CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5841 |
Resumo: | Pesquisas de cunho científico relacionadas ao campo educacional, propõem um aprimoramento e uma compreensão mais profunda dos educadores frente às suas próprias concepções de didática, ensino/aprendizagem e prática pedagógica. Este artigo, referente a um estudo com discentes do curso de Licenciatura em Física da UDESC/Joinville, tem como objetivo identificar as concepções quanto a CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), ensino/aprendizagem e prática pedagógica, a partir de um questionário aberto, realizado com 26 acadêmicos matriculados entre a 1ª e a 8ª fase do curso, presentes em sala de aula no dia de sua aplicação. Os resultados demonstraram que, os acadêmicos não possuem uma ampla visão em relação a CTS e que os mesmos procuram uma prática pedagógica menos apoiada em uma pedagogia tradicional e mais próxima ao cotidiano de seus alunos. As questões abordadas na pesquisa demostram concepções superficiais de alguns alunos ao longo do curso e a necessidade de reflexão sobre estas percepções. |
id |
USCS-2_e391325080f008efa847c12acaa9f9b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5841 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)Pesquisas de cunho científico relacionadas ao campo educacional, propõem um aprimoramento e uma compreensão mais profunda dos educadores frente às suas próprias concepções de didática, ensino/aprendizagem e prática pedagógica. Este artigo, referente a um estudo com discentes do curso de Licenciatura em Física da UDESC/Joinville, tem como objetivo identificar as concepções quanto a CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), ensino/aprendizagem e prática pedagógica, a partir de um questionário aberto, realizado com 26 acadêmicos matriculados entre a 1ª e a 8ª fase do curso, presentes em sala de aula no dia de sua aplicação. Os resultados demonstraram que, os acadêmicos não possuem uma ampla visão em relação a CTS e que os mesmos procuram uma prática pedagógica menos apoiada em uma pedagogia tradicional e mais próxima ao cotidiano de seus alunos. As questões abordadas na pesquisa demostram concepções superficiais de alguns alunos ao longo do curso e a necessidade de reflexão sobre estas percepções.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/584110.13037/rea-e.vol4n7.5841Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5841/2773Copyright (c) 2019 Tatiana Comiotto, Karoline dos Santos Tarnowski, Lucas Ribeiro de Laia, Rubia Ana Millnitz, Thais Hardt, Lorena Silva de Andrade Diashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessComiotto, Tatianados Santos Tarnowski, KarolineRibeiro de Laia, LucasAna Millnitz, RubiaHardt, ThaisSilva de Andrade Dias, Lorena2022-10-04T19:04:50Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5841Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:50Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) |
title |
CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) Comiotto, Tatiana |
title_short |
CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) |
title_full |
CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) |
title_sort |
CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) |
author |
Comiotto, Tatiana |
author_facet |
Comiotto, Tatiana dos Santos Tarnowski, Karoline Ribeiro de Laia, Lucas Ana Millnitz, Rubia Hardt, Thais Silva de Andrade Dias, Lorena |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Tarnowski, Karoline Ribeiro de Laia, Lucas Ana Millnitz, Rubia Hardt, Thais Silva de Andrade Dias, Lorena |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Comiotto, Tatiana dos Santos Tarnowski, Karoline Ribeiro de Laia, Lucas Ana Millnitz, Rubia Hardt, Thais Silva de Andrade Dias, Lorena |
description |
Pesquisas de cunho científico relacionadas ao campo educacional, propõem um aprimoramento e uma compreensão mais profunda dos educadores frente às suas próprias concepções de didática, ensino/aprendizagem e prática pedagógica. Este artigo, referente a um estudo com discentes do curso de Licenciatura em Física da UDESC/Joinville, tem como objetivo identificar as concepções quanto a CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), ensino/aprendizagem e prática pedagógica, a partir de um questionário aberto, realizado com 26 acadêmicos matriculados entre a 1ª e a 8ª fase do curso, presentes em sala de aula no dia de sua aplicação. Os resultados demonstraram que, os acadêmicos não possuem uma ampla visão em relação a CTS e que os mesmos procuram uma prática pedagógica menos apoiada em uma pedagogia tradicional e mais próxima ao cotidiano de seus alunos. As questões abordadas na pesquisa demostram concepções superficiais de alguns alunos ao longo do curso e a necessidade de reflexão sobre estas percepções. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5841 10.13037/rea-e.vol4n7.5841 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5841 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol4n7.5841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5841/2773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971226169344 |