PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4900 |
Resumo: | Resumo: Buscou investigar o processo de constituição docente de professores do curso superior em fisioterapia de uma instituição do interior do RS. A pesquisa tem um enfoque qualitativo, para tanto utilizou-se como instrumento uma entrevista semi-estruturada e análise dos dados foi feita mediante Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Ao final desta, identificamos que os entrevistados vêm estabelecendo a carreira docente através da prática diária de sala de aula, da reflexão individual e coletiva acerca da sua atuação. A pesquisa também revelou que as experiências práticas anteriores mesmo não tendo relação com a docência, auxiliaram na constituição docente. Palavras Chaves: Docentes; Fisioterapia; Ensino Supeior. |
id |
USCS-2_ad9f9b70339c8040612105ddcc2f4fa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4900 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SULResumo: Buscou investigar o processo de constituição docente de professores do curso superior em fisioterapia de uma instituição do interior do RS. A pesquisa tem um enfoque qualitativo, para tanto utilizou-se como instrumento uma entrevista semi-estruturada e análise dos dados foi feita mediante Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Ao final desta, identificamos que os entrevistados vêm estabelecendo a carreira docente através da prática diária de sala de aula, da reflexão individual e coletiva acerca da sua atuação. A pesquisa também revelou que as experiências práticas anteriores mesmo não tendo relação com a docência, auxiliaram na constituição docente. Palavras Chaves: Docentes; Fisioterapia; Ensino Supeior.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2018-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/490010.13037/rea-e.vol2n4.4900Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 4 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4900/2347http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4900/2348Copyright (c) 2018 Veronica Jocasta Casarotto, RODRIGO LIPPOLD RADÜNZ, VANESSA LAGO MORIN, HEDIONEIA MARIA FOLETTO PIVETTAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCasarotto, Veronica JocastaRADÜNZ, RODRIGO LIPPOLDMORIN, VANESSA LAGOPIVETTA, HEDIONEIA MARIA FOLETTO2022-10-04T19:04:46Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4900Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:46Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL |
title |
PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL |
spellingShingle |
PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL Casarotto, Veronica Jocasta |
title_short |
PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL |
title_full |
PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL |
title_fullStr |
PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL |
title_full_unstemmed |
PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL |
title_sort |
PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL |
author |
Casarotto, Veronica Jocasta |
author_facet |
Casarotto, Veronica Jocasta RADÜNZ, RODRIGO LIPPOLD MORIN, VANESSA LAGO PIVETTA, HEDIONEIA MARIA FOLETTO |
author_role |
author |
author2 |
RADÜNZ, RODRIGO LIPPOLD MORIN, VANESSA LAGO PIVETTA, HEDIONEIA MARIA FOLETTO |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casarotto, Veronica Jocasta RADÜNZ, RODRIGO LIPPOLD MORIN, VANESSA LAGO PIVETTA, HEDIONEIA MARIA FOLETTO |
description |
Resumo: Buscou investigar o processo de constituição docente de professores do curso superior em fisioterapia de uma instituição do interior do RS. A pesquisa tem um enfoque qualitativo, para tanto utilizou-se como instrumento uma entrevista semi-estruturada e análise dos dados foi feita mediante Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Ao final desta, identificamos que os entrevistados vêm estabelecendo a carreira docente através da prática diária de sala de aula, da reflexão individual e coletiva acerca da sua atuação. A pesquisa também revelou que as experiências práticas anteriores mesmo não tendo relação com a docência, auxiliaram na constituição docente. Palavras Chaves: Docentes; Fisioterapia; Ensino Supeior. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4900 10.13037/rea-e.vol2n4.4900 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4900 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol2n4.4900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4900/2347 http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4900/2348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 4 (2017) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970513137664 |