A AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4294 |
Resumo: | O artigo aborda os resultados de pesquisa realizada com licenciandos do 1º período do curso de Pedagogia ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais. Fundamentadas em Libâneo(2010), Gohn(2006), Falcão(2009), Marandino(2008) e Almeida(1997), buscamos identificar se, na visão dos licenciandos, o museu constitui ou pode se constituir um espaço de atuação do Pedagogo e quais seriam as atribuições desse profissional em espaço de educação não formal. Os resultados apontaram que os alunos participantes da visita técnica possuem uma visão clara dos museus como um espaço educativo, sendo esta instituição considerada um espaço de atuação para o Pedagogo; destacaram como ações do Pedagogo no Museu coordenar as atividades educativas; desenvolver atividades lúdicas, jogos, brincadeiras e dinâmicas; atuar na área pedagógica, elaborando projetos, práticas e pesquisas, dentre outras. Identificamos ainda, na visão dos participantes, a ampliação do conceito de museu. |
id |
USCS-2_5652cc05f1258544d6c37545ff6dd6d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4294 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃOO artigo aborda os resultados de pesquisa realizada com licenciandos do 1º período do curso de Pedagogia ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais. Fundamentadas em Libâneo(2010), Gohn(2006), Falcão(2009), Marandino(2008) e Almeida(1997), buscamos identificar se, na visão dos licenciandos, o museu constitui ou pode se constituir um espaço de atuação do Pedagogo e quais seriam as atribuições desse profissional em espaço de educação não formal. Os resultados apontaram que os alunos participantes da visita técnica possuem uma visão clara dos museus como um espaço educativo, sendo esta instituição considerada um espaço de atuação para o Pedagogo; destacaram como ações do Pedagogo no Museu coordenar as atividades educativas; desenvolver atividades lúdicas, jogos, brincadeiras e dinâmicas; atuar na área pedagógica, elaborando projetos, práticas e pesquisas, dentre outras. Identificamos ainda, na visão dos participantes, a ampliação do conceito de museu.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/429410.13037/rea-e.vol1n2.4294Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 1 n. 2 (2016)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4294/2055Copyright (c) 2016 Regina Magna Bonifacio Araújo, Nilzilene Imaculada Lucindohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Regina Magna BonifacioLucindo, Nilzilene Imaculada2022-10-04T19:04:45Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4294Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:45Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO |
title |
A AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
A AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO Araújo, Regina Magna Bonifacio |
title_short |
A AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO |
title_full |
A AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
A AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO |
title_sort |
A AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO |
author |
Araújo, Regina Magna Bonifacio |
author_facet |
Araújo, Regina Magna Bonifacio Lucindo, Nilzilene Imaculada |
author_role |
author |
author2 |
Lucindo, Nilzilene Imaculada |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Regina Magna Bonifacio Lucindo, Nilzilene Imaculada |
description |
O artigo aborda os resultados de pesquisa realizada com licenciandos do 1º período do curso de Pedagogia ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais. Fundamentadas em Libâneo(2010), Gohn(2006), Falcão(2009), Marandino(2008) e Almeida(1997), buscamos identificar se, na visão dos licenciandos, o museu constitui ou pode se constituir um espaço de atuação do Pedagogo e quais seriam as atribuições desse profissional em espaço de educação não formal. Os resultados apontaram que os alunos participantes da visita técnica possuem uma visão clara dos museus como um espaço educativo, sendo esta instituição considerada um espaço de atuação para o Pedagogo; destacaram como ações do Pedagogo no Museu coordenar as atividades educativas; desenvolver atividades lúdicas, jogos, brincadeiras e dinâmicas; atuar na área pedagógica, elaborando projetos, práticas e pesquisas, dentre outras. Identificamos ainda, na visão dos participantes, a ampliação do conceito de museu. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4294 10.13037/rea-e.vol1n2.4294 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4294 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol1n2.4294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4294/2055 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Regina Magna Bonifacio Araújo, Nilzilene Imaculada Lucindo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Regina Magna Bonifacio Araújo, Nilzilene Imaculada Lucindo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 1 n. 2 (2016) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970484826112 |