CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida de Moura, Mariana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paulo da Silva, Marta Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7784
Resumo: A pandemia mundial de Covid-19 pautou grandes mudanças na área da Educação. Diante do cenário de distanciamento social, as secretarias de educação adotaram medidas em caráter emergencial para a efetivação do ensino remoto. O presente ensaio propõe uma reflexão acerca das crianças em situação de acolhimento institucional em face a este contexto de ensino remoto. Defende, inspirado na epistemologia esperançosa, inconformada e acolhedora de Paulo Freire, a necessidade de desvelar as (in)visibilidades que marcam as vidas destas crianças, reconhecendo-as como sujeitos políticos e de direitos, e a educação como um ato político e amoroso que vise a emancipação de todos e todas.
id USCS-2_8f67dc8bcb4b98e689264aac6daacd51
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7784
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANAEmancipatory EducationInstitutional ShelterChildRemote LearningEducación EmancipatoriaAlbergue InstitucionalNiñoAprendizaje a DistanciaEducação emancipadoraAcolhimento InstitucionalCriançaEnsino RemotoA pandemia mundial de Covid-19 pautou grandes mudanças na área da Educação. Diante do cenário de distanciamento social, as secretarias de educação adotaram medidas em caráter emergencial para a efetivação do ensino remoto. O presente ensaio propõe uma reflexão acerca das crianças em situação de acolhimento institucional em face a este contexto de ensino remoto. Defende, inspirado na epistemologia esperançosa, inconformada e acolhedora de Paulo Freire, a necessidade de desvelar as (in)visibilidades que marcam as vidas destas crianças, reconhecendo-as como sujeitos políticos e de direitos, e a educação como um ato político e amoroso que vise a emancipação de todos e todas.The worldwide Covid-19 pandemic has led to major changes in the field of Education. Facing the scenario of social distance, the education departments have adopted emergency measures for the effectiveness of remote education. This essay proposes a reflection about children in institutional foster care in the face of this remote teaching context. Inspired by Paulo Freire's hopeful, non-conformist and welcoming epistemology, it defends the need to unveil the (in)visibilities that mark the lives of these children, recognizing them as political subjects and subjects of rights, and education as a political and loving act aimed at the emancipation of all.La pandemia mundial de Covid-19 orientó grandes cambios en el ámbito de la Educación. Ante el escenario de la distancia social, los departamentos de educación han adoptado medidas de emergencia para la eficacia de la educación a distancia. Este ensayo propone una reflexión sobre los niños en régimen de acogida institucional frente a este contexto de enseñanza a distancia. Inspirado en la epistemología esperanzadora, inconformista y acogedora de Paulo Freire, defiende la necesidad de desvelar las (in)visibilidades que marcan la vida de estos niños, reconociéndolos como sujetos políticos y de derechos, y a la educación como un acto político y amoroso que pretende la emancipación de todos.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/778410.13037/rea-e.vol6n11.7784Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7784/3393Copyright (c) 2021 Mariana de Almeida de Moura, Marta Regina Paulo da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida de Moura, MarianaPaulo da Silva, Marta Regina 2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7784Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA
title CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA
spellingShingle CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA
de Almeida de Moura, Mariana
Emancipatory Education
Institutional Shelter
Child
Remote Learning
Educación Emancipatoria
Albergue Institucional
Niño
Aprendizaje a Distancia
Educação emancipadora
Acolhimento Institucional
Criança
Ensino Remoto
title_short CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA
title_full CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA
title_fullStr CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA
title_full_unstemmed CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA
title_sort CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA
author de Almeida de Moura, Mariana
author_facet de Almeida de Moura, Mariana
Paulo da Silva, Marta Regina
author_role author
author2 Paulo da Silva, Marta Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida de Moura, Mariana
Paulo da Silva, Marta Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Emancipatory Education
Institutional Shelter
Child
Remote Learning
Educación Emancipatoria
Albergue Institucional
Niño
Aprendizaje a Distancia
Educação emancipadora
Acolhimento Institucional
Criança
Ensino Remoto
topic Emancipatory Education
Institutional Shelter
Child
Remote Learning
Educación Emancipatoria
Albergue Institucional
Niño
Aprendizaje a Distancia
Educação emancipadora
Acolhimento Institucional
Criança
Ensino Remoto
description A pandemia mundial de Covid-19 pautou grandes mudanças na área da Educação. Diante do cenário de distanciamento social, as secretarias de educação adotaram medidas em caráter emergencial para a efetivação do ensino remoto. O presente ensaio propõe uma reflexão acerca das crianças em situação de acolhimento institucional em face a este contexto de ensino remoto. Defende, inspirado na epistemologia esperançosa, inconformada e acolhedora de Paulo Freire, a necessidade de desvelar as (in)visibilidades que marcam as vidas destas crianças, reconhecendo-as como sujeitos políticos e de direitos, e a educação como um ato político e amoroso que vise a emancipação de todos e todas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7784
10.13037/rea-e.vol6n11.7784
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7784
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n11.7784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7784/3393
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Mariana de Almeida de Moura, Marta Regina Paulo da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Mariana de Almeida de Moura, Marta Regina Paulo da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971327881216