UM ESTUDO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS REGULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veraszto, Estéfano Vizconde
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Molena, Juliane Cristina, Corcetti, Natalia Talita, Silva, Elisa Ramos da, Camargo, José Tarcísio Franco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4984
Resumo: Um dos grandes desafios da educação brasileira é a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Para tornar o processo de ensino e aprendizagem efetivo, é de extrema relevância conhecer como alunos, que são o público alvo das políticas públicas, estão participando desse processo de inclusão escolar em salas de aulas regulares, contribuindo assim para a solução desse paradigma. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo entender como está acontecendo o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual em escola específica no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e os resultados obtidos nos fazem refletir sobre as maneiras mais eficazes de intervenções educativas, adequadas no processo de formação e capacitação de professores que sejam capazes de desenvolver atividades que incluam todos os alunos de maneira efetiva, independente de apresentarem alguma deficiência.
id USCS-2_f0c3826d3a9af29229bf235a69bb8705
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4984
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling UM ESTUDO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS REGULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZAUm dos grandes desafios da educação brasileira é a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Para tornar o processo de ensino e aprendizagem efetivo, é de extrema relevância conhecer como alunos, que são o público alvo das políticas públicas, estão participando desse processo de inclusão escolar em salas de aulas regulares, contribuindo assim para a solução desse paradigma. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo entender como está acontecendo o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual em escola específica no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e os resultados obtidos nos fazem refletir sobre as maneiras mais eficazes de intervenções educativas, adequadas no processo de formação e capacitação de professores que sejam capazes de desenvolver atividades que incluam todos os alunos de maneira efetiva, independente de apresentarem alguma deficiência.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/498410.13037/rea-e.vol3n6.4984Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 6 (2018)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4984/2592Copyright (c) 2019 Estéfano Vizconde Veraszto, Juliane Cristina Molena, Natalia Talita Corcetti, Elisa Ramos da Silva, José Tarcísio Franco de Camargohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeraszto, Estéfano VizcondeMolena, Juliane CristinaCorcetti, Natalia TalitaSilva, Elisa Ramos daCamargo, José Tarcísio Franco de2022-10-04T19:04:47Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4984Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:47Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS REGULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title UM ESTUDO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS REGULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
spellingShingle UM ESTUDO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS REGULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Veraszto, Estéfano Vizconde
title_short UM ESTUDO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS REGULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_full UM ESTUDO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS REGULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_fullStr UM ESTUDO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS REGULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_full_unstemmed UM ESTUDO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS REGULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_sort UM ESTUDO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS REGULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
author Veraszto, Estéfano Vizconde
author_facet Veraszto, Estéfano Vizconde
Molena, Juliane Cristina
Corcetti, Natalia Talita
Silva, Elisa Ramos da
Camargo, José Tarcísio Franco de
author_role author
author2 Molena, Juliane Cristina
Corcetti, Natalia Talita
Silva, Elisa Ramos da
Camargo, José Tarcísio Franco de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veraszto, Estéfano Vizconde
Molena, Juliane Cristina
Corcetti, Natalia Talita
Silva, Elisa Ramos da
Camargo, José Tarcísio Franco de
description Um dos grandes desafios da educação brasileira é a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Para tornar o processo de ensino e aprendizagem efetivo, é de extrema relevância conhecer como alunos, que são o público alvo das políticas públicas, estão participando desse processo de inclusão escolar em salas de aulas regulares, contribuindo assim para a solução desse paradigma. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo entender como está acontecendo o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual em escola específica no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e os resultados obtidos nos fazem refletir sobre as maneiras mais eficazes de intervenções educativas, adequadas no processo de formação e capacitação de professores que sejam capazes de desenvolver atividades que incluam todos os alunos de maneira efetiva, independente de apresentarem alguma deficiência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4984
10.13037/rea-e.vol3n6.4984
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4984
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol3n6.4984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4984/2592
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 6 (2018)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887248728064