O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5341 |
Resumo: | Este artigo, em linhas gerais, apresenta uma análise sobre o conceito de Currículo Oculto e a relevância de estudá-lo na formação de professores. O currículo é entendido aqui como um conjunto de experiências educativas vividas pelos estudantes dentro do contexto escolar, como um todo organizado em função de propósitos educativos e de saberes, atitudes, crenças e valores que expressam e concretizam formal e informalmente o ensino. O estudo sobre o conceito de Currículo Oculto foi bastante intenso nas décadas de 1960 a 1980, quando os teóricos das teorias críticas do currículo demonstraram que se ensinava na escola muito mais do que conscientemente se revelava. Com efeito, este artigo busca a partir de estudos bibliográficos destacar que o currículo oculto está vivo dentro do ambiente escolar, o que demonstra a necessária discussão sobre o tema, pois esses ensinamentos influenciam sobremaneira na formação da identidade dos alunos. |
id |
USCS-2_b07ab2ac78ec274a08e77a9d25dd31c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5341 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTEEste artigo, em linhas gerais, apresenta uma análise sobre o conceito de Currículo Oculto e a relevância de estudá-lo na formação de professores. O currículo é entendido aqui como um conjunto de experiências educativas vividas pelos estudantes dentro do contexto escolar, como um todo organizado em função de propósitos educativos e de saberes, atitudes, crenças e valores que expressam e concretizam formal e informalmente o ensino. O estudo sobre o conceito de Currículo Oculto foi bastante intenso nas décadas de 1960 a 1980, quando os teóricos das teorias críticas do currículo demonstraram que se ensinava na escola muito mais do que conscientemente se revelava. Com efeito, este artigo busca a partir de estudos bibliográficos destacar que o currículo oculto está vivo dentro do ambiente escolar, o que demonstra a necessária discussão sobre o tema, pois esses ensinamentos influenciam sobremaneira na formação da identidade dos alunos.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/534110.13037/rea-e.vol3n6.5341Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 6 (2018)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5341/2589Copyright (c) 2019 Viviane Patricia Colloca Araujohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Viviane Patricia Colloca2022-10-04T19:04:48Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5341Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:48Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE Araujo, Viviane Patricia Colloca |
title_short |
O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Araujo, Viviane Patricia Colloca |
author_facet |
Araujo, Viviane Patricia Colloca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Viviane Patricia Colloca |
description |
Este artigo, em linhas gerais, apresenta uma análise sobre o conceito de Currículo Oculto e a relevância de estudá-lo na formação de professores. O currículo é entendido aqui como um conjunto de experiências educativas vividas pelos estudantes dentro do contexto escolar, como um todo organizado em função de propósitos educativos e de saberes, atitudes, crenças e valores que expressam e concretizam formal e informalmente o ensino. O estudo sobre o conceito de Currículo Oculto foi bastante intenso nas décadas de 1960 a 1980, quando os teóricos das teorias críticas do currículo demonstraram que se ensinava na escola muito mais do que conscientemente se revelava. Com efeito, este artigo busca a partir de estudos bibliográficos destacar que o currículo oculto está vivo dentro do ambiente escolar, o que demonstra a necessária discussão sobre o tema, pois esses ensinamentos influenciam sobremaneira na formação da identidade dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5341 10.13037/rea-e.vol3n6.5341 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5341 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol3n6.5341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5341/2589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Viviane Patricia Colloca Araujo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Viviane Patricia Colloca Araujo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 6 (2018) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970533060608 |