PERCEPÇÃO DOS PAIS DE GESTANTES ADOLESCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
DOI: | 10.13037/ras.vol15n53.4677 |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/4677 |
Resumo: | Objetivo: Apreender a percepção dos pais acerca da gestação na adolescência e da educação sexual oferecida no contexto escolar e das unidades básicas de saúde (UBS). Métodos: Abordagem qualitativa descritiva exploratória. O estudo foi realizado em domicílios de familiares de gestantes adolescentes usuárias das UBS do município de Assis (SP). Participaram da pesquisa oito pais de gestantes adolescentes entre doze e dezenove anos. Os dados foram colhidos no período de julho a agosto de 2016, por meio de roteiro semiestruturado. O tratamento dos dados foi baseado na técnica de análise de conteúdo, em que as entrevistas foram submetidas a três processos: ordenação, classificação e análise final. Desses processos emergiram as seguintes temáticas: conhecimento do uso dos métodos contraceptivos existentes e concordância da educação sexual dos filhos adolescentes; influência da educação na prática sexual precoce e ocorrência de gravidez; impactos da gestação precoce; e posição quanto à intervenção governamental na educação sexual adolescente. Resultados: Foi possível observar que os pais não se contrapõem totalmente às ações governamentais, entretanto, reivindicam o pátrio poder quanto às tomadas de decisões relacionadas às vidas dos filhos. Conclusão: A problemática social gerada pelas gestações precoces deve ser abordada pelas instituições governamentais, mas não só voltada ao público adolescente como também aos pais e à família. |
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PERCEPÇÃO DOS PAIS DE GESTANTES ADOLESCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUALPERCEPTION OF PARENTS OF PREGNANT ADOLESCENTS ON SEX EDUCATIONGravidez na adolescênciaeducação sexualrelações familiaresPregnancy in adolescencesex educationfamily relationsObjetivo: Apreender a percepção dos pais acerca da gestação na adolescência e da educação sexual oferecida no contexto escolar e das unidades básicas de saúde (UBS). Métodos: Abordagem qualitativa descritiva exploratória. O estudo foi realizado em domicílios de familiares de gestantes adolescentes usuárias das UBS do município de Assis (SP). Participaram da pesquisa oito pais de gestantes adolescentes entre doze e dezenove anos. Os dados foram colhidos no período de julho a agosto de 2016, por meio de roteiro semiestruturado. O tratamento dos dados foi baseado na técnica de análise de conteúdo, em que as entrevistas foram submetidas a três processos: ordenação, classificação e análise final. Desses processos emergiram as seguintes temáticas: conhecimento do uso dos métodos contraceptivos existentes e concordância da educação sexual dos filhos adolescentes; influência da educação na prática sexual precoce e ocorrência de gravidez; impactos da gestação precoce; e posição quanto à intervenção governamental na educação sexual adolescente. Resultados: Foi possível observar que os pais não se contrapõem totalmente às ações governamentais, entretanto, reivindicam o pátrio poder quanto às tomadas de decisões relacionadas às vidas dos filhos. Conclusão: A problemática social gerada pelas gestações precoces deve ser abordada pelas instituições governamentais, mas não só voltada ao público adolescente como também aos pais e à família.Objective: To identify the perception of parents about adolescent pregnancy and the sex education offered in schools and basic health units. Methods: Exploratory descriptive qualitative approach. The study was performed at the homes of relatives of pregnant adolescents assisted by the basic health units of the city of Assis (São Paulo, Brazil). Eight parents of pregnant adolescents aged 12-19 years participated in the study. Data collection occurred from July to August 2016 through a semi-structured questionnaire. Data treatment was based in content analysis technique, in which the interviews were submitted to three processes: sorting, classification, and final analysis. From this process, the following topics emerged: knowledge on use of existing contraceptive methods and agreement to the sex education of the adolescents; influence of education on early sex practice and occurrence of pregnancy; impacts of early pregnancy; and parents’ position regarding government’s intervention in adolescent sex education. Results: It was possible to observe that the parents do not totally oppose the government actions; nevertheless, they claim the parental responsibility in the decision-making related to their children’s lives. Conclusion: Social problems generated by early pregnancies must be addressed by government institutions, not only dedicated to the adolescent public, but also including their parents and family.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2017-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo OriginalOriginal Articleapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/467710.13037/ras.vol15n53.4677Journal of Health Care; Vol. 15 No. 53 (2017); 37-43Revista de Atenção à Saúde; v. 15 n. 53 (2017); 37-432359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/4677/pdfVillas Boas, Janayna Barros ReinaGomes, Maria Fernanda PereiraReticena, Kesley de OliveiraCapellini, Verusca KellyFracolli, Lislaine Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-06T16:27:43Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4677Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2017-11-06T16:27:43Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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