O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Silva Borges, Wendla
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vieira do Nascimento, Ilma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8167
Resumo: Este artigo aborda as contribuições do Blog Diálogos de Professores, produto desenvolvido em uma pesquisa que teve por objetivo analisar as orientações prescritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus efeitos no trabalho pedagógico de professores que atuam em uma escola municipal da zona rural de São Luís-MA. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, na perspectiva de estudos pós-críticos, desenvolvido no mestrado profissional em Educação, que buscou compreender como os professores da zona rural conceituam, tratam, resistem e aprimoram as orientações da BNCC. Sob tal perspectiva, foi construído um blog educacional de escrita colaborativa com os professores, entendido como meio de comunicação e compartilhamento de materiais e ferramentas que possibilitam a incursão sobre a BNCC. O objetivo deste artigo é evidenciar o blog como um Produto Técnico e Tecnológico que contribui com o conhecimento e repertórios de implementação escolar da BNCC.  
id USCS-2_d2a2df87e4e1993c48160996906d9d28
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8167
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCCBlogBNCCFormação de ProfessoresEste artigo aborda as contribuições do Blog Diálogos de Professores, produto desenvolvido em uma pesquisa que teve por objetivo analisar as orientações prescritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus efeitos no trabalho pedagógico de professores que atuam em uma escola municipal da zona rural de São Luís-MA. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, na perspectiva de estudos pós-críticos, desenvolvido no mestrado profissional em Educação, que buscou compreender como os professores da zona rural conceituam, tratam, resistem e aprimoram as orientações da BNCC. Sob tal perspectiva, foi construído um blog educacional de escrita colaborativa com os professores, entendido como meio de comunicação e compartilhamento de materiais e ferramentas que possibilitam a incursão sobre a BNCC. O objetivo deste artigo é evidenciar o blog como um Produto Técnico e Tecnológico que contribui com o conhecimento e repertórios de implementação escolar da BNCC.  This article summarizes a research that aimed to analyze the guidelines prescribed in the National Common Curriculum Base and its effects on the pedagogical work of teachers working in a municipal school in rural São Luís - MA. Therefore, this qualitative and critical research has as areas of approach the curriculum and educational policies in Brazil.  In this sense, the research sought to understand how teachers in the rural area conceptualize, treat, reinvent, resist and improve the guidelines of the BNCC. From this perspective, an educational blog of collaborative writing was built with teachers, understood as a means of communication and sharing of materials and tools that enable the implementation of bncc in the school(s).Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/816710.13037/rea-e.vol6n12.8167Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8167/3638Copyright (c) 2022 Wendla Mendes Silva Borges, Ilma Vieira do Nascimentohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes Silva Borges, WendlaVieira do Nascimento, Ilma2022-10-05T17:26:06Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8167Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:06Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
title O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
spellingShingle O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
Mendes Silva Borges, Wendla
Blog
BNCC
Formação de Professores
title_short O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
title_full O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
title_fullStr O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
title_full_unstemmed O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
title_sort O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
author Mendes Silva Borges, Wendla
author_facet Mendes Silva Borges, Wendla
Vieira do Nascimento, Ilma
author_role author
author2 Vieira do Nascimento, Ilma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Silva Borges, Wendla
Vieira do Nascimento, Ilma
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
BNCC
Formação de Professores
topic Blog
BNCC
Formação de Professores
description Este artigo aborda as contribuições do Blog Diálogos de Professores, produto desenvolvido em uma pesquisa que teve por objetivo analisar as orientações prescritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus efeitos no trabalho pedagógico de professores que atuam em uma escola municipal da zona rural de São Luís-MA. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, na perspectiva de estudos pós-críticos, desenvolvido no mestrado profissional em Educação, que buscou compreender como os professores da zona rural conceituam, tratam, resistem e aprimoram as orientações da BNCC. Sob tal perspectiva, foi construído um blog educacional de escrita colaborativa com os professores, entendido como meio de comunicação e compartilhamento de materiais e ferramentas que possibilitam a incursão sobre a BNCC. O objetivo deste artigo é evidenciar o blog como um Produto Técnico e Tecnológico que contribui com o conhecimento e repertórios de implementação escolar da BNCC.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8167
10.13037/rea-e.vol6n12.8167
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8167
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n12.8167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8167/3638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Wendla Mendes Silva Borges, Ilma Vieira do Nascimento
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Wendla Mendes Silva Borges, Ilma Vieira do Nascimento
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971371921408