A QUALIDADE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UMA CRECHE DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ (SP)
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5589 |
Resumo: | Esta pesquisa-intervenção teve por objetivo analisar a qualidade das práticas educativas de um berçário que atende bebês de 0 a 2 anos de idade, localizado em uma creche do município de Santo André (SP). Buscamos responder as seguintes questões: como as ADI, a estagiária e a professora compreendem o papel da creche? Que concepções de criança e de infância permeiam as práticas educacionais dessas profissionais? Elas consideram a creche como um direito da criança ou da mãe trabalhadora? A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e o instrumento de coleta de dados foram a observação da prática, discussão em rodas de conversa e reflexões em conjunto com uma professora, duas agentes de desenvolvimento infantil e uma estagiária, nos espaços de reunião. Constatamos que a professora e demais profissionais apresentam divergências de concepções de criança, que dificultam a coesão do grupo de trabalho na condução dos mesmos procedimentos para as diferentes situações e momentos do cuidar e educar.Palavras-chave: Qualidade na Educação Infantil. Berçário. Práticas educativas. |
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A QUALIDADE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UMA CRECHE DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ (SP) Esta pesquisa-intervenção teve por objetivo analisar a qualidade das práticas educativas de um berçário que atende bebês de 0 a 2 anos de idade, localizado em uma creche do município de Santo André (SP). Buscamos responder as seguintes questões: como as ADI, a estagiária e a professora compreendem o papel da creche? Que concepções de criança e de infância permeiam as práticas educacionais dessas profissionais? Elas consideram a creche como um direito da criança ou da mãe trabalhadora? A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e o instrumento de coleta de dados foram a observação da prática, discussão em rodas de conversa e reflexões em conjunto com uma professora, duas agentes de desenvolvimento infantil e uma estagiária, nos espaços de reunião. Constatamos que a professora e demais profissionais apresentam divergências de concepções de criança, que dificultam a coesão do grupo de trabalho na condução dos mesmos procedimentos para as diferentes situações e momentos do cuidar e educar.Palavras-chave: Qualidade na Educação Infantil. Berçário. Práticas educativas. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/558910.13037/rea-e.vol3n6.5589Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 6 (2018)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5589/2586Copyright (c) 2019 Ligia de Carvalho Abões Vercelli, José Carlos da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVercelli, Ligia de Carvalho Abõesda Silva, José Carlos2022-10-04T19:04:48Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5589Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:48Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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