A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/920 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as concepções, os desafios e as perspectivas da formação continuadaem EF. Caracterizamosa pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi realizada por meio da análise de conteúdo. Participaram quarenta professores de EF da EB das referidas rede de ensino e cidade. Concluímos que, pelas concepções, desafios e perspectivas de formação continuada apontadas nas percepções dos professores de EF da EB estudados, as ações de formação continuada, não atendem plenamente as necessidades dos mesmos. Palavras-chave: Educação Física. Educação básica. Formação Continuada. Continuing Education for Physical Education teachers from Elementary and High Schools: conceptions, challenges and perspectivesAbstract: The aim of this study was to analyze how 40 Physical Education (PE) teachers from city-run elementary and high schools in a city from Rio Grande do Sul state’s central region perceive the conceptions, challenges and perspectives related to PE continuing education. This is characterized as qualitative case-study research. The research instrument was a questionnaire, and the collected information was interpreted through content analysis. Based on such conceptions, challenges and perspectives, we conclude that the continuing education actions do not fully meet their needs.Keywords: Physical Education. Basic Education (Elementary and High Schools). Continuing Education. |
id |
EDUL-1_0fb2f0da74007c58282b9a98729be2d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/920 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivasEducação Física. Educação Básica. Formação Continuada.Formação ProfissionalO objetivo deste estudo foi analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as concepções, os desafios e as perspectivas da formação continuadaem EF. Caracterizamosa pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi realizada por meio da análise de conteúdo. Participaram quarenta professores de EF da EB das referidas rede de ensino e cidade. Concluímos que, pelas concepções, desafios e perspectivas de formação continuada apontadas nas percepções dos professores de EF da EB estudados, as ações de formação continuada, não atendem plenamente as necessidades dos mesmos. Palavras-chave: Educação Física. Educação básica. Formação Continuada. Continuing Education for Physical Education teachers from Elementary and High Schools: conceptions, challenges and perspectivesAbstract: The aim of this study was to analyze how 40 Physical Education (PE) teachers from city-run elementary and high schools in a city from Rio Grande do Sul state’s central region perceive the conceptions, challenges and perspectives related to PE continuing education. This is characterized as qualitative case-study research. The research instrument was a questionnaire, and the collected information was interpreted through content analysis. Based on such conceptions, challenges and perspectives, we conclude that the continuing education actions do not fully meet their needs.Keywords: Physical Education. Basic Education (Elementary and High Schools). Continuing Education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/920REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 371-3892177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/920/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrug, Hugo NorbertoKrug, Marilia de RossoKrug, Rodrigo de Rosso2021-03-17T21:42:53Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/920Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:53Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas |
title |
A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas |
spellingShingle |
A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas Krug, Hugo Norberto Educação Física. Educação Básica. Formação Continuada. Formação Profissional |
title_short |
A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas |
title_full |
A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas |
title_fullStr |
A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas |
title_full_unstemmed |
A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas |
title_sort |
A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas |
author |
Krug, Hugo Norberto |
author_facet |
Krug, Hugo Norberto Krug, Marilia de Rosso Krug, Rodrigo de Rosso |
author_role |
author |
author2 |
Krug, Marilia de Rosso Krug, Rodrigo de Rosso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krug, Hugo Norberto Krug, Marilia de Rosso Krug, Rodrigo de Rosso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física. Educação Básica. Formação Continuada. Formação Profissional |
topic |
Educação Física. Educação Básica. Formação Continuada. Formação Profissional |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as concepções, os desafios e as perspectivas da formação continuadaem EF. Caracterizamosa pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi realizada por meio da análise de conteúdo. Participaram quarenta professores de EF da EB das referidas rede de ensino e cidade. Concluímos que, pelas concepções, desafios e perspectivas de formação continuada apontadas nas percepções dos professores de EF da EB estudados, as ações de formação continuada, não atendem plenamente as necessidades dos mesmos. Palavras-chave: Educação Física. Educação básica. Formação Continuada. Continuing Education for Physical Education teachers from Elementary and High Schools: conceptions, challenges and perspectivesAbstract: The aim of this study was to analyze how 40 Physical Education (PE) teachers from city-run elementary and high schools in a city from Rio Grande do Sul state’s central region perceive the conceptions, challenges and perspectives related to PE continuing education. This is characterized as qualitative case-study research. The research instrument was a questionnaire, and the collected information was interpreted through content analysis. Based on such conceptions, challenges and perspectives, we conclude that the continuing education actions do not fully meet their needs.Keywords: Physical Education. Basic Education (Elementary and High Schools). Continuing Education. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/920 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/920/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 371-389 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352799678464 |