GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6781 |
Resumo: | Termos como ‘gestão participativa’ e ‘democrática’ são associados ao planejamento pedagógico e de suma importância nas atividades realizadas no contexto escolar. Diante disto, o presente trabalho visa analisar a proximidade da gestão de uma escola pública do estado do Paraná à gestão participativa. Foram aplicados questionários com stakeholders internos da escola, de forma de forma a identificar possíveis pontos fortes e de melhorias referentes à gestão da escola analisada. Os resultados evidenciaram que a gestão busca engajar o grupo de colaboradores, no entanto, ainda carece de melhoras, tais quais a abertura da gestão a novas ideias e opiniões, eventos motivacionais para a direção e colaboradores, inclusão de momentos para debates e discussões, dentre outros. |
id |
USCS-2_f03a7599bc7024c23a7e437c18bcf5ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6781 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOSTermos como ‘gestão participativa’ e ‘democrática’ são associados ao planejamento pedagógico e de suma importância nas atividades realizadas no contexto escolar. Diante disto, o presente trabalho visa analisar a proximidade da gestão de uma escola pública do estado do Paraná à gestão participativa. Foram aplicados questionários com stakeholders internos da escola, de forma de forma a identificar possíveis pontos fortes e de melhorias referentes à gestão da escola analisada. Os resultados evidenciaram que a gestão busca engajar o grupo de colaboradores, no entanto, ainda carece de melhoras, tais quais a abertura da gestão a novas ideias e opiniões, eventos motivacionais para a direção e colaboradores, inclusão de momentos para debates e discussões, dentre outros.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6781Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 10 (2020): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6781/3199Copyright (c) 2020 Fábia Nátali Fernandes Vieira, Ananda Silva Singh, Eduardo De-Carlihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Fábia Nátali FernandesSingh, Ananda SilvaDe-Carli, Eduardo2022-10-04T19:04:52Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6781Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:52Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS |
title |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS |
spellingShingle |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS Vieira, Fábia Nátali Fernandes |
title_short |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS |
title_full |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS |
title_fullStr |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS |
title_sort |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE SEUS STAKEHOLDERS INTERNOS |
author |
Vieira, Fábia Nátali Fernandes |
author_facet |
Vieira, Fábia Nátali Fernandes Singh, Ananda Silva De-Carli, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Singh, Ananda Silva De-Carli, Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Fábia Nátali Fernandes Singh, Ananda Silva De-Carli, Eduardo |
description |
Termos como ‘gestão participativa’ e ‘democrática’ são associados ao planejamento pedagógico e de suma importância nas atividades realizadas no contexto escolar. Diante disto, o presente trabalho visa analisar a proximidade da gestão de uma escola pública do estado do Paraná à gestão participativa. Foram aplicados questionários com stakeholders internos da escola, de forma de forma a identificar possíveis pontos fortes e de melhorias referentes à gestão da escola analisada. Os resultados evidenciaram que a gestão busca engajar o grupo de colaboradores, no entanto, ainda carece de melhoras, tais quais a abertura da gestão a novas ideias e opiniões, eventos motivacionais para a direção e colaboradores, inclusão de momentos para debates e discussões, dentre outros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6781 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6781/3199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fábia Nátali Fernandes Vieira, Ananda Silva Singh, Eduardo De-Carli https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fábia Nátali Fernandes Vieira, Ananda Silva Singh, Eduardo De-Carli https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 10 (2020): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971282792448 |