Os efeitos de um programa de atividades motoras na coordenação motora de crianças/adolescentes com deficiência intelectual / The effects of a motor activity program on motor coordination of children/ teenagers with Intellectual disability

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Gabriel Cruz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amorim, Minerva Leopoldina de Castro, Souza, Cleverton Jose Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13872
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar os efeitos de um programa de atividades motoras relacionado à coordenação motora de crianças/adolescentes com deficiência intelectual (DI). A pesquisa foi desenvolvida no Programa de atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE). A amostra foi composta por 13 adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária entre 12 e 17 anos, diagnosticados com DI comprovado por laudo médico. Foi utilizado a bateria de testes motores (Köperkoordinationtestfür Kinder – KTK), aplicada antes e após intervenção motora com duração de 30 semanas (60 sessões com duração de 75 minutos/dia, duas vezes por semana). De modo geral, foi constatado que os participantes apresentaram melhora discreta, alguns permaneceram com a mesma classificação do teste, e outros atingiram o escore suficiente para mudar de “categoria”, demonstrando que o programa de intervenção aplicado exerceu um papel importante para a melhora na funcionalidade da coordenação motora deste público.
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