CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aciem, Tânia Medeiros
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: do Prado Ferraz de Carvalho, Celso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7518
Resumo: O texto em tela tem como objeto de análise o Programa Ler e Escrever, implementado a partir de 2008, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEE/SP, para os anos iniciais do Ensino Fundamental - EFAI, nas escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. O Programa Ler e Escrever fez parte de um amplo processo de reorganização da educação pública do Estado de São Paulo, denominada São Paulo faz Escola que, entre outras medidas, implementou uma política de reorganização do currículo das escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. Nosso intento é analisar conceitos e concepções sobre alfabetização, mais precisamente a concepção curricular ou as concepções curriculares que nortearam as ações e as propostas para o EFAI no Programa Ler e Escrever, expressos em autores que são referências nos documentos que fundamentam o programa, especificamente Ana Teberosky e Beatriz Cardoso, Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Magda Soares, Jussara Hoffman, Délia Lerner e Telma Weisz.
id USCS-2_60f19e2389d22871ad3eba881dbc3e38
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7518
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; Programa Ler e Escrever; Alfabetização.São Paulo State Department of Education; Read and Write Program; Literacy.O texto em tela tem como objeto de análise o Programa Ler e Escrever, implementado a partir de 2008, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEE/SP, para os anos iniciais do Ensino Fundamental - EFAI, nas escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. O Programa Ler e Escrever fez parte de um amplo processo de reorganização da educação pública do Estado de São Paulo, denominada São Paulo faz Escola que, entre outras medidas, implementou uma política de reorganização do currículo das escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. Nosso intento é analisar conceitos e concepções sobre alfabetização, mais precisamente a concepção curricular ou as concepções curriculares que nortearam as ações e as propostas para o EFAI no Programa Ler e Escrever, expressos em autores que são referências nos documentos que fundamentam o programa, especificamente Ana Teberosky e Beatriz Cardoso, Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Magda Soares, Jussara Hoffman, Délia Lerner e Telma Weisz.The text on screen has as object of analysis the Ler e Escrever Program, implemented since 2008, by the São Paulo State Secretariat of Education - SEE / SP, for the initial years of Elementary Education, in the schools of the network state school of São Paulo. The Ler e Escrever Program was part of a broad process of reorganizing public education in the State of São Paulo, called São Paulo faz Escola, which, among other measures, implemented a policy of reorganizing the curriculum of schools in the state of São Paulo. Our intention is to analyze concepts and conceptions about literacy, expressed in authors that are references in the documents that support the program, specifically Ana Teberosky and Beatriz Cardoso, Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Magda Soares, Jussara Hoffman, Délia Lerner and Telma Weisz. Keywords: São Paulo State Department of Education; Read and Write Program; Literacy.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/751810.13037/rea-e.vol6n11.7518Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7518/3414Copyright (c) 2021 Tânia Medeiros Aciem, Celso do Prado Ferraz de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAciem, Tânia Medeirosdo Prado Ferraz de Carvalho, Celso2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7518Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER
title CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER
spellingShingle CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER
Aciem, Tânia Medeiros
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; Programa Ler e Escrever; Alfabetização.
São Paulo State Department of Education; Read and Write Program; Literacy.
title_short CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER
title_full CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER
title_fullStr CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER
title_full_unstemmed CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER
title_sort CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER
author Aciem, Tânia Medeiros
author_facet Aciem, Tânia Medeiros
do Prado Ferraz de Carvalho, Celso
author_role author
author2 do Prado Ferraz de Carvalho, Celso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aciem, Tânia Medeiros
do Prado Ferraz de Carvalho, Celso
dc.subject.por.fl_str_mv Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; Programa Ler e Escrever; Alfabetização.
São Paulo State Department of Education; Read and Write Program; Literacy.
topic Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; Programa Ler e Escrever; Alfabetização.
São Paulo State Department of Education; Read and Write Program; Literacy.
description O texto em tela tem como objeto de análise o Programa Ler e Escrever, implementado a partir de 2008, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEE/SP, para os anos iniciais do Ensino Fundamental - EFAI, nas escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. O Programa Ler e Escrever fez parte de um amplo processo de reorganização da educação pública do Estado de São Paulo, denominada São Paulo faz Escola que, entre outras medidas, implementou uma política de reorganização do currículo das escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. Nosso intento é analisar conceitos e concepções sobre alfabetização, mais precisamente a concepção curricular ou as concepções curriculares que nortearam as ações e as propostas para o EFAI no Programa Ler e Escrever, expressos em autores que são referências nos documentos que fundamentam o programa, especificamente Ana Teberosky e Beatriz Cardoso, Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Magda Soares, Jussara Hoffman, Délia Lerner e Telma Weisz.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7518
10.13037/rea-e.vol6n11.7518
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7518
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n11.7518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7518/3414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Tânia Medeiros Aciem, Celso do Prado Ferraz de Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Tânia Medeiros Aciem, Celso do Prado Ferraz de Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971298521088