TRABALHANDO A FÍSICA MODERNA EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: A EXPERIMENTAÇÃO DA MEDIDA DA CONSTANTE DE PLANCK NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer, Yuri Alexandre
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Avila, Luis Fernando, Feliciano Orlandini, Marina, Bacellar Neves, Joel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5776
Resumo: Este trabalho foi concebido como uma Iniciação Científica Júnior (ICJ), realizado com alunos do Ensino Médio. Foi proposta a construção de um aparato experimental de baixo custo e fácil reprodutibilidade para o estudo da Constante de Planck, através de um circuito com fotorresistor (LDR) e LEDS de diferentes cores (amarelo, azul, vermelho e violeta). Inicialmente são apresentados os aspectos teóricos da Equação de Planck, a qual deu inicio à Física Moderna no ano de 1900.  Para realização da parte experimental os alunos foram divididos em três grupos, e os resultados apresentados estão  em boa concordância com os valores encontrados na literatura. Como forma de análise de aprendizagem, além da verificação experimental da constante obtida, foi realizada uma avaliação diagnóstica aplicando quatro questões de vestibulares aos alunos da ICJ e aos alunos do terceiro ano (os quais não tiveram contato com este trabalho). O objetivo central é permitir o desenvolvimento experimental de um tema de grande relevância e o reforço da necessidade da inserção da Física Moderna no ensino médio, uma vez que  a dificuldade em discutir este tema é muito alta.
id USCS-2_48a7a50683dea63609b9e784aa23fb96
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5776
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling TRABALHANDO A FÍSICA MODERNA EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: A EXPERIMENTAÇÃO DA MEDIDA DA CONSTANTE DE PLANCK NO ENSINO MÉDIOEste trabalho foi concebido como uma Iniciação Científica Júnior (ICJ), realizado com alunos do Ensino Médio. Foi proposta a construção de um aparato experimental de baixo custo e fácil reprodutibilidade para o estudo da Constante de Planck, através de um circuito com fotorresistor (LDR) e LEDS de diferentes cores (amarelo, azul, vermelho e violeta). Inicialmente são apresentados os aspectos teóricos da Equação de Planck, a qual deu inicio à Física Moderna no ano de 1900.  Para realização da parte experimental os alunos foram divididos em três grupos, e os resultados apresentados estão  em boa concordância com os valores encontrados na literatura. Como forma de análise de aprendizagem, além da verificação experimental da constante obtida, foi realizada uma avaliação diagnóstica aplicando quatro questões de vestibulares aos alunos da ICJ e aos alunos do terceiro ano (os quais não tiveram contato com este trabalho). O objetivo central é permitir o desenvolvimento experimental de um tema de grande relevância e o reforço da necessidade da inserção da Física Moderna no ensino médio, uma vez que  a dificuldade em discutir este tema é muito alta.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/577610.13037/rea-e.vol4n7.5776Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5776/2775Copyright (c) 2019 Yuri Alexandre Meyer, Luis Fernando de Avila, Marina Feliciano Orlandini, Joel Bacellar Neveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeyer, Yuri Alexandrede Avila, Luis FernandoFeliciano Orlandini, MarinaBacellar Neves, Joel2022-10-04T19:04:49Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5776Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:49Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHANDO A FÍSICA MODERNA EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: A EXPERIMENTAÇÃO DA MEDIDA DA CONSTANTE DE PLANCK NO ENSINO MÉDIO
title TRABALHANDO A FÍSICA MODERNA EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: A EXPERIMENTAÇÃO DA MEDIDA DA CONSTANTE DE PLANCK NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle TRABALHANDO A FÍSICA MODERNA EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: A EXPERIMENTAÇÃO DA MEDIDA DA CONSTANTE DE PLANCK NO ENSINO MÉDIO
Meyer, Yuri Alexandre
title_short TRABALHANDO A FÍSICA MODERNA EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: A EXPERIMENTAÇÃO DA MEDIDA DA CONSTANTE DE PLANCK NO ENSINO MÉDIO
title_full TRABALHANDO A FÍSICA MODERNA EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: A EXPERIMENTAÇÃO DA MEDIDA DA CONSTANTE DE PLANCK NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr TRABALHANDO A FÍSICA MODERNA EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: A EXPERIMENTAÇÃO DA MEDIDA DA CONSTANTE DE PLANCK NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed TRABALHANDO A FÍSICA MODERNA EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: A EXPERIMENTAÇÃO DA MEDIDA DA CONSTANTE DE PLANCK NO ENSINO MÉDIO
title_sort TRABALHANDO A FÍSICA MODERNA EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: A EXPERIMENTAÇÃO DA MEDIDA DA CONSTANTE DE PLANCK NO ENSINO MÉDIO
author Meyer, Yuri Alexandre
author_facet Meyer, Yuri Alexandre
de Avila, Luis Fernando
Feliciano Orlandini, Marina
Bacellar Neves, Joel
author_role author
author2 de Avila, Luis Fernando
Feliciano Orlandini, Marina
Bacellar Neves, Joel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer, Yuri Alexandre
de Avila, Luis Fernando
Feliciano Orlandini, Marina
Bacellar Neves, Joel
description Este trabalho foi concebido como uma Iniciação Científica Júnior (ICJ), realizado com alunos do Ensino Médio. Foi proposta a construção de um aparato experimental de baixo custo e fácil reprodutibilidade para o estudo da Constante de Planck, através de um circuito com fotorresistor (LDR) e LEDS de diferentes cores (amarelo, azul, vermelho e violeta). Inicialmente são apresentados os aspectos teóricos da Equação de Planck, a qual deu inicio à Física Moderna no ano de 1900.  Para realização da parte experimental os alunos foram divididos em três grupos, e os resultados apresentados estão  em boa concordância com os valores encontrados na literatura. Como forma de análise de aprendizagem, além da verificação experimental da constante obtida, foi realizada uma avaliação diagnóstica aplicando quatro questões de vestibulares aos alunos da ICJ e aos alunos do terceiro ano (os quais não tiveram contato com este trabalho). O objetivo central é permitir o desenvolvimento experimental de um tema de grande relevância e o reforço da necessidade da inserção da Física Moderna no ensino médio, uma vez que  a dificuldade em discutir este tema é muito alta.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5776
10.13037/rea-e.vol4n7.5776
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5776
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol4n7.5776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5776/2775
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970548789248