GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Fábia Nátali Fernandes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Singh, Ananda Silva, De-Carli, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6781
Resumo: Termos como ‘gestão participativa’ e ‘democrática’ são associados ao planejamento pedagógico e de suma importância nas atividades realizadas no contexto escolar. Diante disto, o presente trabalho visa analisar a proximidade da gestão de uma escola pública do estado do Paraná à gestão participativa. Foram aplicados questionários com stakeholders internos da escola, de forma de forma a identificar possíveis pontos fortes e de melhorias referentes à gestão da escola analisada. Os resultados evidenciaram que a gestão busca engajar o grupo de colaboradores, no entanto, ainda carece de melhoras, tais quais a abertura da gestão a novas ideias e opiniões, eventos motivacionais para a direção e colaboradores, inclusão de momentos para debates e discussões, dentre outros.
id USCS-2_f03a7599bc7024c23a7e437c18bcf5ed
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6781
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOSTermos como ‘gestão participativa’ e ‘democrática’ são associados ao planejamento pedagógico e de suma importância nas atividades realizadas no contexto escolar. Diante disto, o presente trabalho visa analisar a proximidade da gestão de uma escola pública do estado do Paraná à gestão participativa. Foram aplicados questionários com stakeholders internos da escola, de forma de forma a identificar possíveis pontos fortes e de melhorias referentes à gestão da escola analisada. Os resultados evidenciaram que a gestão busca engajar o grupo de colaboradores, no entanto, ainda carece de melhoras, tais quais a abertura da gestão a novas ideias e opiniões, eventos motivacionais para a direção e colaboradores, inclusão de momentos para debates e discussões, dentre outros.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6781Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 10 (2020): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6781/3199Copyright (c) 2020 Fábia Nátali Fernandes Vieira, Ananda Silva Singh, Eduardo De-Carlihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Fábia Nátali FernandesSingh, Ananda SilvaDe-Carli, Eduardo2022-10-04T19:04:52Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6781Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:52Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS
title GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS
spellingShingle GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS
Vieira, Fábia Nátali Fernandes
title_short GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS
title_full GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS
title_fullStr GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS
title_full_unstemmed GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS
title_sort GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS
author Vieira, Fábia Nátali Fernandes
author_facet Vieira, Fábia Nátali Fernandes
Singh, Ananda Silva
De-Carli, Eduardo
author_role author
author2 Singh, Ananda Silva
De-Carli, Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Fábia Nátali Fernandes
Singh, Ananda Silva
De-Carli, Eduardo
description Termos como ‘gestão participativa’ e ‘democrática’ são associados ao planejamento pedagógico e de suma importância nas atividades realizadas no contexto escolar. Diante disto, o presente trabalho visa analisar a proximidade da gestão de uma escola pública do estado do Paraná à gestão participativa. Foram aplicados questionários com stakeholders internos da escola, de forma de forma a identificar possíveis pontos fortes e de melhorias referentes à gestão da escola analisada. Os resultados evidenciaram que a gestão busca engajar o grupo de colaboradores, no entanto, ainda carece de melhoras, tais quais a abertura da gestão a novas ideias e opiniões, eventos motivacionais para a direção e colaboradores, inclusão de momentos para debates e discussões, dentre outros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6781
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6781/3199
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fábia Nátali Fernandes Vieira, Ananda Silva Singh, Eduardo De-Carli
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fábia Nátali Fernandes Vieira, Ananda Silva Singh, Eduardo De-Carli
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 10 (2020): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887813910528