CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7784 |
Resumo: | A pandemia mundial de Covid-19 pautou grandes mudanças na área da Educação. Diante do cenário de distanciamento social, as secretarias de educação adotaram medidas em caráter emergencial para a efetivação do ensino remoto. O presente ensaio propõe uma reflexão acerca das crianças em situação de acolhimento institucional em face a este contexto de ensino remoto. Defende, inspirado na epistemologia esperançosa, inconformada e acolhedora de Paulo Freire, a necessidade de desvelar as (in)visibilidades que marcam as vidas destas crianças, reconhecendo-as como sujeitos políticos e de direitos, e a educação como um ato político e amoroso que vise a emancipação de todos e todas. |
id |
USCS-2_8f67dc8bcb4b98e689264aac6daacd51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7784 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANAEmancipatory EducationInstitutional ShelterChildRemote LearningEducación EmancipatoriaAlbergue InstitucionalNiñoAprendizaje a DistanciaEducação emancipadoraAcolhimento InstitucionalCriançaEnsino RemotoA pandemia mundial de Covid-19 pautou grandes mudanças na área da Educação. Diante do cenário de distanciamento social, as secretarias de educação adotaram medidas em caráter emergencial para a efetivação do ensino remoto. O presente ensaio propõe uma reflexão acerca das crianças em situação de acolhimento institucional em face a este contexto de ensino remoto. Defende, inspirado na epistemologia esperançosa, inconformada e acolhedora de Paulo Freire, a necessidade de desvelar as (in)visibilidades que marcam as vidas destas crianças, reconhecendo-as como sujeitos políticos e de direitos, e a educação como um ato político e amoroso que vise a emancipação de todos e todas.The worldwide Covid-19 pandemic has led to major changes in the field of Education. Facing the scenario of social distance, the education departments have adopted emergency measures for the effectiveness of remote education. This essay proposes a reflection about children in institutional foster care in the face of this remote teaching context. Inspired by Paulo Freire's hopeful, non-conformist and welcoming epistemology, it defends the need to unveil the (in)visibilities that mark the lives of these children, recognizing them as political subjects and subjects of rights, and education as a political and loving act aimed at the emancipation of all.La pandemia mundial de Covid-19 orientó grandes cambios en el ámbito de la Educación. Ante el escenario de la distancia social, los departamentos de educación han adoptado medidas de emergencia para la eficacia de la educación a distancia. Este ensayo propone una reflexión sobre los niños en régimen de acogida institucional frente a este contexto de enseñanza a distancia. Inspirado en la epistemología esperanzadora, inconformista y acogedora de Paulo Freire, defiende la necesidad de desvelar las (in)visibilidades que marcan la vida de estos niños, reconociéndolos como sujetos políticos y de derechos, y a la educación como un acto político y amoroso que pretende la emancipación de todos.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/778410.13037/rea-e.vol6n11.7784Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7784/3393Copyright (c) 2021 Mariana de Almeida de Moura, Marta Regina Paulo da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida de Moura, MarianaPaulo da Silva, Marta Regina 2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7784Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA |
title |
CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA |
spellingShingle |
CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA de Almeida de Moura, Mariana Emancipatory Education Institutional Shelter Child Remote Learning Educación Emancipatoria Albergue Institucional Niño Aprendizaje a Distancia Educação emancipadora Acolhimento Institucional Criança Ensino Remoto |
title_short |
CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA |
title_full |
CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA |
title_fullStr |
CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA |
title_full_unstemmed |
CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA |
title_sort |
CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA |
author |
de Almeida de Moura, Mariana |
author_facet |
de Almeida de Moura, Mariana Paulo da Silva, Marta Regina |
author_role |
author |
author2 |
Paulo da Silva, Marta Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida de Moura, Mariana Paulo da Silva, Marta Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emancipatory Education Institutional Shelter Child Remote Learning Educación Emancipatoria Albergue Institucional Niño Aprendizaje a Distancia Educação emancipadora Acolhimento Institucional Criança Ensino Remoto |
topic |
Emancipatory Education Institutional Shelter Child Remote Learning Educación Emancipatoria Albergue Institucional Niño Aprendizaje a Distancia Educação emancipadora Acolhimento Institucional Criança Ensino Remoto |
description |
A pandemia mundial de Covid-19 pautou grandes mudanças na área da Educação. Diante do cenário de distanciamento social, as secretarias de educação adotaram medidas em caráter emergencial para a efetivação do ensino remoto. O presente ensaio propõe uma reflexão acerca das crianças em situação de acolhimento institucional em face a este contexto de ensino remoto. Defende, inspirado na epistemologia esperançosa, inconformada e acolhedora de Paulo Freire, a necessidade de desvelar as (in)visibilidades que marcam as vidas destas crianças, reconhecendo-as como sujeitos políticos e de direitos, e a educação como um ato político e amoroso que vise a emancipação de todos e todas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7784 10.13037/rea-e.vol6n11.7784 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7784 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol6n11.7784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7784/3393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Mariana de Almeida de Moura, Marta Regina Paulo da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Mariana de Almeida de Moura, Marta Regina Paulo da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971327881216 |