DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veraszto, Estéfano Vizconde
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vicente, Nathália Elisa Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983
Resumo: Para se ter uma Educação Inclusiva, faz-se necessário que haja materiais específicos que auxiliem com alunos com deficiência visual, para seu pleno desenvolvimento escolar, explorando outros sentidos e no último caso, ampliando imagens e objetos que diminuam o esforço visual para alunos com baixa visão. Todavia, em uma perspectiva inclusiva, o material deve servir também para alunos videntes. E muitas vezes isso não tem ocorrido no contexto escolar, onde o ensino de ciências, de uma maneira geral, tem se pautados em princípios visuais, perpetuando assim práticas excludentes. Partindo desses princípios, este trabalho mostra o desenvolvimento de atividades de ensino de citologia para alunos do ensino médio. A metodologia que norteou o trabalho é a de reflexão-na-ação e a proposta foi elaborada buscando dialogar com a Teoria dos Contextos Comunicacionais. O resultado apresentado neste artigo pauta-se na concepção, elaboração e fundamentação de atividades inéditas, não pelo conteúdo específico, mas sim pela forma como foram desenvolvidas, embasadas em teoria específica da área de ensino de ciências para alunos com deficiência visual.
id USCS-2_d6324fa6c8556590c9b595c63589d5a7
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4983
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAISPara se ter uma Educação Inclusiva, faz-se necessário que haja materiais específicos que auxiliem com alunos com deficiência visual, para seu pleno desenvolvimento escolar, explorando outros sentidos e no último caso, ampliando imagens e objetos que diminuam o esforço visual para alunos com baixa visão. Todavia, em uma perspectiva inclusiva, o material deve servir também para alunos videntes. E muitas vezes isso não tem ocorrido no contexto escolar, onde o ensino de ciências, de uma maneira geral, tem se pautados em princípios visuais, perpetuando assim práticas excludentes. Partindo desses princípios, este trabalho mostra o desenvolvimento de atividades de ensino de citologia para alunos do ensino médio. A metodologia que norteou o trabalho é a de reflexão-na-ação e a proposta foi elaborada buscando dialogar com a Teoria dos Contextos Comunicacionais. O resultado apresentado neste artigo pauta-se na concepção, elaboração e fundamentação de atividades inéditas, não pelo conteúdo específico, mas sim pela forma como foram desenvolvidas, embasadas em teoria específica da área de ensino de ciências para alunos com deficiência visual.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2018-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/498310.13037/rea-e.vol2n4.4983Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 4 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983/2335http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983/2350Copyright (c) 2018 Estéfano Vizconde Veraszto, Nathália Elisa Ferreira Vicentehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeraszto, Estéfano VizcondeVicente, Nathália Elisa Ferreira2022-10-04T19:04:47Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4983Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:47Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS
title DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS
Veraszto, Estéfano Vizconde
title_short DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS
title_full DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS
title_sort DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS
author Veraszto, Estéfano Vizconde
author_facet Veraszto, Estéfano Vizconde
Vicente, Nathália Elisa Ferreira
author_role author
author2 Vicente, Nathália Elisa Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veraszto, Estéfano Vizconde
Vicente, Nathália Elisa Ferreira
description Para se ter uma Educação Inclusiva, faz-se necessário que haja materiais específicos que auxiliem com alunos com deficiência visual, para seu pleno desenvolvimento escolar, explorando outros sentidos e no último caso, ampliando imagens e objetos que diminuam o esforço visual para alunos com baixa visão. Todavia, em uma perspectiva inclusiva, o material deve servir também para alunos videntes. E muitas vezes isso não tem ocorrido no contexto escolar, onde o ensino de ciências, de uma maneira geral, tem se pautados em princípios visuais, perpetuando assim práticas excludentes. Partindo desses princípios, este trabalho mostra o desenvolvimento de atividades de ensino de citologia para alunos do ensino médio. A metodologia que norteou o trabalho é a de reflexão-na-ação e a proposta foi elaborada buscando dialogar com a Teoria dos Contextos Comunicacionais. O resultado apresentado neste artigo pauta-se na concepção, elaboração e fundamentação de atividades inéditas, não pelo conteúdo específico, mas sim pela forma como foram desenvolvidas, embasadas em teoria específica da área de ensino de ciências para alunos com deficiência visual.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983
10.13037/rea-e.vol2n4.4983
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol2n4.4983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983/2335
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983/2350
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Estéfano Vizconde Veraszto, Nathália Elisa Ferreira Vicente
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Estéfano Vizconde Veraszto, Nathália Elisa Ferreira Vicente
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 4 (2017)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887247679488