HEMOFILIA: UMA REVISÃO PARA O ENFERMEIRO HEMOPHILIA: A REVIEW FOR NURSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Daiane Pereira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos Silva, Evaneide Menezes, da Silva, Gleice Aparecida, Nogueira, Gisele Puerta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/351
Resumo: A hemofilia é uma doença hereditária de gene recessivo e ligada ao cromossomo X, de modo que a mulher é apenas portadora. Apresentar uma revisão literária sobre a patologia hemofilia e ressaltar a importância da atuação do enfermeiro para o portador dessa doença. Constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica. Trata-se de uma alteração genética e hereditária, devido à falta ou à diminuição dos fatores VIII e IX da coagulação; portanto, o sangue demora a formar um coágulo ou, quando este é formado, não é efetivo. Seu principal sintoma é a hemorragia causada por traumas que, geralmente, ocorrem em regiões cutâneo-mucosas, musculares, tecidos moles, articulares e viscerais, e sua gravidade depende da localização e do grau hemorrágico. A confirmação do diagnóstico é feita por exames laboratoriais que avaliam a hemostasia e testes que estudam a fibrinólise, tempo de protrombina e trombina. O tratamento das crises é feito por reposição dos fatores de coagulação ou agentes antifibrinolíticos. Apesar do avanço tecnológico e das pesquisas na área da saúde, ainda existem poucos profissionais capacitados para diagnosticar e para cuidar dos portadores dessa doença; portanto, ter uma equipe de enfermagem com enfermeiro capacitado para a assistência ao portador de hemofilia é de suma importância, pois, devido à sua formação, assiste aqueles holisticamente. Apresentar e ressaltar a importância da atuação do enfermeiro para o portador dessa doença e, assim, colaborar com informações necessárias para sua formação, além de ser fonte de consulta para a realização de trabalhos acadêmicos e a divulgação da importância do tema.
id USCS-3_5a3e342b27d2b3752e87ddedaf6fda9d
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/351
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling HEMOFILIA: UMA REVISÃO PARA O ENFERMEIRO HEMOPHILIA: A REVIEW FOR NURSEShemofiliafator VIII e IX de coagulaçãocoagulopatiasenfermagem em coagulopatias.A hemofilia é uma doença hereditária de gene recessivo e ligada ao cromossomo X, de modo que a mulher é apenas portadora. Apresentar uma revisão literária sobre a patologia hemofilia e ressaltar a importância da atuação do enfermeiro para o portador dessa doença. Constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica. Trata-se de uma alteração genética e hereditária, devido à falta ou à diminuição dos fatores VIII e IX da coagulação; portanto, o sangue demora a formar um coágulo ou, quando este é formado, não é efetivo. Seu principal sintoma é a hemorragia causada por traumas que, geralmente, ocorrem em regiões cutâneo-mucosas, musculares, tecidos moles, articulares e viscerais, e sua gravidade depende da localização e do grau hemorrágico. A confirmação do diagnóstico é feita por exames laboratoriais que avaliam a hemostasia e testes que estudam a fibrinólise, tempo de protrombina e trombina. O tratamento das crises é feito por reposição dos fatores de coagulação ou agentes antifibrinolíticos. Apesar do avanço tecnológico e das pesquisas na área da saúde, ainda existem poucos profissionais capacitados para diagnosticar e para cuidar dos portadores dessa doença; portanto, ter uma equipe de enfermagem com enfermeiro capacitado para a assistência ao portador de hemofilia é de suma importância, pois, devido à sua formação, assiste aqueles holisticamente. Apresentar e ressaltar a importância da atuação do enfermeiro para o portador dessa doença e, assim, colaborar com informações necessárias para sua formação, além de ser fonte de consulta para a realização de trabalhos acadêmicos e a divulgação da importância do tema.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/35110.13037/rbcs.vol6n18.351Journal of Health Care; Vol. 6 No. 18 (2008): Outubro - Dezembro / 2008Revista de Atenção à Saúde; v. 6 n. 18 (2008): Outubro - Dezembro / 20082359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/351/169de Sousa, Daiane PereiraSantos Silva, Evaneide Menezesda Silva, Gleice AparecidaNogueira, Gisele Puertainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-26T17:50:14Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/351Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2010-03-26T17:50:14Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv HEMOFILIA: UMA REVISÃO PARA O ENFERMEIRO HEMOPHILIA: A REVIEW FOR NURSES
title HEMOFILIA: UMA REVISÃO PARA O ENFERMEIRO HEMOPHILIA: A REVIEW FOR NURSES
spellingShingle HEMOFILIA: UMA REVISÃO PARA O ENFERMEIRO HEMOPHILIA: A REVIEW FOR NURSES
de Sousa, Daiane Pereira
hemofilia
fator VIII e IX de coagulação
coagulopatias
enfermagem em coagulopatias.
