Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Pedro Augusto Barcellos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28546
Resumo: Este trabalho teve como objetivo realizar uma investigação teórica a respeito das particularidades educacionais dos espaços museais e seu diálogo com as escolas e, à luz desse estudo, uma subsequente análise dos anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) buscando compreender como se aborda o diálogo escola-museu na pesquisa atual brasileira. Para análise de dados utilizamos os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam que apenas 1,4% dos trabalhos da ENPEC correspondem a estudos a respeito da relação museu-escola e apesar do reconhecimento da importância do diálogo entre os espaços formais e não-formais ainda é necessário aprofundar estudos e pesquisas para o desenvolvimento de metodologias e práticas que permitam o diálogo desses espaços em sua complementaridade.
id UFF-2_4fbeef311c4b0ac8226fbfedf5385446
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28546
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museusEspaços não-formaisMuseuEnsino de ciênciasDivulgação científicaEnsino da CiênciaMuseuDivulgação científicaNon-formal spacesMuseumScience teachingScientific divulgationEste trabalho teve como objetivo realizar uma investigação teórica a respeito das particularidades educacionais dos espaços museais e seu diálogo com as escolas e, à luz desse estudo, uma subsequente análise dos anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) buscando compreender como se aborda o diálogo escola-museu na pesquisa atual brasileira. Para análise de dados utilizamos os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam que apenas 1,4% dos trabalhos da ENPEC correspondem a estudos a respeito da relação museu-escola e apesar do reconhecimento da importância do diálogo entre os espaços formais e não-formais ainda é necessário aprofundar estudos e pesquisas para o desenvolvimento de metodologias e práticas que permitam o diálogo desses espaços em sua complementaridade.This work aimed to carry out a theoretical investigation regarding the educational particularities of museum spaces and their dialogue with schools and, in the light of this study, a subsequent analysis of the annals of the XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) seeking to understand how is adressed the school-museum dialogue in current brazilian research. For data analysis we used the principles of Discursive Textual Analysis (DTA). The results indicate that only 1.4% of ENPEC works correspond to studies about the museum-school relationship and despite the recognition of the importance of dialogue between formal and non-formal spaces, it is still necessary to deepen studies and research for the development of methodologies and practices that allow the dialogue of these spaces in their complementarity.54 fCova, Rose Mary LatiniCosta, Cauê Torres de Oliveira GuedesSilva, Rafael Ferreira daLins, Pedro Augusto Barcellos2023-04-17T16:27:12Z2023-04-17T16:27:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLINS, Pedro Augusto Barcellos. Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28546CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-17T16:27:16Zoai:app.uff.br:1/28546Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-04-17T16:27:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus
title Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus
spellingShingle Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus
Lins, Pedro Augusto Barcellos
Espaços não-formais
Museu
Ensino de ciências
Divulgação científica
Ensino da Ciência
Museu
Divulgação científica
Non-formal spaces
Museum
Science teaching
Scientific divulgation
title_short Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus
title_full Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus
title_fullStr Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus
title_full_unstemmed Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus
title_sort Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus
author Lins, Pedro Augusto Barcellos
author_facet Lins, Pedro Augusto Barcellos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cova, Rose Mary Latini
Costa, Cauê Torres de Oliveira Guedes
Silva, Rafael Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Pedro Augusto Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Espaços não-formais
Museu
Ensino de ciências
Divulgação científica
Ensino da Ciência
Museu
Divulgação científica
Non-formal spaces
Museum
Science teaching
Scientific divulgation
topic Espaços não-formais
Museu
Ensino de ciências
Divulgação científica
Ensino da Ciência
Museu
Divulgação científica
Non-formal spaces
Museum
Science teaching
Scientific divulgation
description Este trabalho teve como objetivo realizar uma investigação teórica a respeito das particularidades educacionais dos espaços museais e seu diálogo com as escolas e, à luz desse estudo, uma subsequente análise dos anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) buscando compreender como se aborda o diálogo escola-museu na pesquisa atual brasileira. Para análise de dados utilizamos os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam que apenas 1,4% dos trabalhos da ENPEC correspondem a estudos a respeito da relação museu-escola e apesar do reconhecimento da importância do diálogo entre os espaços formais e não-formais ainda é necessário aprofundar estudos e pesquisas para o desenvolvimento de metodologias e práticas que permitam o diálogo desses espaços em sua complementaridade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-17T16:27:12Z
2023-04-17T16:27:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LINS, Pedro Augusto Barcellos. Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28546
identifier_str_mv LINS, Pedro Augusto Barcellos. Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044772009934848