UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES OFICIAIS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS: SOBRE AS CONCEPÇÕES DE DANÇA, CRIANÇA E CURRÍCULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Carolina Romano
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Godoy, Kathya Maria Ayres de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6951
Resumo: Esse artigo traça um panorama sobre o tipo de dança apresentada na Educação Infantil (EI) por meio de uma leitura crítica dos documentos curriculares municipais, em vigor entre 2016 a 2017, em cinco capitais brasileiras, a saber: Curitiba, Distrito Federal, Manaus, Salvador e São Paulo. A metodologia da investigação pautou-se em um estudo documental de natureza qualitativa em que o tratamento dos dados permitiu a organização de quadros interpretativos sobre o material coletado. Na discussão desses quadros evidenciou-se as concepções de dança, movimento, criança e currículo que estavam presentes nesses documentos. Embora os documentos selecionados sejam anteriores a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fotografia desse momento histórico de transição revela o que já foi realizado em relação ao ensino da dança para a Educação Infantil e os desafios que as prefeituras e órgãos responsáveis enfrentarão diante das possíveis adaptações a serem realizadas.
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