O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8167 |
Resumo: | Este artigo aborda as contribuições do Blog Diálogos de Professores, produto desenvolvido em uma pesquisa que teve por objetivo analisar as orientações prescritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus efeitos no trabalho pedagógico de professores que atuam em uma escola municipal da zona rural de São Luís-MA. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, na perspectiva de estudos pós-críticos, desenvolvido no mestrado profissional em Educação, que buscou compreender como os professores da zona rural conceituam, tratam, resistem e aprimoram as orientações da BNCC. Sob tal perspectiva, foi construído um blog educacional de escrita colaborativa com os professores, entendido como meio de comunicação e compartilhamento de materiais e ferramentas que possibilitam a incursão sobre a BNCC. O objetivo deste artigo é evidenciar o blog como um Produto Técnico e Tecnológico que contribui com o conhecimento e repertórios de implementação escolar da BNCC. |
id |
USCS-2_d2a2df87e4e1993c48160996906d9d28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8167 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCCBlogBNCCFormação de ProfessoresEste artigo aborda as contribuições do Blog Diálogos de Professores, produto desenvolvido em uma pesquisa que teve por objetivo analisar as orientações prescritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus efeitos no trabalho pedagógico de professores que atuam em uma escola municipal da zona rural de São Luís-MA. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, na perspectiva de estudos pós-críticos, desenvolvido no mestrado profissional em Educação, que buscou compreender como os professores da zona rural conceituam, tratam, resistem e aprimoram as orientações da BNCC. Sob tal perspectiva, foi construído um blog educacional de escrita colaborativa com os professores, entendido como meio de comunicação e compartilhamento de materiais e ferramentas que possibilitam a incursão sobre a BNCC. O objetivo deste artigo é evidenciar o blog como um Produto Técnico e Tecnológico que contribui com o conhecimento e repertórios de implementação escolar da BNCC. This article summarizes a research that aimed to analyze the guidelines prescribed in the National Common Curriculum Base and its effects on the pedagogical work of teachers working in a municipal school in rural São Luís - MA. Therefore, this qualitative and critical research has as areas of approach the curriculum and educational policies in Brazil. In this sense, the research sought to understand how teachers in the rural area conceptualize, treat, reinvent, resist and improve the guidelines of the BNCC. From this perspective, an educational blog of collaborative writing was built with teachers, understood as a means of communication and sharing of materials and tools that enable the implementation of bncc in the school(s).Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/816710.13037/rea-e.vol6n12.8167Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8167/3638Copyright (c) 2022 Wendla Mendes Silva Borges, Ilma Vieira do Nascimentohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes Silva Borges, WendlaVieira do Nascimento, Ilma2022-10-05T17:26:06Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8167Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:06Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC |
title |
O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC |
spellingShingle |
O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC Mendes Silva Borges, Wendla Blog BNCC Formação de Professores |
title_short |
O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC |
title_full |
O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC |
title_fullStr |
O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC |
title_full_unstemmed |
O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC |
title_sort |
O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC |
author |
Mendes Silva Borges, Wendla |
author_facet |
Mendes Silva Borges, Wendla Vieira do Nascimento, Ilma |
author_role |
author |
author2 |
Vieira do Nascimento, Ilma |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes Silva Borges, Wendla Vieira do Nascimento, Ilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog BNCC Formação de Professores |
topic |
Blog BNCC Formação de Professores |
description |
Este artigo aborda as contribuições do Blog Diálogos de Professores, produto desenvolvido em uma pesquisa que teve por objetivo analisar as orientações prescritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus efeitos no trabalho pedagógico de professores que atuam em uma escola municipal da zona rural de São Luís-MA. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, na perspectiva de estudos pós-críticos, desenvolvido no mestrado profissional em Educação, que buscou compreender como os professores da zona rural conceituam, tratam, resistem e aprimoram as orientações da BNCC. Sob tal perspectiva, foi construído um blog educacional de escrita colaborativa com os professores, entendido como meio de comunicação e compartilhamento de materiais e ferramentas que possibilitam a incursão sobre a BNCC. O objetivo deste artigo é evidenciar o blog como um Produto Técnico e Tecnológico que contribui com o conhecimento e repertórios de implementação escolar da BNCC. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8167 10.13037/rea-e.vol6n12.8167 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8167 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol6n12.8167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8167/3638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Wendla Mendes Silva Borges, Ilma Vieira do Nascimento https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Wendla Mendes Silva Borges, Ilma Vieira do Nascimento https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971371921408 |