A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krug, Hugo Norberto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Krug, Marilia de Rosso, Krug, Rodrigo de Rosso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/920
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as concepções, os desafios e as perspectivas da formação continuadaem EF. Caracterizamosa pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi realizada por meio da análise de conteúdo. Participaram quarenta professores de EF da EB das referidas rede de ensino e cidade. Concluímos que, pelas concepções, desafios e perspectivas de formação continuada apontadas nas percepções dos professores de EF da EB estudados, as ações de formação continuada, não atendem plenamente as necessidades dos mesmos. Palavras-chave: Educação Física. Educação básica. Formação Continuada. Continuing Education for Physical Education teachers from Elementary and High Schools: conceptions, challenges and perspectivesAbstract: The aim of this study was to analyze how 40 Physical Education (PE) teachers from city-run elementary and high schools in a city from Rio Grande do Sul state’s central region perceive the conceptions, challenges and perspectives related to PE continuing education. This is characterized as qualitative case-study research. The research instrument was a questionnaire, and the collected information was interpreted through content analysis. Based on such conceptions, challenges and perspectives, we conclude that the continuing education actions do not fully meet their needs.Keywords: Physical Education. Basic Education (Elementary and High Schools). Continuing Education.
id EDUL-1_0fb2f0da74007c58282b9a98729be2d0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/920
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivasEducação Física. Educação Básica. Formação Continuada.Formação ProfissionalO objetivo deste estudo foi analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as concepções, os desafios e as perspectivas da formação continuadaem EF. Caracterizamosa pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi realizada por meio da análise de conteúdo. Participaram quarenta professores de EF da EB das referidas rede de ensino e cidade. Concluímos que, pelas concepções, desafios e perspectivas de formação continuada apontadas nas percepções dos professores de EF da EB estudados, as ações de formação continuada, não atendem plenamente as necessidades dos mesmos. Palavras-chave: Educação Física. Educação básica. Formação Continuada. Continuing Education for Physical Education teachers from Elementary and High Schools: conceptions, challenges and perspectivesAbstract: The aim of this study was to analyze how 40 Physical Education (PE) teachers from city-run elementary and high schools in a city from Rio Grande do Sul state’s central region perceive the conceptions, challenges and perspectives related to PE continuing education. This is characterized as qualitative case-study research. The research instrument was a questionnaire, and the collected information was interpreted through content analysis. Based on such conceptions, challenges and perspectives, we conclude that the continuing education actions do not fully meet their needs.Keywords: Physical Education. Basic Education (Elementary and High Schools). Continuing Education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/920REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 371-3892177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/920/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrug, Hugo NorbertoKrug, Marilia de RossoKrug, Rodrigo de Rosso2021-03-17T21:42:53Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/920Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:53Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas
title A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas
spellingShingle A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas
Krug, Hugo Norberto
Educação Física. Educação Básica. Formação Continuada.
Formação Profissional
title_short A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas
title_full A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas
title_fullStr A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas
title_full_unstemmed A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas
title_sort A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas
author Krug, Hugo Norberto
author_facet Krug, Hugo Norberto
Krug, Marilia de Rosso
Krug, Rodrigo de Rosso
author_role author
author2 Krug, Marilia de Rosso
Krug, Rodrigo de Rosso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krug, Hugo Norberto
Krug, Marilia de Rosso
Krug, Rodrigo de Rosso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Educação Básica. Formação Continuada.
Formação Profissional
topic Educação Física. Educação Básica. Formação Continuada.
Formação Profissional
description O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as concepções, os desafios e as perspectivas da formação continuadaem EF. Caracterizamosa pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi realizada por meio da análise de conteúdo. Participaram quarenta professores de EF da EB das referidas rede de ensino e cidade. Concluímos que, pelas concepções, desafios e perspectivas de formação continuada apontadas nas percepções dos professores de EF da EB estudados, as ações de formação continuada, não atendem plenamente as necessidades dos mesmos. Palavras-chave: Educação Física. Educação básica. Formação Continuada. Continuing Education for Physical Education teachers from Elementary and High Schools: conceptions, challenges and perspectivesAbstract: The aim of this study was to analyze how 40 Physical Education (PE) teachers from city-run elementary and high schools in a city from Rio Grande do Sul state’s central region perceive the conceptions, challenges and perspectives related to PE continuing education. This is characterized as qualitative case-study research. The research instrument was a questionnaire, and the collected information was interpreted through content analysis. Based on such conceptions, challenges and perspectives, we conclude that the continuing education actions do not fully meet their needs.Keywords: Physical Education. Basic Education (Elementary and High Schools). Continuing Education.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/920
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/920/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 371-389
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352799678464