreas técnicas dos espetáculos ao vivo no Brasil, notadamente nas artes cênicas: teatro e shows de música, a partir do marco histórico que foi a lei 6.533/78, que institui oficialmente a profissão no Brasil. Atualmente tais áreas são vistas como um campo fecundo para criação de cursos técnicos de nível médio, com grande potencial de empregabilidade na atual “sociedade do espetáculo”, conforme o conceito de Guy Debord. O texto procura trazer parâmetros de economia da cultura e sociologia da educação para levantar questões sobre os modelos de referências para a criação de propostas curriculares e percursos formativos nesta área de ensino profissionalizante, que precisam viabilizar a sobrevivência da profissão e dos profissionais da área, e não apenas atender às demandas de um campo de trabalho já precário e vulnerável pelas políticas neoliberais em vigor. Palavras chave: Ensino Profissionalizante, Técnicos cênicos, Espetáculos ao vivo |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4678 10.13037/rea-e.vol2n3.4678 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4678 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol2n3.4678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4678/2216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Laura Maria de Figueiredo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Laura Maria de Figueiredo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970504749056 |