O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Viviane Patricia Colloca
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5341
Resumo: Este artigo, em linhas gerais, apresenta uma análise sobre o conceito de Currículo Oculto e a relevância de estudá-lo na formação de professores. O currículo é entendido aqui como um conjunto de experiências educativas vividas pelos estudantes dentro do contexto escolar, como um todo organizado em função de propósitos educativos e de saberes, atitudes, crenças e valores que expressam e concretizam formal e informalmente o ensino. O estudo sobre o conceito de Currículo Oculto foi bastante intenso nas décadas de 1960 a 1980, quando os teóricos das teorias críticas do currículo demonstraram que se ensinava na escola muito mais do que conscientemente se revelava. Com efeito, este artigo busca a partir de estudos bibliográficos destacar que o currículo oculto está vivo dentro do ambiente escolar, o que demonstra a necessária discussão sobre o tema, pois esses ensinamentos influenciam sobremaneira na formação da identidade dos alunos.
id USCS-2_b07ab2ac78ec274a08e77a9d25dd31c1
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5341
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTEEste artigo, em linhas gerais, apresenta uma análise sobre o conceito de Currículo Oculto e a relevância de estudá-lo na formação de professores. O currículo é entendido aqui como um conjunto de experiências educativas vividas pelos estudantes dentro do contexto escolar, como um todo organizado em função de propósitos educativos e de saberes, atitudes, crenças e valores que expressam e concretizam formal e informalmente o ensino. O estudo sobre o conceito de Currículo Oculto foi bastante intenso nas décadas de 1960 a 1980, quando os teóricos das teorias críticas do currículo demonstraram que se ensinava na escola muito mais do que conscientemente se revelava. Com efeito, este artigo busca a partir de estudos bibliográficos destacar que o currículo oculto está vivo dentro do ambiente escolar, o que demonstra a necessária discussão sobre o tema, pois esses ensinamentos influenciam sobremaneira na formação da identidade dos alunos.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/534110.13037/rea-e.vol3n6.5341Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 6 (2018)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5341/2589Copyright (c) 2019 Viviane Patricia Colloca Araujohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Viviane Patricia Colloca2022-10-04T19:04:48Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5341Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:48Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE
title O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE
Araujo, Viviane Patricia Colloca
title_short O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE
title_full O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE
author Araujo, Viviane Patricia Colloca
author_facet Araujo, Viviane Patricia Colloca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Viviane Patricia Colloca
description Este artigo, em linhas gerais, apresenta uma análise sobre o conceito de Currículo Oculto e a relevância de estudá-lo na formação de professores. O currículo é entendido aqui como um conjunto de experiências educativas vividas pelos estudantes dentro do contexto escolar, como um todo organizado em função de propósitos educativos e de saberes, atitudes, crenças e valores que expressam e concretizam formal e informalmente o ensino. O estudo sobre o conceito de Currículo Oculto foi bastante intenso nas décadas de 1960 a 1980, quando os teóricos das teorias críticas do currículo demonstraram que se ensinava na escola muito mais do que conscientemente se revelava. Com efeito, este artigo busca a partir de estudos bibliográficos destacar que o currículo oculto está vivo dentro do ambiente escolar, o que demonstra a necessária discussão sobre o tema, pois esses ensinamentos influenciam sobremaneira na formação da identidade dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5341
10.13037/rea-e.vol3n6.5341
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5341
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol3n6.5341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5341/2589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Viviane Patricia Colloca Araujo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Viviane Patricia Colloca Araujo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 6 (2018)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970533060608