AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL EVALUATION OF QUALITY OF CARE PROVIDED IN THE PHYSIOTHERAPY CLINIC AT THE UNIVERSITY OF SÃO CAETANO DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafael de Lacerda
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Garcia, Rosamaria Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/316
Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do atendimento prestado na Clínica de Fisioterapia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, por meio de um questionário contendo 42 perguntas relacionadas às condições de atendimento e dos serviços prestados, à dificuldade para realização de atividades cotidianas e à frequência de dor, aplicado em cem pacientes, no período de agosto a outubro de 2008. Observou-se que, em relação ao atendimento prestado pelos estagiários e supervisores, houve resultados satisfatórios relatados pelos pacientes, assim como a satisfação geral com a fisioterapia, pela melhora do nível de capacidade funcional e da dor. As condições da clínica também foram consideradas satisfatórias. A maioria dos pacientes utiliza as informações dadas pelo terapeuta, e está satisfeito com a qualidade das terapias, tanto é que indicaria a clínica para familiares e amigos, e retornaria para submeter-se a novo atendimento. Algumas sugestões foram feitas sobre as instalações da clínica, principalmente na área de hidroterapia e vestiários, além de uma maior quantidade de horários disponíveis para o tratamento, uma vez que este é realizado apenas no período vespertino e, em alguns dias, no período noturno. Concluiu-se, no presente estudo, que os pacientes em geral estão satisfeitos com a qualidade de atendimento, porém algumas mudanças precisam ser efetuadas nas instalações do vestiário da hidroterapia, assim como um aprimoramento da qualidade do atendimento telefônico e a diminuição do tempo de espera para a marcação da primeira consulta. Vale ressaltar que este trabalho poderá trazer melhorias na qualidade do atendimento, contribuindo para o aumento da satisfação do pacientes.
id USCS-3_2bfbefb901c6435ab762ceb8538612ce
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/316
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL EVALUATION OF QUALITY OF CARE PROVIDED IN THE PHYSIOTHERAPY CLINIC AT THE UNIVERSITY OF SÃO CAETANO DO SULqualidadefisioterapiasatisfaçãohumanizaçãoatendimento.O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do atendimento prestado na Clínica de Fisioterapia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, por meio de um questionário contendo 42 perguntas relacionadas às condições de atendimento e dos serviços prestados, à dificuldade para realização de atividades cotidianas e à frequência de dor, aplicado em cem pacientes, no período de agosto a outubro de 2008. Observou-se que, em relação ao atendimento prestado pelos estagiários e supervisores, houve resultados satisfatórios relatados pelos pacientes, assim como a satisfação geral com a fisioterapia, pela melhora do nível de capacidade funcional e da dor. As condições da clínica também foram consideradas satisfatórias. A maioria dos pacientes utiliza as informações dadas pelo terapeuta, e está satisfeito com a qualidade das terapias, tanto é que indicaria a clínica para familiares e amigos, e retornaria para submeter-se a novo atendimento. Algumas sugestões foram feitas sobre as instalações da clínica, principalmente na área de hidroterapia e vestiários, além de uma maior quantidade de horários disponíveis para o tratamento, uma vez que este é realizado apenas no período vespertino e, em alguns dias, no período noturno. Concluiu-se, no presente estudo, que os pacientes em geral estão satisfeitos com a qualidade de atendimento, porém algumas mudanças precisam ser efetuadas nas instalações do vestiário da hidroterapia, assim como um aprimoramento da qualidade do atendimento telefônico e a diminuição do tempo de espera para a marcação da primeira consulta. Vale ressaltar que este trabalho poderá trazer melhorias na qualidade do atendimento, contribuindo para o aumento da satisfação do pacientes.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/31610.13037/rbcs.vol7n20.316Journal of Health Care; Vol. 7 No. 20 (2009): Abril - Junho / 2009Revista de Atenção à Saúde; v. 7 n. 20 (2009): Abril - Junho / 20092359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/316/141Santos, Rafael de LacerdaGarcia, Rosamaria Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-24T15:01:35Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/316Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2010-03-24T15:01:35Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL EVALUATION OF QUALITY OF CARE PROVIDED IN THE PHYSIOTHERAPY CLINIC AT THE UNIVERSITY OF SÃO CAETANO DO SUL
title AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL EVALUATION OF QUALITY OF CARE PROVIDED IN THE PHYSIOTHERAPY CLINIC AT THE UNIVERSITY OF SÃO CAETANO DO SUL
spellingShingle AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL EVALUATION OF QUALITY OF CARE PROVIDED IN THE PHYSIOTHERAPY CLINIC AT THE UNIVERSITY OF SÃO CAETANO DO SUL
Santos, Rafael de Lacerda
qualidade
fisioterapia
satisfação
humanização
atendimento.
