PROGRAMA LICENCIATURAS INTERNACIONAIS: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PESSONI, ROSEMEIRE APARECIDA BOM
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1887
Resumo: Políticas públicas têm seu assento nas democracias porque se relacionam com os arranjos institucionais de governos e as condições adequadas que se tornaram necessárias para promover a governabilidade. Assim, a política educacional interage com os projetos nacionais de desenvolvimento e com as demandas da sociedade organizada. É nesse contexto tendo como tema central a Educação Superior (ES), com enfoque nas políticas públicas de fomento à formação docente que essa tese foi desenvolvida. Dentro desse aspecto, o trabalho tem como recorte a análise do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) das Edições I a V (2010 a 2014), que contaram com o fomento da CAPES e, mais especificamente das Edições I e II (2010 e 2011), com a participação dos bolsistas da Universidade Metodista de São Paulo. O principal objetivo foi identificar sob que aspectos a participação no PLI contribuiu para melhorar a qualificação dos estudantes de graduação em licenciatura e a aumentar a valorização da carreira docente. A fundamentação teórica sobre globalização e a internacionalização do ensino superior e o aumento da mobilidade estudantil foi baseada principalmente nos seguintes autores: Altbach e Knight (2007); Contel e Lima (2007); Fonseca, Esteves e Iorio (2015); Gacel-Ávila (2005); Knight (2003, 2005, 2011); Lima e Maranhão (2009, 2011); Morosini (2006, 2014) e Stallivieri (2009, 2017). A fundamentação teórica que aborda o histórico do ES no Brasil foi baseada nos trabalhos de Cury (2010); Marinho, Polidori e Ono (2012); Nunes (2007) e Schwartzman (2015). O método de estudo de caso (YIN, 2001) constitui-se na estratégia elencada nesta pesquisa, uma vez que investiga o fato em sua temporaneidade, no âmbito da vida real, preservando suas características e significados. Com o objetivo aprofundar a análise, foi realizada a construção da trajetória institucional do PLI na Universidade Metodista de São Paulo, buscando acompanhar as diferentes fases do programa, desde sua concepção, formulação e implementação até a sua operacionalização final. Buscou-se também conhecer suas fases por meio de entrevistas semiestruturadas com os atores institucionais envolvidos nos diferentes níveis hierárquicos (coordenadores de curso e professores) e com os estudantes, foco principal do trabalho. O PLI, como um programa de mobilidade internacional direcionado exclusivamente aos estudantes de licenciatura trouxe uma valorização da área por igualar a possibilidade do intercâmbio antes voltadas aos estudantes de bacharelado, a exemplo do Ciências sem Fronteiras (CsF). Os bolsistas foram unânimes em apontar o crescimento e a maturidade que obtiveram com a vivência em outro país e com o programa de mobilidade. Fato também ressaltado pelos gestores (coordenadores e professor) entrevistados. O mesmo não se verificou com relação à formação acadêmica, não se percebeu uma diferença expressiva entre os conteúdos abordados nas disciplinas cursadas em Portugal e no Brasil.
