O lugar da poesia nas orientações curriculares oficiais portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Fernando
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guimarães, Ana Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/46872
Resumo: O artigo analisa o lugar da poesia nas diversas orientações curriculares oficiais portuguesas: no Currículo Nacional do Ensino Básico, publicado em 2001, no Programa de Português do Ensino Básico, que entrou em vigor em 2011, e nas Metas Curriculares de Português para o Ensino Básico, já em vigor. Os autores concluem que, apesar de a poesia constituir uma mais-valia para a criança, ao facultar-lhe, de modo natural e harmonioso, o domínio de uma série de competências relevantes ao nível linguístico-literário, os documentos oficiais não lhe concedem grande relevância.
id RCAP_f35bdb54601df854454d7e70ad311c2b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lugar da poesia nas orientações curriculares oficiais portuguesasPlaces of poetry on portuguese official curricular guidelinesEl lugar de la poesía en las orientaciones curriculares oficiales portuguesasPoesiaConteúdos curricularesLíngua e literaturaObjetivos do Ensino-AprendizagemCurriculum contentLanguage and literatureObjectives of teaching and learningContenido curricularLengua e literaturaObjetivos de la enseñanza y del aprendizajeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO artigo analisa o lugar da poesia nas diversas orientações curriculares oficiais portuguesas: no Currículo Nacional do Ensino Básico, publicado em 2001, no Programa de Português do Ensino Básico, que entrou em vigor em 2011, e nas Metas Curriculares de Português para o Ensino Básico, já em vigor. Os autores concluem que, apesar de a poesia constituir uma mais-valia para a criança, ao facultar-lhe, de modo natural e harmonioso, o domínio de uma série de competências relevantes ao nível linguístico-literário, os documentos oficiais não lhe concedem grande relevância.The article analyzes the place of poetry in several Portuguese official curriculum guidelines: in the National Curriculum of Basic Education, published in 2001, in the Portuguese Program for Basic Education, which came into force in 2011, and in the Portuguese Curricular Goals for Basic Education already in place. The authors conclude that although poetry is an asset for the child, because it provides him, in a natural and harmonious way, the domain of a range of relevant skills on the linguistic and literary levels, official documents do not provide poetry a great relevance.El artículo analiza el lugar de la poesía en varios textos curriculares oficiales portugueses: en el Currículo Nacional de Educación Básica, publicado en 2001, en el Programa Portugués para la Educación Básica, que entró en vigor en 2011, y los Objetivos de Portugués Curriculares para la Educación Básica ya en el lugar. Los autores concluyen que aunque la poesía constituye un activo para el niño, por ofrecerle, de una manera natural y armoniosa, el dominio de una serie de habilidades relacionadas con el nivel lingüístico y literario, los documentos oficiales no le proporcionan gran relevancia.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoAzevedo, FernandoGuimarães, Ana Sofia20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46872porAzevedo, F. & Guimarães, A. S. (2017). O lugar da poesia nas orientações curriculares oficiais portuguesas. Nuances: Estudos sobre Educação, 28(1), 95-111.2236-044110.14572/nuances.v28i1.3899info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:43.574497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da poesia nas orientações curriculares oficiais portuguesas
Places of poetry on portuguese official curricular guidelines
El lugar de la poesía en las orientaciones curriculares oficiales portuguesas
title O lugar da poesia nas orientações curriculares oficiais portuguesas
spellingShingle O lugar da poesia nas orientações curriculares oficiais portuguesas
Azevedo, Fernando
Poesia
Conteúdos curriculares
Língua e literatura
Objetivos do Ensino-Aprendizagem
Curriculum content
Language and literature
Objectives of teaching and learning
Contenido curricular
Lengua e literatura
Objetivos de la enseñanza y del aprendizaje
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O lugar da poesia nas orientações curriculares oficiais portuguesas
title_full O lugar da poesia nas orientações curriculares oficiais portuguesas
title_fullStr O lugar da poesia nas orientações curriculares oficiais portuguesas
title_full_unstemmed O lugar da poesia nas orientações curriculares oficiais portuguesas
title_sort O lugar da poesia nas orientações curriculares oficiais portuguesas
author Azevedo, Fernando
author_facet Azevedo, Fernando
Guimarães, Ana Sofia
author_role author
author2 Guimarães, Ana Sofia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Guimarães, Ana Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Conteúdos curriculares
Língua e literatura
Objetivos do Ensino-Aprendizagem
Curriculum content
Language and literature
Objectives of teaching and learning
Contenido curricular
Lengua e literatura
Objetivos de la enseñanza y del aprendizaje
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Poesia
Conteúdos curriculares
Língua e literatura
Objetivos do Ensino-Aprendizagem
Curriculum content
Language and literature
Objectives of teaching and learning
Contenido curricular
Lengua e literatura
Objetivos de la enseñanza y del aprendizaje
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O artigo analisa o lugar da poesia nas diversas orientações curriculares oficiais portuguesas: no Currículo Nacional do Ensino Básico, publicado em 2001, no Programa de Português do Ensino Básico, que entrou em vigor em 2011, e nas Metas Curriculares de Português para o Ensino Básico, já em vigor. Os autores concluem que, apesar de a poesia constituir uma mais-valia para a criança, ao facultar-lhe, de modo natural e harmonioso, o domínio de uma série de competências relevantes ao nível linguístico-literário, os documentos oficiais não lhe concedem grande relevância.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/46872
url http://hdl.handle.net/1822/46872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Azevedo, F. & Guimarães, A. S. (2017). O lugar da poesia nas orientações curriculares oficiais portuguesas. Nuances: Estudos sobre Educação, 28(1), 95-111.
2236-0441
10.14572/nuances.v28i1.3899
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132911695298560