UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES OFICIAIS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS: SOBRE AS CONCEPÇÕES DE DANÇA, CRIANÇA E CURRÍCULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6951 |
Resumo: | Esse artigo traça um panorama sobre o tipo de dança apresentada na Educação Infantil (EI) por meio de uma leitura crítica dos documentos curriculares municipais, em vigor entre 2016 a 2017, em cinco capitais brasileiras, a saber: Curitiba, Distrito Federal, Manaus, Salvador e São Paulo. A metodologia da investigação pautou-se em um estudo documental de natureza qualitativa em que o tratamento dos dados permitiu a organização de quadros interpretativos sobre o material coletado. Na discussão desses quadros evidenciou-se as concepções de dança, movimento, criança e currículo que estavam presentes nesses documentos. Embora os documentos selecionados sejam anteriores a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fotografia desse momento histórico de transição revela o que já foi realizado em relação ao ensino da dança para a Educação Infantil e os desafios que as prefeituras e órgãos responsáveis enfrentarão diante das possíveis adaptações a serem realizadas. |
id |
USCS-2_b2c1402dd480d093fa79d88a9c3e1fe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6951 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES OFICIAIS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS: SOBRE AS CONCEPÇÕES DE DANÇA, CRIANÇA E CURRÍCULOEsse artigo traça um panorama sobre o tipo de dança apresentada na Educação Infantil (EI) por meio de uma leitura crítica dos documentos curriculares municipais, em vigor entre 2016 a 2017, em cinco capitais brasileiras, a saber: Curitiba, Distrito Federal, Manaus, Salvador e São Paulo. A metodologia da investigação pautou-se em um estudo documental de natureza qualitativa em que o tratamento dos dados permitiu a organização de quadros interpretativos sobre o material coletado. Na discussão desses quadros evidenciou-se as concepções de dança, movimento, criança e currículo que estavam presentes nesses documentos. Embora os documentos selecionados sejam anteriores a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fotografia desse momento histórico de transição revela o que já foi realizado em relação ao ensino da dança para a Educação Infantil e os desafios que as prefeituras e órgãos responsáveis enfrentarão diante das possíveis adaptações a serem realizadas.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6951Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 10 (2020): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6951/3197Copyright (c) 2020 Carolina Romano Andrade, Kathya Maria Ayres de Godoyhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Carolina RomanoGodoy, Kathya Maria Ayres de2022-10-04T19:04:53Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6951Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:53Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES OFICIAIS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS: SOBRE AS CONCEPÇÕES DE DANÇA, CRIANÇA E CURRÍCULO |
title |
UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES OFICIAIS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS: SOBRE AS CONCEPÇÕES DE DANÇA, CRIANÇA E CURRÍCULO |
spellingShingle |
UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES OFICIAIS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS: SOBRE AS CONCEPÇÕES DE DANÇA, CRIANÇA E CURRÍCULO Andrade, Carolina Romano |
title_short |
UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES OFICIAIS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS: SOBRE AS CONCEPÇÕES DE DANÇA, CRIANÇA E CURRÍCULO |
title_full |
UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES OFICIAIS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS: SOBRE AS CONCEPÇÕES DE DANÇA, CRIANÇA E CURRÍCULO |
title_fullStr |
UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES OFICIAIS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS: SOBRE AS CONCEPÇÕES DE DANÇA, CRIANÇA E CURRÍCULO |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES OFICIAIS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS: SOBRE AS CONCEPÇÕES DE DANÇA, CRIANÇA E CURRÍCULO |
title_sort |
UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES OFICIAIS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS: SOBRE AS CONCEPÇÕES DE DANÇA, CRIANÇA E CURRÍCULO |
author |
Andrade, Carolina Romano |
author_facet |
Andrade, Carolina Romano Godoy, Kathya Maria Ayres de |
author_role |
author |
author2 |
Godoy, Kathya Maria Ayres de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Carolina Romano Godoy, Kathya Maria Ayres de |
description |
Esse artigo traça um panorama sobre o tipo de dança apresentada na Educação Infantil (EI) por meio de uma leitura crítica dos documentos curriculares municipais, em vigor entre 2016 a 2017, em cinco capitais brasileiras, a saber: Curitiba, Distrito Federal, Manaus, Salvador e São Paulo. A metodologia da investigação pautou-se em um estudo documental de natureza qualitativa em que o tratamento dos dados permitiu a organização de quadros interpretativos sobre o material coletado. Na discussão desses quadros evidenciou-se as concepções de dança, movimento, criança e currículo que estavam presentes nesses documentos. Embora os documentos selecionados sejam anteriores a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fotografia desse momento histórico de transição revela o que já foi realizado em relação ao ensino da dança para a Educação Infantil e os desafios que as prefeituras e órgãos responsáveis enfrentarão diante das possíveis adaptações a serem realizadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6951 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6951/3197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Carolina Romano Andrade, Kathya Maria Ayres de Godoy https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Carolina Romano Andrade, Kathya Maria Ayres de Godoy https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 10 (2020): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971288035328 |