PERCEPÇÕES E CONFLITOS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rapanos, Bruna Mara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Edina Correia de, Ferreira, Wellington Fernando da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6569
Resumo: Objetivo: Evidenciar percepções assistenciais sobre cuidados paliativos em acadêmicos de graduação em enfermagem que possuam formação auxiliar/técnica. Materiais e Método: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo descritivo, com 29 acadêmicos do curso superior em enfermagem, com experiência técnica, em diversos semestres de um Centro Universitário em Curitiba, Paraná. Resultados: A população avaliada foi predominante ao gênero feminino, com média de idade de 33 anos, com formação técnica e experiência profissional média de 9 anos. O conceito de cuidados paliativos referido pelos acadêmicos não abrange todas as características recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Contudo, quanto aos cuidados paliativos, predominaram as respostas de conhecimento técnico. Em relação aos sentimentos vivenciados destacaram-se: tristeza, dever cumprido, gratidão, impotência, e algo desagradável. Destacou-se, o conhecimento preliminar centrado na predominância de uma assistência do modelo biomédico. A execução de procedimentos técnicos/científicos prevaleceu em relação ao cuidar psicológico, diante do referencial teórico de Margaret Jean Watson. Conclusão: Observou-se, através das percepções relatadas, a necessidade de conhecimento adicional acerca de cuidados paliativos para despertar o interesse em acadêmicos e profissionais de enfermagem, e criar espaços para reflexões sobre o tema morrer e morte. Desse modo pode-se inferir que os achados tendem a conduzir a ricas discussões no sentido de elevar a qualidade no ensino voltado aos cuidados paliativos. Palavras-chave: Cuidados paliativos, Enfermagem, Acadêmicos, Terminalidade.
id USCS-3_64cc1ea323bd18e284cf9a00b108cef7
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6569
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES E CONFLITOS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE CUIDADOS PALIATIVOSCuidados paliativosEnfermagemAcadêmicosTerminalidade.Objetivo: Evidenciar percepções assistenciais sobre cuidados paliativos em acadêmicos de graduação em enfermagem que possuam formação auxiliar/técnica. Materiais e Método: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo descritivo, com 29 acadêmicos do curso superior em enfermagem, com experiência técnica, em diversos semestres de um Centro Universitário em Curitiba, Paraná. Resultados: A população avaliada foi predominante ao gênero feminino, com média de idade de 33 anos, com formação técnica e experiência profissional média de 9 anos. O conceito de cuidados paliativos referido pelos acadêmicos não abrange todas as características recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Contudo, quanto aos cuidados paliativos, predominaram as respostas de conhecimento técnico. Em relação aos sentimentos vivenciados destacaram-se: tristeza, dever cumprido, gratidão, impotência, e algo desagradável. Destacou-se, o conhecimento preliminar centrado na predominância de uma assistência do modelo biomédico. A execução de procedimentos técnicos/científicos prevaleceu em relação ao cuidar psicológico, diante do referencial teórico de Margaret Jean Watson. Conclusão: Observou-se, através das percepções relatadas, a necessidade de conhecimento adicional acerca de cuidados paliativos para despertar o interesse em acadêmicos e profissionais de enfermagem, e criar espaços para reflexões sobre o tema morrer e morte. Desse modo pode-se inferir que os achados tendem a conduzir a ricas discussões no sentido de elevar a qualidade no ensino voltado aos cuidados paliativos. Palavras-chave: Cuidados paliativos, Enfermagem, Acadêmicos, Terminalidade.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6569Journal of Health Care; Vol. 18 No. 65 (2020): Revista de Atenção à SaúdeRevista de Atenção à Saúde; v. 18 n. 65 (2020): Revista de Atenção à Saúde2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6569/3164Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúdehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRapanos, Bruna MaraOliveira, Edina Correia deFerreira, Wellington Fernando da Silva2020-10-26T14:23:41Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6569Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2020-10-26T14:23:41Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES E CONFLITOS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS
title PERCEPÇÕES E CONFLITOS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS
spellingShingle PERCEPÇÕES E CONFLITOS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS
Rapanos, Bruna Mara
Cuidados paliativos
Enfermagem
Acadêmicos
Terminalidade.
title_short PERCEPÇÕES E CONFLITOS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS
title_full PERCEPÇÕES E CONFLITOS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS
title_fullStr PERCEPÇÕES E CONFLITOS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES E CONFLITOS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS
title_sort PERCEPÇÕES E CONFLITOS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS
author Rapanos, Bruna Mara
author_facet Rapanos, Bruna Mara
Oliveira, Edina Correia de
Ferreira, Wellington Fernando da Silva
author_role author
author2 Oliveira, Edina Correia de
Ferreira, Wellington Fernando da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rapanos, Bruna Mara
Oliveira, Edina Correia de
Ferreira, Wellington Fernando da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados paliativos
Enfermagem
Acadêmicos
Terminalidade.
topic Cuidados paliativos
Enfermagem
Acadêmicos
Terminalidade.
description Objetivo: Evidenciar percepções assistenciais sobre cuidados paliativos em acadêmicos de graduação em enfermagem que possuam formação auxiliar/técnica. Materiais e Método: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo descritivo, com 29 acadêmicos do curso superior em enfermagem, com experiência técnica, em diversos semestres de um Centro Universitário em Curitiba, Paraná. Resultados: A população avaliada foi predominante ao gênero feminino, com média de idade de 33 anos, com formação técnica e experiência profissional média de 9 anos. O conceito de cuidados paliativos referido pelos acadêmicos não abrange todas as características recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Contudo, quanto aos cuidados paliativos, predominaram as respostas de conhecimento técnico. Em relação aos sentimentos vivenciados destacaram-se: tristeza, dever cumprido, gratidão, impotência, e algo desagradável. Destacou-se, o conhecimento preliminar centrado na predominância de uma assistência do modelo biomédico. A execução de procedimentos técnicos/científicos prevaleceu em relação ao cuidar psicológico, diante do referencial teórico de Margaret Jean Watson. Conclusão: Observou-se, através das percepções relatadas, a necessidade de conhecimento adicional acerca de cuidados paliativos para despertar o interesse em acadêmicos e profissionais de enfermagem, e criar espaços para reflexões sobre o tema morrer e morte. Desse modo pode-se inferir que os achados tendem a conduzir a ricas discussões no sentido de elevar a qualidade no ensino voltado aos cuidados paliativos. Palavras-chave: Cuidados paliativos, Enfermagem, Acadêmicos, Terminalidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6569
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6569/3164
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 18 No. 65 (2020): Revista de Atenção à Saúde
Revista de Atenção à Saúde; v. 18 n. 65 (2020): Revista de Atenção à Saúde
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042263268360192