DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983 |
Resumo: | Para se ter uma Educação Inclusiva, faz-se necessário que haja materiais específicos que auxiliem com alunos com deficiência visual, para seu pleno desenvolvimento escolar, explorando outros sentidos e no último caso, ampliando imagens e objetos que diminuam o esforço visual para alunos com baixa visão. Todavia, em uma perspectiva inclusiva, o material deve servir também para alunos videntes. E muitas vezes isso não tem ocorrido no contexto escolar, onde o ensino de ciências, de uma maneira geral, tem se pautados em princípios visuais, perpetuando assim práticas excludentes. Partindo desses princípios, este trabalho mostra o desenvolvimento de atividades de ensino de citologia para alunos do ensino médio. A metodologia que norteou o trabalho é a de reflexão-na-ação e a proposta foi elaborada buscando dialogar com a Teoria dos Contextos Comunicacionais. O resultado apresentado neste artigo pauta-se na concepção, elaboração e fundamentação de atividades inéditas, não pelo conteúdo específico, mas sim pela forma como foram desenvolvidas, embasadas em teoria específica da área de ensino de ciências para alunos com deficiência visual. |
id |
USCS-2_d6324fa6c8556590c9b595c63589d5a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4983 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAISPara se ter uma Educação Inclusiva, faz-se necessário que haja materiais específicos que auxiliem com alunos com deficiência visual, para seu pleno desenvolvimento escolar, explorando outros sentidos e no último caso, ampliando imagens e objetos que diminuam o esforço visual para alunos com baixa visão. Todavia, em uma perspectiva inclusiva, o material deve servir também para alunos videntes. E muitas vezes isso não tem ocorrido no contexto escolar, onde o ensino de ciências, de uma maneira geral, tem se pautados em princípios visuais, perpetuando assim práticas excludentes. Partindo desses princípios, este trabalho mostra o desenvolvimento de atividades de ensino de citologia para alunos do ensino médio. A metodologia que norteou o trabalho é a de reflexão-na-ação e a proposta foi elaborada buscando dialogar com a Teoria dos Contextos Comunicacionais. O resultado apresentado neste artigo pauta-se na concepção, elaboração e fundamentação de atividades inéditas, não pelo conteúdo específico, mas sim pela forma como foram desenvolvidas, embasadas em teoria específica da área de ensino de ciências para alunos com deficiência visual.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2018-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/498310.13037/rea-e.vol2n4.4983Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 4 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983/2335http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983/2350Copyright (c) 2018 Estéfano Vizconde Veraszto, Nathália Elisa Ferreira Vicentehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeraszto, Estéfano VizcondeVicente, Nathália Elisa Ferreira2022-10-04T19:04:47Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4983Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:47Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS |
title |
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS Veraszto, Estéfano Vizconde |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS |
author |
Veraszto, Estéfano Vizconde |
author_facet |
Veraszto, Estéfano Vizconde Vicente, Nathália Elisa Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Vicente, Nathália Elisa Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veraszto, Estéfano Vizconde Vicente, Nathália Elisa Ferreira |
description |
Para se ter uma Educação Inclusiva, faz-se necessário que haja materiais específicos que auxiliem com alunos com deficiência visual, para seu pleno desenvolvimento escolar, explorando outros sentidos e no último caso, ampliando imagens e objetos que diminuam o esforço visual para alunos com baixa visão. Todavia, em uma perspectiva inclusiva, o material deve servir também para alunos videntes. E muitas vezes isso não tem ocorrido no contexto escolar, onde o ensino de ciências, de uma maneira geral, tem se pautados em princípios visuais, perpetuando assim práticas excludentes. Partindo desses princípios, este trabalho mostra o desenvolvimento de atividades de ensino de citologia para alunos do ensino médio. A metodologia que norteou o trabalho é a de reflexão-na-ação e a proposta foi elaborada buscando dialogar com a Teoria dos Contextos Comunicacionais. O resultado apresentado neste artigo pauta-se na concepção, elaboração e fundamentação de atividades inéditas, não pelo conteúdo específico, mas sim pela forma como foram desenvolvidas, embasadas em teoria específica da área de ensino de ciências para alunos com deficiência visual. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983 10.13037/rea-e.vol2n4.4983 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol2n4.4983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983/2335 http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983/2350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Estéfano Vizconde Veraszto, Nathália Elisa Ferreira Vicente https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Estéfano Vizconde Veraszto, Nathália Elisa Ferreira Vicente https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 4 (2017) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798045887247679488 |