DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krug, Hugo Norberto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Krug, Rodrigo de Rosso, Krug, Moane Marchesan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5848
Resumo: O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os desafios e os sentimentos expressos na docência com alunos com deficiência incluídos nas aulas de EF Escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista com vinte professores, tendo as informações interpretadas pela análise de conteúdo. Concluímos que, apesar do respaldo legal, o sistema educacional até hoje, não se estruturou para o oferecimento da Educação Inclusiva, pois foram apontados vários desafios que originaram sentimentos negativos que são fonte de sofrimento para os docentes estudados e, por consequência, dificultam a qualidade do ensino proporcionado aos alunos com deficiência.Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Inclusão. Desafios. Sentimentos.      
id USCS-2_8316517beca56ace6edcb6bd951f0fd0
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5848
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICAO estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os desafios e os sentimentos expressos na docência com alunos com deficiência incluídos nas aulas de EF Escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista com vinte professores, tendo as informações interpretadas pela análise de conteúdo. Concluímos que, apesar do respaldo legal, o sistema educacional até hoje, não se estruturou para o oferecimento da Educação Inclusiva, pois foram apontados vários desafios que originaram sentimentos negativos que são fonte de sofrimento para os docentes estudados e, por consequência, dificultam a qualidade do ensino proporcionado aos alunos com deficiência.Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Inclusão. Desafios. Sentimentos.      Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/584810.13037/rea-e.vol4n7.5848Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5848/2771Copyright (c) 2019 Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Moane Marchesan Krughttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKrug, Hugo NorbertoKrug, Rodrigo de RossoKrug, Moane Marchesan2022-10-04T19:04:50Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5848Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:50Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Krug, Hugo Norberto
title_short DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Krug, Hugo Norberto
author_facet Krug, Hugo Norberto
Krug, Rodrigo de Rosso
Krug, Moane Marchesan
author_role author
author2 Krug, Rodrigo de Rosso
Krug, Moane Marchesan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krug, Hugo Norberto
Krug, Rodrigo de Rosso
Krug, Moane Marchesan
description O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os desafios e os sentimentos expressos na docência com alunos com deficiência incluídos nas aulas de EF Escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista com vinte professores, tendo as informações interpretadas pela análise de conteúdo. Concluímos que, apesar do respaldo legal, o sistema educacional até hoje, não se estruturou para o oferecimento da Educação Inclusiva, pois foram apontados vários desafios que originaram sentimentos negativos que são fonte de sofrimento para os docentes estudados e, por consequência, dificultam a qualidade do ensino proporcionado aos alunos com deficiência.Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Inclusão. Desafios. Sentimentos.      
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5848
10.13037/rea-e.vol4n7.5848
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5848
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol4n7.5848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5848/2771
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Moane Marchesan Krug
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Moane Marchesan Krug
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971230363648