O ENSINO DE ASTRONOMIA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PR: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5777 |
Resumo: | O conteúdo de Astronomia tem se apresentado envolvente, instigante, altamente interdisciplinar e um importante eixo estruturante no currículo. Diante do significativo valor desse conteúdo, e por estar vinculado à disciplina de Ciências no Ensino Fundamental I, o presente trabalho tem como objetivo verificar se o Currículo para a Rede Municipal de Ensino de Cascavel – Anos Iniciais, segue, em questões de conteúdos e metodologias, as orientações desenvolvidas pelas pesquisas científicas sobre o ensino de Astronomia. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, enfatizando os aspectos do processo de ensino e aprendizado e as principais justificativas para esse ensino. Dos resultados obtidos, verificou-se que o Currículo não contempla algumas especificidades do conteúdo de Astronomia que são sugeridas pela literatura e a metodologia se apresenta superficial, o que compromete um aprendizado consistente. |
id |
USCS-2_d681855a131200b14b34680be434f08e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5777 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE ASTRONOMIA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PR: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAISO conteúdo de Astronomia tem se apresentado envolvente, instigante, altamente interdisciplinar e um importante eixo estruturante no currículo. Diante do significativo valor desse conteúdo, e por estar vinculado à disciplina de Ciências no Ensino Fundamental I, o presente trabalho tem como objetivo verificar se o Currículo para a Rede Municipal de Ensino de Cascavel – Anos Iniciais, segue, em questões de conteúdos e metodologias, as orientações desenvolvidas pelas pesquisas científicas sobre o ensino de Astronomia. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, enfatizando os aspectos do processo de ensino e aprendizado e as principais justificativas para esse ensino. Dos resultados obtidos, verificou-se que o Currículo não contempla algumas especificidades do conteúdo de Astronomia que são sugeridas pela literatura e a metodologia se apresenta superficial, o que compromete um aprendizado consistente.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/577710.13037/rea-e.vol4n7.5777Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5777/2772Copyright (c) 2019 Rosana Maria de Oliveira, Vilmar Malacarnehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Rosana MariaMalacarne, Vilmar2022-10-04T19:04:49Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5777Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:49Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE ASTRONOMIA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PR: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
title |
O ENSINO DE ASTRONOMIA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PR: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
spellingShingle |
O ENSINO DE ASTRONOMIA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PR: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS de Oliveira, Rosana Maria |
title_short |
O ENSINO DE ASTRONOMIA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PR: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
title_full |
O ENSINO DE ASTRONOMIA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PR: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
title_fullStr |
O ENSINO DE ASTRONOMIA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PR: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE ASTRONOMIA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PR: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
title_sort |
O ENSINO DE ASTRONOMIA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PR: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
author |
de Oliveira, Rosana Maria |
author_facet |
de Oliveira, Rosana Maria Malacarne, Vilmar |
author_role |
author |
author2 |
Malacarne, Vilmar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Rosana Maria Malacarne, Vilmar |
description |
O conteúdo de Astronomia tem se apresentado envolvente, instigante, altamente interdisciplinar e um importante eixo estruturante no currículo. Diante do significativo valor desse conteúdo, e por estar vinculado à disciplina de Ciências no Ensino Fundamental I, o presente trabalho tem como objetivo verificar se o Currículo para a Rede Municipal de Ensino de Cascavel – Anos Iniciais, segue, em questões de conteúdos e metodologias, as orientações desenvolvidas pelas pesquisas científicas sobre o ensino de Astronomia. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, enfatizando os aspectos do processo de ensino e aprendizado e as principais justificativas para esse ensino. Dos resultados obtidos, verificou-se que o Currículo não contempla algumas especificidades do conteúdo de Astronomia que são sugeridas pela literatura e a metodologia se apresenta superficial, o que compromete um aprendizado consistente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5777 10.13037/rea-e.vol4n7.5777 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5777 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol4n7.5777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5777/2772 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rosana Maria de Oliveira, Vilmar Malacarne https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rosana Maria de Oliveira, Vilmar Malacarne https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970550886400 |