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Dentro desse aspecto, o trabalho tem como recorte a análise do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) das Edições I a V (2010 a 2014), que contaram com o fomento da CAPES e, mais especificamente das Edições I e II (2010 e 2011), com a participação dos bolsistas da Universidade Metodista de São Paulo. O principal objetivo foi identificar sob que aspectos a participação no PLI contribuiu para melhorar a qualificação dos estudantes de graduação em licenciatura e a aumentar a valorização da carreira docente. A fundamentação teórica sobre globalização e a internacionalização do ensino superior e o aumento da mobilidade estudantil foi baseada principalmente nos seguintes autores: Altbach e Knight (2007); Contel e Lima (2007); Fonseca, Esteves e Iorio (2015); Gacel-Ávila (2005); Knight (2003, 2005, 2011); Lima e Maranhão (2009, 2011); Morosini (2006, 2014) e Stallivieri (2009, 2017). A fundamentação teórica que aborda o histórico do ES no Brasil foi baseada nos trabalhos de Cury (2010); Marinho, Polidori e Ono (2012); Nunes (2007) e Schwartzman (2015). O método de estudo de caso (YIN, 2001) constitui-se na estratégia elencada nesta pesquisa, uma vez que investiga o fato em sua temporaneidade, no âmbito da vida real, preservando suas características e significados. Com o objetivo aprofundar a análise, foi realizada a construção da trajetória institucional do PLI na Universidade Metodista de São Paulo, buscando acompanhar as diferentes fases do programa, desde sua concepção, formulação e implementação até a sua operacionalização final. Buscou-se também conhecer suas fases por meio de entrevistas semiestruturadas com os atores institucionais envolvidos nos diferentes níveis hierárquicos (coordenadores de curso e professores) e com os estudantes, foco principal do trabalho. O PLI, como um programa de mobilidade internacional direcionado exclusivamente aos estudantes de licenciatura trouxe uma valorização da área por igualar a possibilidade do intercâmbio antes voltadas aos estudantes de bacharelado, a exemplo do Ciências sem Fronteiras (CsF). Os bolsistas foram unânimes em apontar o crescimento e a maturidade que obtiveram com a vivência em outro país e com o programa de mobilidade. Fato também ressaltado pelos gestores (coordenadores e professor) entrevistados. O mesmo não se verificou com relação à formação acadêmica, não se percebeu uma diferença expressiva entre os conteúdos abordados nas disciplinas cursadas em Portugal e no Brasil.Public policies have their basis in the democracies because they are related to the institutional mechanisms of the governments and the appropriate conditions that have rendered necessary to promote governability. Therefore, the educational policy interacts with projects for national development and with the demands of an organized society. Is this context that this thesis was developed, having as main subject the Higher Education (HE), with focus on public policies to foster teacher training. In this regard, the work has as a cut-off line the analysis of the International Licentiate Program (ILP) of Editions I to V (2010 to 2014), which had the support of CAPES and, more specifically, of Editions I and II (2010 and 2011), with the participation of scholarship students from “Universidade Metodista” of São Paulo. The main objective was to identify in which aspects the participation in the ILP contributed to improve the qualification of undergraduate students of the licentiate degree and to increase the valuation of the teaching career. The theoretical fundaments on globalization, the internationalization of higher education and the increase of student mobility were based mainly on the following authors: Altbach and Knight (2007); Contel and Lima (2007); Fonseca, Esteves and Iorio (2015); Gacel-Ávila (2005); Knight (2003, 2005, 2011); Lima and Maranhão (2009, 2011); Morosini (2006, 2014) and Stallivieri (2009, 2017). The theoretical foundation that addresses the history of HE in Brazil was based on the works of Cury (2010); Marinho, Polidori and Ono (2012); Nunes (2007) and Schwartzman (2015). The case study method (YIN, 2001) was the strategy used in this research, because it investigates the fact in its temporality, within a real-life framework, preserving its characteristics and meanings. With the aim of deepening the analysis, the construction of the ILP institutional trajectory was carried out at “Universidade Metodista” of São Paulo, seeking to follow the different program phases, from its conception, formulation, and implementation to its final operationalization. It was also sought to know its phases through semi-structured interviews with the institutional actors involved in the different hierarchical levels (course coordinators and professors) and with the students, which are the main focus of this work. The ILP, as an international mobility program directed exclusively to students of the licentiate degree, brought a valorization of the area by equalizing the exchange possibility previously directed to bachelor students, like the CsF Program. The scholarship students were unanimous in pointing out the growth and maturity they achieved with the experience in another country and with the mobility program. The interviewed managers (coordinators and professor) also highlighted this fact. The same was not true with regard to academic training, because no expressive difference was perceived between the contents addressed in the disciplines studied in Portugal and in Brazil.Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoAzevedo, Adriana Barroso deFurlin , MarceloVieira , Almir MartinsRomeiro , Maria do CarmoGarcia , Paulo SérgioPESSONI, ROSEMEIRE APARECIDA BOM2019-07-04T17:30:48Z2019-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPESSONI, ROSEMEIRE APARECIDA BOM. PROGRAMA LICENCIATURAS INTERNACIONAIS: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. 275 folhas. 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