PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI) – ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bom Pessoni, Rosemeire Aparecida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Furlin, Marcelo, Barroso de Azevedo, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7980
Resumo: O artigo analisa o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) - Edições 2010 e 2011, que contou com o fomento da CAPES e participação dos bolsistas da UMESP. O PLI é um programa de formação inicial docente. Objetivou-se, por meio da análise de conteúdo, identificar sob que aspectos a participação no PLI contribuiu para melhorar a qualificação dos licenciandos e a aumentar a valorização da carreira docente. Foram acompanhadas as diferentes fases do programa, desde sua concepção, até o retorno dos bolsistas. Entre os resultados obtidos, verificou-se valorização da área. Os bolsistas foram unânimes em apontar o crescimento e a maturidade obtidos com a vivência em outro país e com o programa de mobilidade. O mesmo não se verificou com relação à formação acadêmica. Não se percebeu uma diferença significativa entre os conteúdos abordados nas disciplinas cursadas em Portugal e no Brasil.
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spelling PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI) – ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP)INTERNATIONAL LICENSING PROGRAM (PLI) -Políticas públicasCarreira docenteInternacionalizaçãoPublic policiesTeaching careerInternationalizationO artigo analisa o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) - Edições 2010 e 2011, que contou com o fomento da CAPES e participação dos bolsistas da UMESP. O PLI é um programa de formação inicial docente. Objetivou-se, por meio da análise de conteúdo, identificar sob que aspectos a participação no PLI contribuiu para melhorar a qualificação dos licenciandos e a aumentar a valorização da carreira docente. Foram acompanhadas as diferentes fases do programa, desde sua concepção, até o retorno dos bolsistas. Entre os resultados obtidos, verificou-se valorização da área. Os bolsistas foram unânimes em apontar o crescimento e a maturidade obtidos com a vivência em outro país e com o programa de mobilidade. O mesmo não se verificou com relação à formação acadêmica. Não se percebeu uma diferença significativa entre os conteúdos abordados nas disciplinas cursadas em Portugal e no Brasil.The article analyzes the International Degree Program (PLI) - 2010 and 2011 Editions, which was funded by CAPES and UMESP scholarship holders. The PLI is an initial teacher training program. Through content analysis, the objective was to identify under which aspects the participation in the PLI contributed to improve the qualification of undergraduate students and increase the value of the teaching career. The different phases of the program were followed, from its conception to the return of the fellows. Among the results obtained, there was appreciation of the area. The fellows were unanimous in pointing out the growth and maturity obtained with living in another country and with the mobility program. The same was not true of academic background. There was no difference between the contents covered in the subjects studied in Portugal and Brazil.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/798010.13037/rea-e.vol7n13.7980Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7980/3778Copyright (c) 1969 Rosemeire Aparecida Bom Pessonihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBom Pessoni, Rosemeire AparecidaFurlin, MarceloBarroso de Azevedo, Adriana2022-10-27T20:27:13Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7980Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-27T20:27:13Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
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