CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7518 |
Resumo: | O texto em tela tem como objeto de análise o Programa Ler e Escrever, implementado a partir de 2008, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEE/SP, para os anos iniciais do Ensino Fundamental - EFAI, nas escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. O Programa Ler e Escrever fez parte de um amplo processo de reorganização da educação pública do Estado de São Paulo, denominada São Paulo faz Escola que, entre outras medidas, implementou uma política de reorganização do currículo das escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. Nosso intento é analisar conceitos e concepções sobre alfabetização, mais precisamente a concepção curricular ou as concepções curriculares que nortearam as ações e as propostas para o EFAI no Programa Ler e Escrever, expressos em autores que são referências nos documentos que fundamentam o programa, especificamente Ana Teberosky e Beatriz Cardoso, Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Magda Soares, Jussara Hoffman, Délia Lerner e Telma Weisz. |
id |
USCS-2_60f19e2389d22871ad3eba881dbc3e38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7518 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; Programa Ler e Escrever; Alfabetização.São Paulo State Department of Education; Read and Write Program; Literacy.O texto em tela tem como objeto de análise o Programa Ler e Escrever, implementado a partir de 2008, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEE/SP, para os anos iniciais do Ensino Fundamental - EFAI, nas escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. O Programa Ler e Escrever fez parte de um amplo processo de reorganização da educação pública do Estado de São Paulo, denominada São Paulo faz Escola que, entre outras medidas, implementou uma política de reorganização do currículo das escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. Nosso intento é analisar conceitos e concepções sobre alfabetização, mais precisamente a concepção curricular ou as concepções curriculares que nortearam as ações e as propostas para o EFAI no Programa Ler e Escrever, expressos em autores que são referências nos documentos que fundamentam o programa, especificamente Ana Teberosky e Beatriz Cardoso, Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Magda Soares, Jussara Hoffman, Délia Lerner e Telma Weisz.The text on screen has as object of analysis the Ler e Escrever Program, implemented since 2008, by the São Paulo State Secretariat of Education - SEE / SP, for the initial years of Elementary Education, in the schools of the network state school of São Paulo. The Ler e Escrever Program was part of a broad process of reorganizing public education in the State of São Paulo, called São Paulo faz Escola, which, among other measures, implemented a policy of reorganizing the curriculum of schools in the state of São Paulo. Our intention is to analyze concepts and conceptions about literacy, expressed in authors that are references in the documents that support the program, specifically Ana Teberosky and Beatriz Cardoso, Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Magda Soares, Jussara Hoffman, Délia Lerner and Telma Weisz. Keywords: São Paulo State Department of Education; Read and Write Program; Literacy.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/751810.13037/rea-e.vol6n11.7518Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7518/3414Copyright (c) 2021 Tânia Medeiros Aciem, Celso do Prado Ferraz de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAciem, Tânia Medeirosdo Prado Ferraz de Carvalho, Celso2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7518Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER |
title |
CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER |
spellingShingle |
CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER Aciem, Tânia Medeiros Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; Programa Ler e Escrever; Alfabetização. São Paulo State Department of Education; Read and Write Program; Literacy. |
title_short |
CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER |
title_full |
CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER |
title_fullStr |
CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER |
title_full_unstemmed |
CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER |
title_sort |
CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER |
author |
Aciem, Tânia Medeiros |
author_facet |
Aciem, Tânia Medeiros do Prado Ferraz de Carvalho, Celso |
author_role |
author |
author2 |
do Prado Ferraz de Carvalho, Celso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aciem, Tânia Medeiros do Prado Ferraz de Carvalho, Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; Programa Ler e Escrever; Alfabetização. São Paulo State Department of Education; Read and Write Program; Literacy. |
topic |
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; Programa Ler e Escrever; Alfabetização. São Paulo State Department of Education; Read and Write Program; Literacy. |
description |
O texto em tela tem como objeto de análise o Programa Ler e Escrever, implementado a partir de 2008, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEE/SP, para os anos iniciais do Ensino Fundamental - EFAI, nas escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. O Programa Ler e Escrever fez parte de um amplo processo de reorganização da educação pública do Estado de São Paulo, denominada São Paulo faz Escola que, entre outras medidas, implementou uma política de reorganização do currículo das escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. Nosso intento é analisar conceitos e concepções sobre alfabetização, mais precisamente a concepção curricular ou as concepções curriculares que nortearam as ações e as propostas para o EFAI no Programa Ler e Escrever, expressos em autores que são referências nos documentos que fundamentam o programa, especificamente Ana Teberosky e Beatriz Cardoso, Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Magda Soares, Jussara Hoffman, Délia Lerner e Telma Weisz. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7518 10.13037/rea-e.vol6n11.7518 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7518 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol6n11.7518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7518/3414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Tânia Medeiros Aciem, Celso do Prado Ferraz de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Tânia Medeiros Aciem, Celso do Prado Ferraz de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971298521088 |