INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Bruna
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cardoso de Sá, Cristina dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/338
Resumo: O desenvolvimento motor de uma criança é bastante complexo e diversificado, tanto que existem muitos estudos sobre o desenvolvimento motor e os fatores que influenciam esse processo de aquisições de habilidades motoras em cada idade. Alguns fatores são mais importantes, como o ambiente em que elas vivem juntamente com as condições sociais e culturais. Para valorizar esses fatores ambientais, este estudo teve por objetivo verificar se a prática de atividade lúdica influencia o desenvolvimento motor de crianças de cinco a sete anos de idade. Participaram da pesquisa 76 crianças, divididas em dois grupos de 38 crianças, sendo que cada grupo foi avaliado quanto ao equilíbrio e à coordenação pelo protocolo de testes de equilíbrio e coordenação de Lefèvre (1976). Foi usado o questionário (PAQ-C) para verificar o nível de atividade física das crianças. Após a avaliação, foi calculada a porcentagem de sucesso obtida pelo grupo controle e experimental em cada teste. Os resultados mostram que o grupo experimental obteve melhor performance nos testes. As crianças com idade de cinco anos obtiveram sucesso em 75% dos testes; já em relação às crianças de seis e sete anos, os resultados foram similares - 80% das crianças atingiram sucesso nos testes -, mostrando melhor aquisição e refinamento do equilíbrio e da coordenação motora. Com base nesses resultados, pode-se afirmar que a prática de atividades lúdicas e a influência do ambiente vivenciado pelas crianças do grupo experimental favoreceram o sucesso do desempenho das crianças nas tarefas avaliadas. Conclui-se que a prática de atividades lúdicas e físicas é fundamental na vida das crianças, proporcionando o refinamento das habilidades motoras e um estilo de vida e de hábitos mais saudáveis.
id USCS-3_0f8a7723509921998237e908b5c96508
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/338
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDRENdesenvolvimento infantilequilíbriocoordenaçãocriança.O desenvolvimento motor de uma criança é bastante complexo e diversificado, tanto que existem muitos estudos sobre o desenvolvimento motor e os fatores que influenciam esse processo de aquisições de habilidades motoras em cada idade. Alguns fatores são mais importantes, como o ambiente em que elas vivem juntamente com as condições sociais e culturais. Para valorizar esses fatores ambientais, este estudo teve por objetivo verificar se a prática de atividade lúdica influencia o desenvolvimento motor de crianças de cinco a sete anos de idade. Participaram da pesquisa 76 crianças, divididas em dois grupos de 38 crianças, sendo que cada grupo foi avaliado quanto ao equilíbrio e à coordenação pelo protocolo de testes de equilíbrio e coordenação de Lefèvre (1976). Foi usado o questionário (PAQ-C) para verificar o nível de atividade física das crianças. Após a avaliação, foi calculada a porcentagem de sucesso obtida pelo grupo controle e experimental em cada teste. Os resultados mostram que o grupo experimental obteve melhor performance nos testes. As crianças com idade de cinco anos obtiveram sucesso em 75% dos testes; já em relação às crianças de seis e sete anos, os resultados foram similares - 80% das crianças atingiram sucesso nos testes -, mostrando melhor aquisição e refinamento do equilíbrio e da coordenação motora. Com base nesses resultados, pode-se afirmar que a prática de atividades lúdicas e a influência do ambiente vivenciado pelas crianças do grupo experimental favoreceram o sucesso do desempenho das crianças nas tarefas avaliadas. Conclui-se que a prática de atividades lúdicas e físicas é fundamental na vida das crianças, proporcionando o refinamento das habilidades motoras e um estilo de vida e de hábitos mais saudáveis.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/33810.13037/rbcs.vol6n18.338Journal of Health Care; Vol. 6 No. 18 (2008): Outubro - Dezembro / 2008Revista de Atenção à Saúde; v. 6 n. 18 (2008): Outubro - Dezembro / 20082359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/338/160Carvalho, BrunaCardoso de Sá, Cristina dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-26T17:50:14Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/338Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2010-03-26T17:50:14Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN
title INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN
spellingShingle INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN
Carvalho, Bruna
desenvolvimento infantil
equilíbrio
coordenação
criança.
title_short INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN
title_full INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN
title_fullStr INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN
title_sort INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN
author Carvalho, Bruna
author_facet Carvalho, Bruna
Cardoso de Sá, Cristina dos Santos
author_role author
author2 Cardoso de Sá, Cristina dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Bruna
Cardoso de Sá, Cristina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento infantil
equilíbrio
coordenação
criança.
topic desenvolvimento infantil
equilíbrio
coordenação
criança.
description O desenvolvimento motor de uma criança é bastante complexo e diversificado, tanto que existem muitos estudos sobre o desenvolvimento motor e os fatores que influenciam esse processo de aquisições de habilidades motoras em cada idade. Alguns fatores são mais importantes, como o ambiente em que elas vivem juntamente com as condições sociais e culturais. Para valorizar esses fatores ambientais, este estudo teve por objetivo verificar se a prática de atividade lúdica influencia o desenvolvimento motor de crianças de cinco a sete anos de idade. Participaram da pesquisa 76 crianças, divididas em dois grupos de 38 crianças, sendo que cada grupo foi avaliado quanto ao equilíbrio e à coordenação pelo protocolo de testes de equilíbrio e coordenação de Lefèvre (1976). Foi usado o questionário (PAQ-C) para verificar o nível de atividade física das crianças. Após a avaliação, foi calculada a porcentagem de sucesso obtida pelo grupo controle e experimental em cada teste. Os resultados mostram que o grupo experimental obteve melhor performance nos testes. As crianças com idade de cinco anos obtiveram sucesso em 75% dos testes; já em relação às crianças de seis e sete anos, os resultados foram similares - 80% das crianças atingiram sucesso nos testes -, mostrando melhor aquisição e refinamento do equilíbrio e da coordenação motora. Com base nesses resultados, pode-se afirmar que a prática de atividades lúdicas e a influência do ambiente vivenciado pelas crianças do grupo experimental favoreceram o sucesso do desempenho das crianças nas tarefas avaliadas. Conclui-se que a prática de atividades lúdicas e físicas é fundamental na vida das crianças, proporcionando o refinamento das habilidades motoras e um estilo de vida e de hábitos mais saudáveis.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/338
10.13037/rbcs.vol6n18.338
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/338
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol6n18.338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/338/160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 6 No. 18 (2008): Outubro - Dezembro / 2008
Revista de Atenção à Saúde; v. 6 n. 18 (2008): Outubro - Dezembro / 2008
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042259247071232