DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5848 |
Resumo: | O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os desafios e os sentimentos expressos na docência com alunos com deficiência incluídos nas aulas de EF Escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista com vinte professores, tendo as informações interpretadas pela análise de conteúdo. Concluímos que, apesar do respaldo legal, o sistema educacional até hoje, não se estruturou para o oferecimento da Educação Inclusiva, pois foram apontados vários desafios que originaram sentimentos negativos que são fonte de sofrimento para os docentes estudados e, por consequência, dificultam a qualidade do ensino proporcionado aos alunos com deficiência.Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Inclusão. Desafios. Sentimentos. |
id |
USCS-2_8316517beca56ace6edcb6bd951f0fd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5848 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICAO estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os desafios e os sentimentos expressos na docência com alunos com deficiência incluídos nas aulas de EF Escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista com vinte professores, tendo as informações interpretadas pela análise de conteúdo. Concluímos que, apesar do respaldo legal, o sistema educacional até hoje, não se estruturou para o oferecimento da Educação Inclusiva, pois foram apontados vários desafios que originaram sentimentos negativos que são fonte de sofrimento para os docentes estudados e, por consequência, dificultam a qualidade do ensino proporcionado aos alunos com deficiência.Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Inclusão. Desafios. Sentimentos. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/584810.13037/rea-e.vol4n7.5848Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5848/2771Copyright (c) 2019 Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Moane Marchesan Krughttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKrug, Hugo NorbertoKrug, Rodrigo de RossoKrug, Moane Marchesan2022-10-04T19:04:50Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5848Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:50Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Krug, Hugo Norberto |
title_short |
DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Krug, Hugo Norberto |
author_facet |
Krug, Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Moane Marchesan |
author_role |
author |
author2 |
Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Moane Marchesan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krug, Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Moane Marchesan |
description |
O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os desafios e os sentimentos expressos na docência com alunos com deficiência incluídos nas aulas de EF Escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista com vinte professores, tendo as informações interpretadas pela análise de conteúdo. Concluímos que, apesar do respaldo legal, o sistema educacional até hoje, não se estruturou para o oferecimento da Educação Inclusiva, pois foram apontados vários desafios que originaram sentimentos negativos que são fonte de sofrimento para os docentes estudados e, por consequência, dificultam a qualidade do ensino proporcionado aos alunos com deficiência.Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Inclusão. Desafios. Sentimentos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5848 10.13037/rea-e.vol4n7.5848 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5848 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol4n7.5848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5848/2771 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Moane Marchesan Krug https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Moane Marchesan Krug https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971230363648 |