O FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO O FUNDEB E OS DESDOBRAMENTOS COM O FIM DA VIGÊNCIA DA LEI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Andressa Braga Busmeyer
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bortot, Camila Maria, Fernandes, Maria Nilvane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6405
Resumo: O presente artigo localiza-se dentre as pesquisas de políticas educacionais, em que se delimitou por tema o financiamento da/na educação infantil. Como objeto selecionamos o FUNDEB e suas relações com a Educação Infantil, com análise de seus impactos com o fim da vigência em 2020. Objetivou-se, compreender o impacto do financiamento na manutenção e qualidade da educação infantil, de forma particular o FUNDEB e as consequências acerca do fim da vigência do fundo. Conclui que discutir sua revisão é debater a implantação do CAQi e CAQ, além de lançar o olhar que há mais avanços do que limites sobre as políticas de fundos redistributivos como maneira de equalização da educação básica, sobretudo, na educação infantil e, que sem isso, a precarização se acirra e a qualidade não é alcançada.
id USCS-2_6d6e213681951b5be2c06d131ecd9c7b
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6405
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling O FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO O FUNDEB E OS DESDOBRAMENTOS COM O FIM DA VIGÊNCIA DA LEIO presente artigo localiza-se dentre as pesquisas de políticas educacionais, em que se delimitou por tema o financiamento da/na educação infantil. Como objeto selecionamos o FUNDEB e suas relações com a Educação Infantil, com análise de seus impactos com o fim da vigência em 2020. Objetivou-se, compreender o impacto do financiamento na manutenção e qualidade da educação infantil, de forma particular o FUNDEB e as consequências acerca do fim da vigência do fundo. Conclui que discutir sua revisão é debater a implantação do CAQi e CAQ, além de lançar o olhar que há mais avanços do que limites sobre as políticas de fundos redistributivos como maneira de equalização da educação básica, sobretudo, na educação infantil e, que sem isso, a precarização se acirra e a qualidade não é alcançada.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/640510.13037/rea-e.vol4n8.6405Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6405/2907Copyright (c) 2020 Andressa Braga Busmeyer Fernandes, Camila Maria Bortot, Maria Nilvane Fernandeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Andressa Braga BusmeyerBortot, Camila MariaFernandes, Maria Nilvane2022-10-04T19:04:52Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6405Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:52Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO O FUNDEB E OS DESDOBRAMENTOS COM O FIM DA VIGÊNCIA DA LEI
title O FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO O FUNDEB E OS DESDOBRAMENTOS COM O FIM DA VIGÊNCIA DA LEI
spellingShingle O FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO O FUNDEB E OS DESDOBRAMENTOS COM O FIM DA VIGÊNCIA DA LEI
Fernandes, Andressa Braga Busmeyer
title_short O FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO O FUNDEB E OS DESDOBRAMENTOS COM O FIM DA VIGÊNCIA DA LEI
title_full O FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO O FUNDEB E OS DESDOBRAMENTOS COM O FIM DA VIGÊNCIA DA LEI
title_fullStr O FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO O FUNDEB E OS DESDOBRAMENTOS COM O FIM DA VIGÊNCIA DA LEI
title_full_unstemmed O FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO O FUNDEB E OS DESDOBRAMENTOS COM O FIM DA VIGÊNCIA DA LEI
title_sort O FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO O FUNDEB E OS DESDOBRAMENTOS COM O FIM DA VIGÊNCIA DA LEI
author Fernandes, Andressa Braga Busmeyer
author_facet Fernandes, Andressa Braga Busmeyer
Bortot, Camila Maria
Fernandes, Maria Nilvane
author_role author
author2 Bortot, Camila Maria
Fernandes, Maria Nilvane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Andressa Braga Busmeyer
Bortot, Camila Maria
Fernandes, Maria Nilvane
description O presente artigo localiza-se dentre as pesquisas de políticas educacionais, em que se delimitou por tema o financiamento da/na educação infantil. Como objeto selecionamos o FUNDEB e suas relações com a Educação Infantil, com análise de seus impactos com o fim da vigência em 2020. Objetivou-se, compreender o impacto do financiamento na manutenção e qualidade da educação infantil, de forma particular o FUNDEB e as consequências acerca do fim da vigência do fundo. Conclui que discutir sua revisão é debater a implantação do CAQi e CAQ, além de lançar o olhar que há mais avanços do que limites sobre as políticas de fundos redistributivos como maneira de equalização da educação básica, sobretudo, na educação infantil e, que sem isso, a precarização se acirra e a qualidade não é alcançada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6405
10.13037/rea-e.vol4n8.6405
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6405
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol4n8.6405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6405/2907
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Andressa Braga Busmeyer Fernandes, Camila Maria Bortot, Maria Nilvane Fernandes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Andressa Braga Busmeyer Fernandes, Camila Maria Bortot, Maria Nilvane Fernandes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887803424768