title_short HEMOFILIA: UMA REVISÃO PARA O ENFERMEIRO HEMOPHILIA: A REVIEW FOR NURSES
title_full HEMOFILIA: UMA REVISÃO PARA O ENFERMEIRO HEMOPHILIA: A REVIEW FOR NURSES
title_fullStr HEMOFILIA: UMA REVISÃO PARA O ENFERMEIRO HEMOPHILIA: A REVIEW FOR NURSES
title_full_unstemmed HEMOFILIA: UMA REVISÃO PARA O ENFERMEIRO HEMOPHILIA: A REVIEW FOR NURSES
title_sort HEMOFILIA: UMA REVISÃO PARA O ENFERMEIRO HEMOPHILIA: A REVIEW FOR NURSES
author de Sousa, Daiane Pereira
author_facet de Sousa, Daiane Pereira
Santos Silva, Evaneide Menezes
da Silva, Gleice Aparecida
Nogueira, Gisele Puerta
author_role author
author2 Santos Silva, Evaneide Menezes
da Silva, Gleice Aparecida
Nogueira, Gisele Puerta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa, Daiane Pereira
Santos Silva, Evaneide Menezes
da Silva, Gleice Aparecida
Nogueira, Gisele Puerta
dc.subject.por.fl_str_mv hemofilia
fator VIII e IX de coagulação
coagulopatias
enfermagem em coagulopatias.
topic hemofilia
fator VIII e IX de coagulação
coagulopatias
enfermagem em coagulopatias.
description A hemofilia é uma doença hereditária de gene recessivo e ligada ao cromossomo X, de modo que a mulher é apenas portadora. Apresentar uma revisão literária sobre a patologia hemofilia e ressaltar a importância da atuação do enfermeiro para o portador dessa doença. Constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica. Trata-se de uma alteração genética e hereditária, devido à falta ou à diminuição dos fatores VIII e IX da coagulação; portanto, o sangue demora a formar um coágulo ou, quando este é formado, não é efetivo. Seu principal sintoma é a hemorragia causada por traumas que, geralmente, ocorrem em regiões cutâneo-mucosas, musculares, tecidos moles, articulares e viscerais, e sua gravidade depende da localização e do grau hemorrágico. A confirmação do diagnóstico é feita por exames laboratoriais que avaliam a hemostasia e testes que estudam a fibrinólise, tempo de protrombina e trombina. O tratamento das crises é feito por reposição dos fatores de coagulação ou agentes antifibrinolíticos. Apesar do avanço tecnológico e das pesquisas na área da saúde, ainda existem poucos profissionais capacitados para diagnosticar e para cuidar dos portadores dessa doença; portanto, ter uma equipe de enfermagem com enfermeiro capacitado para a assistência ao portador de hemofilia é de suma importância, pois, devido à sua formação, assiste aqueles holisticamente. Apresentar e ressaltar a importância da atuação do enfermeiro para o portador dessa doença e, assim, colaborar com informações necessárias para sua formação, além de ser fonte de consulta para a realização de trabalhos acadêmicos e a divulgação da importância do tema.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/351
10.13037/rbcs.vol6n18.351
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/351
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol6n18.351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/351/169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 6 No. 18 (2008): Outubro - Dezembro / 2008
Revista de Atenção à Saúde; v. 6 n. 18 (2008): Outubro - Dezembro / 2008
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042259264897024