CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7508 |
Resumo: | A pediculose é uma infestação causada por piolhos em humanos, a qual infesta, principalmente, crianças em idade escolar. Desse modo, a permanência de conceitos inadequados sobre a morfologia, biologia e controle da pediculose é um importante fator que contribui para manter essas infestações infantis. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é sugerir uma forma de intervenção lúdica, no contexto das metodologias ativas de ensino, mediante aplicação de jogo educacional de perguntas e respostas sobre pediculose, intitulado “Conhecendo o piolho humano”. Esse é aplicado pelos professores para pequenos grupos de estudantes do ensino fundamental. O mesmo dura o período de 30 minutos e vence o estudante que compartilhar maior número de respostas corretas com seus colegas. O desenho desse jogo mescla várias metodologias ativas de ensino, com aprendizado baseado em problemas e sala de aula invertida, e visa desenvolver, além das habilidades cognitivas, aquelas interpessoais nos participantes. |
id |
USCS-2_ce9ca6cee64440867d2a2d1bd4b16ae1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7508 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTALknowledge, lice, Pediculosis, game, elementary school.conhecimento, piolho, pediculose, jogo, ensino fundamental.A pediculose é uma infestação causada por piolhos em humanos, a qual infesta, principalmente, crianças em idade escolar. Desse modo, a permanência de conceitos inadequados sobre a morfologia, biologia e controle da pediculose é um importante fator que contribui para manter essas infestações infantis. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é sugerir uma forma de intervenção lúdica, no contexto das metodologias ativas de ensino, mediante aplicação de jogo educacional de perguntas e respostas sobre pediculose, intitulado “Conhecendo o piolho humano”. Esse é aplicado pelos professores para pequenos grupos de estudantes do ensino fundamental. O mesmo dura o período de 30 minutos e vence o estudante que compartilhar maior número de respostas corretas com seus colegas. O desenho desse jogo mescla várias metodologias ativas de ensino, com aprendizado baseado em problemas e sala de aula invertida, e visa desenvolver, além das habilidades cognitivas, aquelas interpessoais nos participantes.The pediculosis is an infestation caused by lice in humans. Schoolchildren are more likely. Several factors are associated with the increase or maintenance of infestations, such as age, sex, ethnicity, socioeconomic condition and cultural habits. Besides these, the absence or inadequacy of knowledge about morphology, biology and control of the pediculosis, being necessary that teachers, health professionals and students obtain updated information about pediculosis. The objective was to introduce teachers to a memory game entitled "Knowing the human louse", directed to the students from elementary school. The making and application of the game will contribute to improve the children`s learning. The game features low cost, easy construction and quick application. Action that employ active methodologies in the teaching and learning processes are important to develop cognitive skills. The application of practices provides interaction between students, contributing to the construction of knowledge.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/750810.13037/rea-e.vol6n11.7508Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7508/3421Copyright (c) 2021 Raquel Borges-Moroni, Silvia Cássia Brandão Justiniano, Fábio Tonissi Moronihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges-Moroni, RaquelBrandão Justiniano, Silvia Cássia Tonissi Moroni, Fábio2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7508Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL Borges-Moroni, Raquel knowledge, lice, Pediculosis, game, elementary school. conhecimento, piolho, pediculose, jogo, ensino fundamental. |
title_short |
CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Borges-Moroni, Raquel |
author_facet |
Borges-Moroni, Raquel Brandão Justiniano, Silvia Cássia Tonissi Moroni, Fábio |
author_role |
author |
author2 |
Brandão Justiniano, Silvia Cássia Tonissi Moroni, Fábio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges-Moroni, Raquel Brandão Justiniano, Silvia Cássia Tonissi Moroni, Fábio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
knowledge, lice, Pediculosis, game, elementary school. conhecimento, piolho, pediculose, jogo, ensino fundamental. |
topic |
knowledge, lice, Pediculosis, game, elementary school. conhecimento, piolho, pediculose, jogo, ensino fundamental. |
description |
A pediculose é uma infestação causada por piolhos em humanos, a qual infesta, principalmente, crianças em idade escolar. Desse modo, a permanência de conceitos inadequados sobre a morfologia, biologia e controle da pediculose é um importante fator que contribui para manter essas infestações infantis. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é sugerir uma forma de intervenção lúdica, no contexto das metodologias ativas de ensino, mediante aplicação de jogo educacional de perguntas e respostas sobre pediculose, intitulado “Conhecendo o piolho humano”. Esse é aplicado pelos professores para pequenos grupos de estudantes do ensino fundamental. O mesmo dura o período de 30 minutos e vence o estudante que compartilhar maior número de respostas corretas com seus colegas. O desenho desse jogo mescla várias metodologias ativas de ensino, com aprendizado baseado em problemas e sala de aula invertida, e visa desenvolver, além das habilidades cognitivas, aquelas interpessoais nos participantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7508 10.13037/rea-e.vol6n11.7508 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7508 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol6n11.7508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7508/3421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Raquel Borges-Moroni, Silvia Cássia Brandão Justiniano, Fábio Tonissi Moroni https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Raquel Borges-Moroni, Silvia Cássia Brandão Justiniano, Fábio Tonissi Moroni https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971296423936 |