INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/338 |
Resumo: | O desenvolvimento motor de uma criança é bastante complexo e diversificado, tanto que existem muitos estudos sobre o desenvolvimento motor e os fatores que influenciam esse processo de aquisições de habilidades motoras em cada idade. Alguns fatores são mais importantes, como o ambiente em que elas vivem juntamente com as condições sociais e culturais. Para valorizar esses fatores ambientais, este estudo teve por objetivo verificar se a prática de atividade lúdica influencia o desenvolvimento motor de crianças de cinco a sete anos de idade. Participaram da pesquisa 76 crianças, divididas em dois grupos de 38 crianças, sendo que cada grupo foi avaliado quanto ao equilíbrio e à coordenação pelo protocolo de testes de equilíbrio e coordenação de Lefèvre (1976). Foi usado o questionário (PAQ-C) para verificar o nível de atividade física das crianças. Após a avaliação, foi calculada a porcentagem de sucesso obtida pelo grupo controle e experimental em cada teste. Os resultados mostram que o grupo experimental obteve melhor performance nos testes. As crianças com idade de cinco anos obtiveram sucesso em 75% dos testes; já em relação às crianças de seis e sete anos, os resultados foram similares - 80% das crianças atingiram sucesso nos testes -, mostrando melhor aquisição e refinamento do equilíbrio e da coordenação motora. Com base nesses resultados, pode-se afirmar que a prática de atividades lúdicas e a influência do ambiente vivenciado pelas crianças do grupo experimental favoreceram o sucesso do desempenho das crianças nas tarefas avaliadas. Conclui-se que a prática de atividades lúdicas e físicas é fundamental na vida das crianças, proporcionando o refinamento das habilidades motoras e um estilo de vida e de hábitos mais saudáveis. |
id |
USCS-3_0f8a7723509921998237e908b5c96508 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/338 |
network_acronym_str |
USCS-3 |
network_name_str |
Revista de Atenção à Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDRENdesenvolvimento infantilequilíbriocoordenaçãocriança.O desenvolvimento motor de uma criança é bastante complexo e diversificado, tanto que existem muitos estudos sobre o desenvolvimento motor e os fatores que influenciam esse processo de aquisições de habilidades motoras em cada idade. Alguns fatores são mais importantes, como o ambiente em que elas vivem juntamente com as condições sociais e culturais. Para valorizar esses fatores ambientais, este estudo teve por objetivo verificar se a prática de atividade lúdica influencia o desenvolvimento motor de crianças de cinco a sete anos de idade. Participaram da pesquisa 76 crianças, divididas em dois grupos de 38 crianças, sendo que cada grupo foi avaliado quanto ao equilíbrio e à coordenação pelo protocolo de testes de equilíbrio e coordenação de Lefèvre (1976). Foi usado o questionário (PAQ-C) para verificar o nível de atividade física das crianças. Após a avaliação, foi calculada a porcentagem de sucesso obtida pelo grupo controle e experimental em cada teste. Os resultados mostram que o grupo experimental obteve melhor performance nos testes. As crianças com idade de cinco anos obtiveram sucesso em 75% dos testes; já em relação às crianças de seis e sete anos, os resultados foram similares - 80% das crianças atingiram sucesso nos testes -, mostrando melhor aquisição e refinamento do equilíbrio e da coordenação motora. Com base nesses resultados, pode-se afirmar que a prática de atividades lúdicas e a influência do ambiente vivenciado pelas crianças do grupo experimental favoreceram o sucesso do desempenho das crianças nas tarefas avaliadas. Conclui-se que a prática de atividades lúdicas e físicas é fundamental na vida das crianças, proporcionando o refinamento das habilidades motoras e um estilo de vida e de hábitos mais saudáveis.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/33810.13037/rbcs.vol6n18.338Journal of Health Care; Vol. 6 No. 18 (2008): Outubro - Dezembro / 2008Revista de Atenção à Saúde; v. 6 n. 18 (2008): Outubro - Dezembro / 20082359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/338/160Carvalho, BrunaCardoso de Sá, Cristina dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-26T17:50:14Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/338Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2010-03-26T17:50:14Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN |
title |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN |
spellingShingle |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN Carvalho, Bruna desenvolvimento infantil equilíbrio coordenação criança. |
title_short |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN |
title_full |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN |
title_fullStr |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN |
title_full_unstemmed |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN |
title_sort |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN |
author |
Carvalho, Bruna |
author_facet |
Carvalho, Bruna Cardoso de Sá, Cristina dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso de Sá, Cristina dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Bruna Cardoso de Sá, Cristina dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento infantil equilíbrio coordenação criança. |
topic |
desenvolvimento infantil equilíbrio coordenação criança. |
description |
O desenvolvimento motor de uma criança é bastante complexo e diversificado, tanto que existem muitos estudos sobre o desenvolvimento motor e os fatores que influenciam esse processo de aquisições de habilidades motoras em cada idade. Alguns fatores são mais importantes, como o ambiente em que elas vivem juntamente com as condições sociais e culturais. Para valorizar esses fatores ambientais, este estudo teve por objetivo verificar se a prática de atividade lúdica influencia o desenvolvimento motor de crianças de cinco a sete anos de idade. Participaram da pesquisa 76 crianças, divididas em dois grupos de 38 crianças, sendo que cada grupo foi avaliado quanto ao equilíbrio e à coordenação pelo protocolo de testes de equilíbrio e coordenação de Lefèvre (1976). Foi usado o questionário (PAQ-C) para verificar o nível de atividade física das crianças. Após a avaliação, foi calculada a porcentagem de sucesso obtida pelo grupo controle e experimental em cada teste. Os resultados mostram que o grupo experimental obteve melhor performance nos testes. As crianças com idade de cinco anos obtiveram sucesso em 75% dos testes; já em relação às crianças de seis e sete anos, os resultados foram similares - 80% das crianças atingiram sucesso nos testes -, mostrando melhor aquisição e refinamento do equilíbrio e da coordenação motora. Com base nesses resultados, pode-se afirmar que a prática de atividades lúdicas e a influência do ambiente vivenciado pelas crianças do grupo experimental favoreceram o sucesso do desempenho das crianças nas tarefas avaliadas. Conclui-se que a prática de atividades lúdicas e físicas é fundamental na vida das crianças, proporcionando o refinamento das habilidades motoras e um estilo de vida e de hábitos mais saudáveis. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/338 10.13037/rbcs.vol6n18.338 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/338 |
identifier_str_mv |
10.13037/rbcs.vol6n18.338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/338/160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Health Care; Vol. 6 No. 18 (2008): Outubro - Dezembro / 2008 Revista de Atenção à Saúde; v. 6 n. 18 (2008): Outubro - Dezembro / 2008 2359-4330 reponame:Revista de Atenção à Saúde instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Atenção à Saúde |
collection |
Revista de Atenção à Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798042259247071232 |