CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges-Moroni, Raquel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brandão Justiniano, Silvia Cássia, Tonissi Moroni, Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7508
Resumo: A pediculose é uma infestação causada por piolhos em humanos, a qual infesta, principalmente, crianças em idade escolar. Desse modo, a permanência de conceitos inadequados sobre a morfologia, biologia e controle da pediculose é um importante fator que contribui para manter essas infestações infantis. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é sugerir uma forma de intervenção lúdica, no contexto das metodologias ativas de ensino, mediante aplicação de jogo educacional de perguntas e respostas sobre pediculose, intitulado “Conhecendo o piolho humano”. Esse é aplicado pelos professores para pequenos grupos de estudantes do ensino fundamental. O mesmo dura o período de 30 minutos e vence o estudante que compartilhar maior número de respostas corretas com seus colegas. O desenho desse jogo mescla várias metodologias ativas de ensino, com aprendizado baseado em problemas e sala de aula invertida, e visa desenvolver, além das habilidades cognitivas, aquelas interpessoais nos participantes.
id USCS-2_ce9ca6cee64440867d2a2d1bd4b16ae1
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7508
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTALknowledge, lice, Pediculosis, game, elementary school.conhecimento, piolho, pediculose, jogo, ensino fundamental.A pediculose é uma infestação causada por piolhos em humanos, a qual infesta, principalmente, crianças em idade escolar. Desse modo, a permanência de conceitos inadequados sobre a morfologia, biologia e controle da pediculose é um importante fator que contribui para manter essas infestações infantis. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é sugerir uma forma de intervenção lúdica, no contexto das metodologias ativas de ensino, mediante aplicação de jogo educacional de perguntas e respostas sobre pediculose, intitulado “Conhecendo o piolho humano”. Esse é aplicado pelos professores para pequenos grupos de estudantes do ensino fundamental. O mesmo dura o período de 30 minutos e vence o estudante que compartilhar maior número de respostas corretas com seus colegas. O desenho desse jogo mescla várias metodologias ativas de ensino, com aprendizado baseado em problemas e sala de aula invertida, e visa desenvolver, além das habilidades cognitivas, aquelas interpessoais nos participantes.The pediculosis is an infestation caused by lice in humans. Schoolchildren are more likely. Several factors are associated with the increase or maintenance of infestations, such as age, sex, ethnicity, socioeconomic condition and cultural habits. Besides these, the absence or inadequacy of knowledge about morphology, biology and control of the pediculosis, being necessary that teachers, health professionals and students obtain updated information about pediculosis. The objective was to introduce teachers to a memory game entitled "Knowing the human louse", directed to the students from elementary school. The making and application of the game will contribute to improve the children`s learning. The game features low cost, easy construction and quick application. Action that employ active methodologies in the teaching and learning processes are important to develop cognitive skills. The application of practices provides interaction between students, contributing to the construction of knowledge.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/750810.13037/rea-e.vol6n11.7508Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7508/3421Copyright (c) 2021 Raquel Borges-Moroni, Silvia Cássia Brandão Justiniano, Fábio Tonissi Moronihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges-Moroni, RaquelBrandão Justiniano, Silvia Cássia Tonissi Moroni, Fábio2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7508Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Borges-Moroni, Raquel
knowledge, lice, Pediculosis, game, elementary school.
conhecimento, piolho, pediculose, jogo, ensino fundamental.
title_short CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Borges-Moroni, Raquel
author_facet Borges-Moroni, Raquel
Brandão Justiniano, Silvia Cássia
Tonissi Moroni, Fábio
author_role author
author2 Brandão Justiniano, Silvia Cássia
Tonissi Moroni, Fábio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges-Moroni, Raquel
Brandão Justiniano, Silvia Cássia
Tonissi Moroni, Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv knowledge, lice, Pediculosis, game, elementary school.
conhecimento, piolho, pediculose, jogo, ensino fundamental.
topic knowledge, lice, Pediculosis, game, elementary school.
conhecimento, piolho, pediculose, jogo, ensino fundamental.
description A pediculose é uma infestação causada por piolhos em humanos, a qual infesta, principalmente, crianças em idade escolar. Desse modo, a permanência de conceitos inadequados sobre a morfologia, biologia e controle da pediculose é um importante fator que contribui para manter essas infestações infantis. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é sugerir uma forma de intervenção lúdica, no contexto das metodologias ativas de ensino, mediante aplicação de jogo educacional de perguntas e respostas sobre pediculose, intitulado “Conhecendo o piolho humano”. Esse é aplicado pelos professores para pequenos grupos de estudantes do ensino fundamental. O mesmo dura o período de 30 minutos e vence o estudante que compartilhar maior número de respostas corretas com seus colegas. O desenho desse jogo mescla várias metodologias ativas de ensino, com aprendizado baseado em problemas e sala de aula invertida, e visa desenvolver, além das habilidades cognitivas, aquelas interpessoais nos participantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7508
10.13037/rea-e.vol6n11.7508
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7508
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n11.7508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7508/3421
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Raquel Borges-Moroni, Silvia Cássia Brandão Justiniano, Fábio Tonissi Moroni
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Raquel Borges-Moroni, Silvia Cássia Brandão Justiniano, Fábio Tonissi Moroni
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887826493440