CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comiotto, Tatiana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: dos Santos Tarnowski, Karoline, Ribeiro de Laia, Lucas, Ana Millnitz, Rubia, Hardt, Thais, Silva de Andrade Dias, Lorena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5841
Resumo: Pesquisas de cunho científico relacionadas ao campo educacional, propõem um aprimoramento e uma compreensão mais profunda dos educadores frente às suas próprias concepções de didática, ensino/aprendizagem e prática pedagógica. Este artigo, referente a um estudo com discentes do curso de Licenciatura em Física da UDESC/Joinville, tem como objetivo identificar as concepções quanto a CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), ensino/aprendizagem e prática pedagógica, a partir de um questionário aberto, realizado com 26 acadêmicos matriculados entre a 1ª e a 8ª fase do curso, presentes em sala de aula no dia de sua aplicação. Os resultados demonstraram que, os acadêmicos não possuem uma ampla visão em relação a CTS e que os mesmos procuram uma prática pedagógica menos apoiada em uma pedagogia tradicional e mais próxima ao cotidiano de seus alunos. As questões abordadas na pesquisa demostram concepções superficiais de alguns alunos ao longo do curso e a necessidade de reflexão sobre estas percepções.
id USCS-2_e391325080f008efa847c12acaa9f9b7
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5841
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)Pesquisas de cunho científico relacionadas ao campo educacional, propõem um aprimoramento e uma compreensão mais profunda dos educadores frente às suas próprias concepções de didática, ensino/aprendizagem e prática pedagógica. Este artigo, referente a um estudo com discentes do curso de Licenciatura em Física da UDESC/Joinville, tem como objetivo identificar as concepções quanto a CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), ensino/aprendizagem e prática pedagógica, a partir de um questionário aberto, realizado com 26 acadêmicos matriculados entre a 1ª e a 8ª fase do curso, presentes em sala de aula no dia de sua aplicação. Os resultados demonstraram que, os acadêmicos não possuem uma ampla visão em relação a CTS e que os mesmos procuram uma prática pedagógica menos apoiada em uma pedagogia tradicional e mais próxima ao cotidiano de seus alunos. As questões abordadas na pesquisa demostram concepções superficiais de alguns alunos ao longo do curso e a necessidade de reflexão sobre estas percepções.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/584110.13037/rea-e.vol4n7.5841Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5841/2773Copyright (c) 2019 Tatiana Comiotto, Karoline dos Santos Tarnowski, Lucas Ribeiro de Laia, Rubia Ana Millnitz, Thais Hardt, Lorena Silva de Andrade Diashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessComiotto, Tatianados Santos Tarnowski, KarolineRibeiro de Laia, LucasAna Millnitz, RubiaHardt, ThaisSilva de Andrade Dias, Lorena2022-10-04T19:04:50Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5841Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:50Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
title CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
spellingShingle CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
Comiotto, Tatiana
title_short CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
title_full CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
title_fullStr CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
title_sort CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
author Comiotto, Tatiana
author_facet Comiotto, Tatiana
dos Santos Tarnowski, Karoline
Ribeiro de Laia, Lucas
Ana Millnitz, Rubia
Hardt, Thais
Silva de Andrade Dias, Lorena
author_role author
author2 dos Santos Tarnowski, Karoline
Ribeiro de Laia, Lucas
Ana Millnitz, Rubia
Hardt, Thais
Silva de Andrade Dias, Lorena
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Comiotto, Tatiana
dos Santos Tarnowski, Karoline
Ribeiro de Laia, Lucas
Ana Millnitz, Rubia
Hardt, Thais
Silva de Andrade Dias, Lorena
description Pesquisas de cunho científico relacionadas ao campo educacional, propõem um aprimoramento e uma compreensão mais profunda dos educadores frente às suas próprias concepções de didática, ensino/aprendizagem e prática pedagógica. Este artigo, referente a um estudo com discentes do curso de Licenciatura em Física da UDESC/Joinville, tem como objetivo identificar as concepções quanto a CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), ensino/aprendizagem e prática pedagógica, a partir de um questionário aberto, realizado com 26 acadêmicos matriculados entre a 1ª e a 8ª fase do curso, presentes em sala de aula no dia de sua aplicação. Os resultados demonstraram que, os acadêmicos não possuem uma ampla visão em relação a CTS e que os mesmos procuram uma prática pedagógica menos apoiada em uma pedagogia tradicional e mais próxima ao cotidiano de seus alunos. As questões abordadas na pesquisa demostram concepções superficiais de alguns alunos ao longo do curso e a necessidade de reflexão sobre estas percepções.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5841
10.13037/rea-e.vol4n7.5841
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5841
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol4n7.5841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5841/2773
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971226169344