ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: O NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EM PAUTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vercelli, Ligia de Carvalho Abões
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3976
Resumo: Este texto aborda o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) como espaço institucional educativo não formal e sua contribuição na formação acadêmica do futuro advogado. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo procedimento para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com o coordenador do NPJ e com seis alunos estagiários. O cenário do estudo foi o NPJ de uma universidade privada localizada na zona oeste da cidade de São Paulo. Como referencial teórico utilizaram-se autores que se debruçam sobre a temática educação não formal. Os resultados apontam que o NPJ é um espaço educativo não formal, pois a aprendizagem ocorre na troca de experiência. Favorece na formação acadêmica uma vez que possibilita a relação teoria e prática e porque as discussões com o professor orientador podem ocorrer no momento em que for necessário. Os discentes sentem falta de um apoio interdisciplinar, pois muitos casos não são de ordem jurídica.
id UNEMAT-5_52a4fbedabe37876ee5c871e455abd11
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3976
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: O NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EM PAUTAaprendizagemespaço educativo não formalnúcleo de práticas jurídicas.Este texto aborda o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) como espaço institucional educativo não formal e sua contribuição na formação acadêmica do futuro advogado. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo procedimento para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com o coordenador do NPJ e com seis alunos estagiários. O cenário do estudo foi o NPJ de uma universidade privada localizada na zona oeste da cidade de São Paulo. Como referencial teórico utilizaram-se autores que se debruçam sobre a temática educação não formal. Os resultados apontam que o NPJ é um espaço educativo não formal, pois a aprendizagem ocorre na troca de experiência. Favorece na formação acadêmica uma vez que possibilita a relação teoria e prática e porque as discussões com o professor orientador podem ocorrer no momento em que for necessário. Os discentes sentem falta de um apoio interdisciplinar, pois muitos casos não são de ordem jurídica.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3976Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 67-822178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3976/3187Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVercelli, Ligia de Carvalho Abões2019-10-11T00:21:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3976Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:21:22Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: O NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EM PAUTA
title ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: O NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EM PAUTA
spellingShingle ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: O NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EM PAUTA
Vercelli, Ligia de Carvalho Abões
aprendizagem
espaço educativo não formal
núcleo de práticas jurídicas.
title_short ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: O NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EM PAUTA
title_full ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: O NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EM PAUTA
title_fullStr ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: O NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EM PAUTA
title_full_unstemmed ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: O NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EM PAUTA
title_sort ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: O NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EM PAUTA
author Vercelli, Ligia de Carvalho Abões
author_facet Vercelli, Ligia de Carvalho Abões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vercelli, Ligia de Carvalho Abões
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
espaço educativo não formal
núcleo de práticas jurídicas.
topic aprendizagem
espaço educativo não formal
núcleo de práticas jurídicas.
description Este texto aborda o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) como espaço institucional educativo não formal e sua contribuição na formação acadêmica do futuro advogado. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo procedimento para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com o coordenador do NPJ e com seis alunos estagiários. O cenário do estudo foi o NPJ de uma universidade privada localizada na zona oeste da cidade de São Paulo. Como referencial teórico utilizaram-se autores que se debruçam sobre a temática educação não formal. Os resultados apontam que o NPJ é um espaço educativo não formal, pois a aprendizagem ocorre na troca de experiência. Favorece na formação acadêmica uma vez que possibilita a relação teoria e prática e porque as discussões com o professor orientador podem ocorrer no momento em que for necessário. Os discentes sentem falta de um apoio interdisciplinar, pois muitos casos não são de ordem jurídica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3976
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3976/3187
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 67-82
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460353892352