Benefícios da Brinquetodeca à Criança Hospitalizada: Uma Revisão de Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dayanne Kallyne Morais de Araujo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Fabiana Carla Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1775
Resumo: Introdução: Brincar é uma das práticas primordiais para o desenvolvimento físico, emocional e social da criança. Apesar da reconhecida importância desta atividade, durante a hospitalização ela é pouco valorizada, de modo que o modelo tradicional de intervenção e cuidado de crianças hospitalizadas deve ser revisto. Objetivo: identificar nas literaturas quais as técnicas que podem ser adotadas durante a hospitalização e os benefícios no cuidado humanizado pela equipe de saúde. Metodologia: Foi realizado uma pesquisa bibliográfica, utilizando livros, revistas e periódicos publicados em bases de dados SciELO, PubMed, Bireme e site Google Acadêmico, utilizando os descritores Brinquedo, Criança e Hospitalização, no período de fevereiro a julho de 2012. Após a seleção do material publicado entre os anos 2001 a 2011 foram realizadas leituras explorativas e analíticas. Resultados: As dificuldades que os pacientes pediátricos apresentam se devem ao medo do desconhecido ou às situações desagradáveis sofridas por elas em hospitalizações anteriores. Isto causa temor, levando-as a crer que todos os profissionais causarão dores ou sofrimentos, por isso a importância do preparo dos profissionais com o cuidado é de grande relevância. Uma das maneiras de evitar o sofrimento da internação está na comunicação e no brinquedo terapêutico. Conclusão: Os hospitais devem investir em recursos humanos e infraestrutura. As terapias complementares vêm sendo incorporados à assistência a crianças hospitalizadas para privilegiar as necessidades afetivas, sociais e culturais. Diante disso, a equipe de saúde precisa agir de maneira em que amenize o sofrimento, sendo a brinquedoteca uma das estratégias de inovação.
id USCS-3_5cb9d4cef951774aeca7509f61a6e465
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1775
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling Benefícios da Brinquetodeca à Criança Hospitalizada: Uma Revisão de LiteraturaBrinquedoCriançaHospitalizaçãoIntrodução: Brincar é uma das práticas primordiais para o desenvolvimento físico, emocional e social da criança. Apesar da reconhecida importância desta atividade, durante a hospitalização ela é pouco valorizada, de modo que o modelo tradicional de intervenção e cuidado de crianças hospitalizadas deve ser revisto. Objetivo: identificar nas literaturas quais as técnicas que podem ser adotadas durante a hospitalização e os benefícios no cuidado humanizado pela equipe de saúde. Metodologia: Foi realizado uma pesquisa bibliográfica, utilizando livros, revistas e periódicos publicados em bases de dados SciELO, PubMed, Bireme e site Google Acadêmico, utilizando os descritores Brinquedo, Criança e Hospitalização, no período de fevereiro a julho de 2012. Após a seleção do material publicado entre os anos 2001 a 2011 foram realizadas leituras explorativas e analíticas. Resultados: As dificuldades que os pacientes pediátricos apresentam se devem ao medo do desconhecido ou às situações desagradáveis sofridas por elas em hospitalizações anteriores. Isto causa temor, levando-as a crer que todos os profissionais causarão dores ou sofrimentos, por isso a importância do preparo dos profissionais com o cuidado é de grande relevância. Uma das maneiras de evitar o sofrimento da internação está na comunicação e no brinquedo terapêutico. Conclusão: Os hospitais devem investir em recursos humanos e infraestrutura. As terapias complementares vêm sendo incorporados à assistência a crianças hospitalizadas para privilegiar as necessidades afetivas, sociais e culturais. Diante disso, a equipe de saúde precisa agir de maneira em que amenize o sofrimento, sendo a brinquedoteca uma das estratégias de inovação.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2013-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisãoapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/177510.13037/rbcs.vol11n35.1775Journal of Health Care; Vol. 11 No. 35 (2013): Janeiro - Março/2013Revista de Atenção à Saúde; v. 11 n. 35 (2013): Janeiro - Março/20132359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1775/1376Oliveira, Dayanne Kallyne Morais de AraujoOliveira, Fabiana Carla Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-20T13:27:52Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1775Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2013-05-20T13:27:52Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Benefícios da Brinquetodeca à Criança Hospitalizada: Uma Revisão de Literatura
title Benefícios da Brinquetodeca à Criança Hospitalizada: Uma Revisão de Literatura
spellingShingle Benefícios da Brinquetodeca à Criança Hospitalizada: Uma Revisão de Literatura
Oliveira, Dayanne Kallyne Morais de Araujo
Brinquedo
Criança
Hospitalização
title_short Benefícios da Brinquetodeca à Criança Hospitalizada: Uma Revisão de Literatura
title_full Benefícios da Brinquetodeca à Criança Hospitalizada: Uma Revisão de Literatura
title_fullStr Benefícios da Brinquetodeca à Criança Hospitalizada: Uma Revisão de Literatura
title_full_unstemmed Benefícios da Brinquetodeca à Criança Hospitalizada: Uma Revisão de Literatura
title_sort Benefícios da Brinquetodeca à Criança Hospitalizada: Uma Revisão de Literatura
author Oliveira, Dayanne Kallyne Morais de Araujo
author_facet Oliveira, Dayanne Kallyne Morais de Araujo
Oliveira, Fabiana Carla Mendes
author_role author
author2 Oliveira, Fabiana Carla Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dayanne Kallyne Morais de Araujo
Oliveira, Fabiana Carla Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedo
Criança
Hospitalização
topic Brinquedo
Criança
Hospitalização
description Introdução: Brincar é uma das práticas primordiais para o desenvolvimento físico, emocional e social da criança. Apesar da reconhecida importância desta atividade, durante a hospitalização ela é pouco valorizada, de modo que o modelo tradicional de intervenção e cuidado de crianças hospitalizadas deve ser revisto. Objetivo: identificar nas literaturas quais as técnicas que podem ser adotadas durante a hospitalização e os benefícios no cuidado humanizado pela equipe de saúde. Metodologia: Foi realizado uma pesquisa bibliográfica, utilizando livros, revistas e periódicos publicados em bases de dados SciELO, PubMed, Bireme e site Google Acadêmico, utilizando os descritores Brinquedo, Criança e Hospitalização, no período de fevereiro a julho de 2012. Após a seleção do material publicado entre os anos 2001 a 2011 foram realizadas leituras explorativas e analíticas. Resultados: As dificuldades que os pacientes pediátricos apresentam se devem ao medo do desconhecido ou às situações desagradáveis sofridas por elas em hospitalizações anteriores. Isto causa temor, levando-as a crer que todos os profissionais causarão dores ou sofrimentos, por isso a importância do preparo dos profissionais com o cuidado é de grande relevância. Uma das maneiras de evitar o sofrimento da internação está na comunicação e no brinquedo terapêutico. Conclusão: Os hospitais devem investir em recursos humanos e infraestrutura. As terapias complementares vêm sendo incorporados à assistência a crianças hospitalizadas para privilegiar as necessidades afetivas, sociais e culturais. Diante disso, a equipe de saúde precisa agir de maneira em que amenize o sofrimento, sendo a brinquedoteca uma das estratégias de inovação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1775
10.13037/rbcs.vol11n35.1775
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1775
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol11n35.1775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1775/1376
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 11 No. 35 (2013): Janeiro - Março/2013
Revista de Atenção à Saúde; v. 11 n. 35 (2013): Janeiro - Março/2013
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042260712980480