title_short AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL EVALUATION OF QUALITY OF CARE PROVIDED IN THE PHYSIOTHERAPY CLINIC AT THE UNIVERSITY OF SÃO CAETANO DO SUL
title_full AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL EVALUATION OF QUALITY OF CARE PROVIDED IN THE PHYSIOTHERAPY CLINIC AT THE UNIVERSITY OF SÃO CAETANO DO SUL
title_fullStr AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL EVALUATION OF QUALITY OF CARE PROVIDED IN THE PHYSIOTHERAPY CLINIC AT THE UNIVERSITY OF SÃO CAETANO DO SUL
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL EVALUATION OF QUALITY OF CARE PROVIDED IN THE PHYSIOTHERAPY CLINIC AT THE UNIVERSITY OF SÃO CAETANO DO SUL
title_sort AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL EVALUATION OF QUALITY OF CARE PROVIDED IN THE PHYSIOTHERAPY CLINIC AT THE UNIVERSITY OF SÃO CAETANO DO SUL
author Santos, Rafael de Lacerda
author_facet Santos, Rafael de Lacerda
Garcia, Rosamaria Rodrigues
author_role author
author2 Garcia, Rosamaria Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rafael de Lacerda
Garcia, Rosamaria Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv qualidade
fisioterapia
satisfação
humanização
atendimento.
topic qualidade
fisioterapia
satisfação
humanização
atendimento.
description O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do atendimento prestado na Clínica de Fisioterapia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, por meio de um questionário contendo 42 perguntas relacionadas às condições de atendimento e dos serviços prestados, à dificuldade para realização de atividades cotidianas e à frequência de dor, aplicado em cem pacientes, no período de agosto a outubro de 2008. Observou-se que, em relação ao atendimento prestado pelos estagiários e supervisores, houve resultados satisfatórios relatados pelos pacientes, assim como a satisfação geral com a fisioterapia, pela melhora do nível de capacidade funcional e da dor. As condições da clínica também foram consideradas satisfatórias. A maioria dos pacientes utiliza as informações dadas pelo terapeuta, e está satisfeito com a qualidade das terapias, tanto é que indicaria a clínica para familiares e amigos, e retornaria para submeter-se a novo atendimento. Algumas sugestões foram feitas sobre as instalações da clínica, principalmente na área de hidroterapia e vestiários, além de uma maior quantidade de horários disponíveis para o tratamento, uma vez que este é realizado apenas no período vespertino e, em alguns dias, no período noturno. Concluiu-se, no presente estudo, que os pacientes em geral estão satisfeitos com a qualidade de atendimento, porém algumas mudanças precisam ser efetuadas nas instalações do vestiário da hidroterapia, assim como um aprimoramento da qualidade do atendimento telefônico e a diminuição do tempo de espera para a marcação da primeira consulta. Vale ressaltar que este trabalho poderá trazer melhorias na qualidade do atendimento, contribuindo para o aumento da satisfação do pacientes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/316
10.13037/rbcs.vol7n20.316
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/316
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol7n20.316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/316/141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 7 No. 20 (2009): Abril - Junho / 2009
Revista de Atenção à Saúde; v. 7 n. 20 (2009): Abril - Junho / 2009
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042259216662528