PESQUISA COLABORATIVA: CONTEXTUALIZAÇÕES, CONCEPTUALIZAÇÕES, REFLEXÕES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade, Maria de Fátima Ramos de, Lima, Francine de Paulo Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8400
Resumo: This article presents reflections on the importance of collaborative research for the investigation of learning processes and professional development of teaching. They are the result of readings, debates, research projects of the authors and diverse experiences of teaching in bachelor's degrees and guidance of master's and doctoral research involving the central theme of teacher training. Collaborative research involves the realization of research processes developed by groups composed of participants from different repertoires and with shared objectives. Collaborative research refers to processes of professional development of teachers and research on such processes. For this, contextualizations, conceptualizations and problematizations. The structure of the article involves six theoretical-methodological axes: contextualizing collaborative research; considerations about academics and practical knowledge; considerations on collaborative research and professional development of teachers; collaboration and action research; the research participants building a group that is now considered as an interpretive tool; the specificities, trends, possibilities and difficulties presented in the literature/research regarding the construction of professional knowledge of teaching, and is finalized with some challenges posed to educational practice, present in the item as provisional final considerations.  
id USCS-2_683231109ed6c4190b78753986ab0e9c
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8400
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling PESQUISA COLABORATIVA: CONTEXTUALIZAÇÕES, CONCEPTUALIZAÇÕES, REFLEXÕES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIACollaborative research; Professional Development of teaching; Teacher trainingPesquisa colaborativa; Desenvolvimento Profissional da docência; Formação de professores.This article presents reflections on the importance of collaborative research for the investigation of learning processes and professional development of teaching. They are the result of readings, debates, research projects of the authors and diverse experiences of teaching in bachelor's degrees and guidance of master's and doctoral research involving the central theme of teacher training. Collaborative research involves the realization of research processes developed by groups composed of participants from different repertoires and with shared objectives. Collaborative research refers to processes of professional development of teachers and research on such processes. For this, contextualizations, conceptualizations and problematizations. The structure of the article involves six theoretical-methodological axes: contextualizing collaborative research; considerations about academics and practical knowledge; considerations on collaborative research and professional development of teachers; collaboration and action research; the research participants building a group that is now considered as an interpretive tool; the specificities, trends, possibilities and difficulties presented in the literature/research regarding the construction of professional knowledge of teaching, and is finalized with some challenges posed to educational practice, present in the item as provisional final considerations.  Apresentam-se, neste artigo, reflexões sobre a importância do que se denomina de pesquisa colaborativa para a investigação de processos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional da docência. São frutos de leituras, debates, projetos de pesquisas das autoras, e experiências diversas de ensino em licenciaturas e orientação de pesquisas de mestrado e de doutorado envolvendo o tema central de formação de professores. Pesquisa colaborativa implica a realização de processos de investigação desenvolvidos por grupos compostos de participantes de diferentes repertórios e com objetivos partilhados. Pesquisa colaborativa se refere à processos de desenvolvimento profissional de professores e à investigação sobre tais processos. Para tanto, contextualizações, conceptualizações e problematizações. A estrutura do artigo envolve seis eixos teórico-metodológicos: contextualizando pesquisa colaborativa; considerações sobre acadêmico e conhecimento prático; considerações sobre pesquisa colaborativa e desenvolvimento profissional de professores; colaboração e pesquisa-ação; os participantes da pesquisa construindo um grupo que passa a ser considerado como ferramenta interpretativa; as especificidades, tendências, possibilidades e dificuldades apresentadas pela literatura/pesquisas no que se refere à construção de conhecimento profissional da docência e é finalizado com alguns desafios postos à prática educacional, presentes no item a título de considerações finais provisórias.  Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/840010.13037/rea-e.vol6n12.8400Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8400/3631Copyright (c) 2022 Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Maria de Fátima Ramos de Andrade, Francine de Paulo Martins Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Mizukami, Maria da Graça NicolettiAndrade, Maria de Fátima Ramos de Lima, Francine de Paulo Martins2022-10-05T17:26:06Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8400Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:06Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISA COLABORATIVA: CONTEXTUALIZAÇÕES, CONCEPTUALIZAÇÕES, REFLEXÕES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA
title PESQUISA COLABORATIVA: CONTEXTUALIZAÇÕES, CONCEPTUALIZAÇÕES, REFLEXÕES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA
spellingShingle PESQUISA COLABORATIVA: CONTEXTUALIZAÇÕES, CONCEPTUALIZAÇÕES, REFLEXÕES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Collaborative research; Professional Development of teaching; Teacher training
Pesquisa colaborativa; Desenvolvimento Profissional da docência; Formação de professores.
title_short PESQUISA COLABORATIVA: CONTEXTUALIZAÇÕES, CONCEPTUALIZAÇÕES, REFLEXÕES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA
title_full PESQUISA COLABORATIVA: CONTEXTUALIZAÇÕES, CONCEPTUALIZAÇÕES, REFLEXÕES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA
title_fullStr PESQUISA COLABORATIVA: CONTEXTUALIZAÇÕES, CONCEPTUALIZAÇÕES, REFLEXÕES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA
title_full_unstemmed PESQUISA COLABORATIVA: CONTEXTUALIZAÇÕES, CONCEPTUALIZAÇÕES, REFLEXÕES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA
title_sort PESQUISA COLABORATIVA: CONTEXTUALIZAÇÕES, CONCEPTUALIZAÇÕES, REFLEXÕES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA
author Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
author_facet Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Lima, Francine de Paulo Martins
author_role author
author2 Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Lima, Francine de Paulo Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Lima, Francine de Paulo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Collaborative research; Professional Development of teaching; Teacher training
Pesquisa colaborativa; Desenvolvimento Profissional da docência; Formação de professores.
topic Collaborative research; Professional Development of teaching; Teacher training
Pesquisa colaborativa; Desenvolvimento Profissional da docência; Formação de professores.
description This article presents reflections on the importance of collaborative research for the investigation of learning processes and professional development of teaching. They are the result of readings, debates, research projects of the authors and diverse experiences of teaching in bachelor's degrees and guidance of master's and doctoral research involving the central theme of teacher training. Collaborative research involves the realization of research processes developed by groups composed of participants from different repertoires and with shared objectives. Collaborative research refers to processes of professional development of teachers and research on such processes. For this, contextualizations, conceptualizations and problematizations. The structure of the article involves six theoretical-methodological axes: contextualizing collaborative research; considerations about academics and practical knowledge; considerations on collaborative research and professional development of teachers; collaboration and action research; the research participants building a group that is now considered as an interpretive tool; the specificities, trends, possibilities and difficulties presented in the literature/research regarding the construction of professional knowledge of teaching, and is finalized with some challenges posed to educational practice, present in the item as provisional final considerations.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8400
10.13037/rea-e.vol6n12.8400
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8400
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n12.8400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8400/3631
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887905136640