PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gildene do Ouro Lopes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Doris Barrinuevo Martins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6992
Resumo: Este estudo investigou a percepção de 195 professores do Ensino Médio acerca das práticas docentes criativas. Os participantes responderam o instrumento, a Escala de Práticas Docentes para a Criatividade no Ensino Médio, constituído de 35 itens no formato Likert de 5 pontos. Utilizou-se, para a análise dos dados, o oscilador estocástico a fim de obter o grau de concordância (GC). Os resultados revelaram que a maioria dos professores apresenta percepção positiva em relação às suas práticas docentes criativas. Isso é percebido pela média do GC, muito forte em relação às práticas que favorecem o incentivo a novas ideias; o interesse pela aprendizagem do estudante; as estratégias diversificadas de ensino; o clima para expressão de ideias; e os atributos pessoais favoráveis à prática docente. Já quanto aos procedimentos tradicionais de ensino, a média do GC indicou discordância moderada. Tais convicções contribuem para práticas docentes criativas mais intencionais e consistentes.
id USCS-2_9c183e3219bca75de57dbdfbf3fcc136
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6992
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIOEste estudo investigou a percepção de 195 professores do Ensino Médio acerca das práticas docentes criativas. Os participantes responderam o instrumento, a Escala de Práticas Docentes para a Criatividade no Ensino Médio, constituído de 35 itens no formato Likert de 5 pontos. Utilizou-se, para a análise dos dados, o oscilador estocástico a fim de obter o grau de concordância (GC). Os resultados revelaram que a maioria dos professores apresenta percepção positiva em relação às suas práticas docentes criativas. Isso é percebido pela média do GC, muito forte em relação às práticas que favorecem o incentivo a novas ideias; o interesse pela aprendizagem do estudante; as estratégias diversificadas de ensino; o clima para expressão de ideias; e os atributos pessoais favoráveis à prática docente. Já quanto aos procedimentos tradicionais de ensino, a média do GC indicou discordância moderada. Tais convicções contribuem para práticas docentes criativas mais intencionais e consistentes.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6992Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 10 (2020): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6992/320110.13037/gr.vol29n87.282Copyright (c) 2020 Gildene do Ouro Lopes Silva, Doris Barrinuevo Martins de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gildene do Ouro LopesLima, Doris Barrinuevo Martins de2022-10-04T19:04:53Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6992Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:53Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
title PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Silva, Gildene do Ouro Lopes
title_short PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
title_full PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
title_sort PRÁTICAS DOCENTES PARA A CRIATIVIDADE SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
author Silva, Gildene do Ouro Lopes
author_facet Silva, Gildene do Ouro Lopes
Lima, Doris Barrinuevo Martins de
author_role author
author2 Lima, Doris Barrinuevo Martins de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gildene do Ouro Lopes
Lima, Doris Barrinuevo Martins de
description Este estudo investigou a percepção de 195 professores do Ensino Médio acerca das práticas docentes criativas. Os participantes responderam o instrumento, a Escala de Práticas Docentes para a Criatividade no Ensino Médio, constituído de 35 itens no formato Likert de 5 pontos. Utilizou-se, para a análise dos dados, o oscilador estocástico a fim de obter o grau de concordância (GC). Os resultados revelaram que a maioria dos professores apresenta percepção positiva em relação às suas práticas docentes criativas. Isso é percebido pela média do GC, muito forte em relação às práticas que favorecem o incentivo a novas ideias; o interesse pela aprendizagem do estudante; as estratégias diversificadas de ensino; o clima para expressão de ideias; e os atributos pessoais favoráveis à prática docente. Já quanto aos procedimentos tradicionais de ensino, a média do GC indicou discordância moderada. Tais convicções contribuem para práticas docentes criativas mais intencionais e consistentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6992
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6992/3201
10.13037/gr.vol29n87.282
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Gildene do Ouro Lopes Silva, Doris Barrinuevo Martins de Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Gildene do Ouro Lopes Silva, Doris Barrinuevo Martins de Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 10 (2020): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971290132480