PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6992 |
Resumo: | Este estudo investigou a percepção de 195 professores do Ensino Médio acerca das práticas docentes criativas. Os participantes responderam o instrumento, a Escala de Práticas Docentes para a Criatividade no Ensino Médio, constituído de 35 itens no formato Likert de 5 pontos. Utilizou-se, para a análise dos dados, o oscilador estocástico a fim de obter o grau de concordância (GC). Os resultados revelaram que a maioria dos professores apresenta percepção positiva em relação às suas práticas docentes criativas. Isso é percebido pela média do GC, muito forte em relação às práticas que favorecem o incentivo a novas ideias; o interesse pela aprendizagem do estudante; as estratégias diversificadas de ensino; o clima para expressão de ideias; e os atributos pessoais favoráveis à prática docente. Já quanto aos procedimentos tradicionais de ensino, a média do GC indicou discordância moderada. Tais convicções contribuem para práticas docentes criativas mais intencionais e consistentes. |
id |
USCS-2_9c183e3219bca75de57dbdfbf3fcc136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6992 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIOEste estudo investigou a percepção de 195 professores do Ensino Médio acerca das práticas docentes criativas. Os participantes responderam o instrumento, a Escala de Práticas Docentes para a Criatividade no Ensino Médio, constituído de 35 itens no formato Likert de 5 pontos. Utilizou-se, para a análise dos dados, o oscilador estocástico a fim de obter o grau de concordância (GC). Os resultados revelaram que a maioria dos professores apresenta percepção positiva em relação às suas práticas docentes criativas. Isso é percebido pela média do GC, muito forte em relação às práticas que favorecem o incentivo a novas ideias; o interesse pela aprendizagem do estudante; as estratégias diversificadas de ensino; o clima para expressão de ideias; e os atributos pessoais favoráveis à prática docente. Já quanto aos procedimentos tradicionais de ensino, a média do GC indicou discordância moderada. Tais convicções contribuem para práticas docentes criativas mais intencionais e consistentes.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6992Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 10 (2020): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6992/320110.13037/gr.vol29n87.282Copyright (c) 2020 Gildene do Ouro Lopes Silva, Doris Barrinuevo Martins de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gildene do Ouro LopesLima, Doris Barrinuevo Martins de2022-10-04T19:04:53Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6992Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:53Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
title |
PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO Silva, Gildene do Ouro Lopes |
title_short |
PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
author |
Silva, Gildene do Ouro Lopes |
author_facet |
Silva, Gildene do Ouro Lopes Lima, Doris Barrinuevo Martins de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Doris Barrinuevo Martins de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gildene do Ouro Lopes Lima, Doris Barrinuevo Martins de |
description |
Este estudo investigou a percepção de 195 professores do Ensino Médio acerca das práticas docentes criativas. Os participantes responderam o instrumento, a Escala de Práticas Docentes para a Criatividade no Ensino Médio, constituído de 35 itens no formato Likert de 5 pontos. Utilizou-se, para a análise dos dados, o oscilador estocástico a fim de obter o grau de concordância (GC). Os resultados revelaram que a maioria dos professores apresenta percepção positiva em relação às suas práticas docentes criativas. Isso é percebido pela média do GC, muito forte em relação às práticas que favorecem o incentivo a novas ideias; o interesse pela aprendizagem do estudante; as estratégias diversificadas de ensino; o clima para expressão de ideias; e os atributos pessoais favoráveis à prática docente. Já quanto aos procedimentos tradicionais de ensino, a média do GC indicou discordância moderada. Tais convicções contribuem para práticas docentes criativas mais intencionais e consistentes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6992 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6992/3201 10.13037/gr.vol29n87.282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Gildene do Ouro Lopes Silva, Doris Barrinuevo Martins de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Gildene do Ouro Lopes Silva, Doris Barrinuevo Martins de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 10 (2020): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971290132480 |