Principais métodos de avaliação psicométrica da confiabilidade de instrumentos de medida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Cristiane Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Almeida Neto, Omar Pereira, Stackfleth, Renata Stackfleth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/3671
Resumo: Introdução: A literatura tem focado a importância da adequada avaliação psicométrica dos instrumentos de medida como critério de boa qualidade do instrumento no que se refere às evidências de validade e à confiabilidade. Avaliar a confiabilidade é o primeiro passo para conhecer a acurácia de um instrumento de medida. Objetivo: Apresentar os princípios básicos de avaliação psicométrica da confiabilidade dos instrumentos de medida e os principais métodos estatísticos descritos na literatura. Metodologia: A pesquisa foi realizada a partir de publicações nas bases de dados Medline, LILACS e IBECS e também pelas descrições em livros da área. A análise dos estudos envolveu leitura de títulos, resumos e textos publicados nos últimos 10 anos, e foram excluídos artigos duplicados ou que não correspondiam ao objetivo desta revisão. Resultados: Os principais métodos de avaliação da confiabilidade são os baseados na correlação entre os itens e na consistência interna. Os principais métodos baseados em correlações são a confiabilidade teste-reteste, a confiabilidade a partir de formas equivalentes (ou paralelas) e a confiabilidade entre observadores; já os principais métodos de avaliação pela consistência interna são o método das duas metades, o coeficiente alfa de correlação (alfa de Cronbach) e o método de Kuder-Richardson. Conclusão: De modo geral, os autores concordam com os critérios fundamentais de avaliação da confiabilidade de um bom instrumento de medida. A confiabilidade é um atributo psicométrico presente num bom instrumento de medida e precisa ser contemplado nessas categorias de estudo. 
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spelling Principais métodos de avaliação psicométrica da confiabilidade de instrumentos de medidaMain psychometric evaluation methods of measuring instruments reliabilityreproducibility of resultsmeasurementsmethodsand theoriesquestionnairespsychometricsreprodutibilidade dos testesmedidasmétodos e teoriasquestionáriospsicometriaIntrodução: A literatura tem focado a importância da adequada avaliação psicométrica dos instrumentos de medida como critério de boa qualidade do instrumento no que se refere às evidências de validade e à confiabilidade. Avaliar a confiabilidade é o primeiro passo para conhecer a acurácia de um instrumento de medida. Objetivo: Apresentar os princípios básicos de avaliação psicométrica da confiabilidade dos instrumentos de medida e os principais métodos estatísticos descritos na literatura. Metodologia: A pesquisa foi realizada a partir de publicações nas bases de dados Medline, LILACS e IBECS e também pelas descrições em livros da área. A análise dos estudos envolveu leitura de títulos, resumos e textos publicados nos últimos 10 anos, e foram excluídos artigos duplicados ou que não correspondiam ao objetivo desta revisão. Resultados: Os principais métodos de avaliação da confiabilidade são os baseados na correlação entre os itens e na consistência interna. Os principais métodos baseados em correlações são a confiabilidade teste-reteste, a confiabilidade a partir de formas equivalentes (ou paralelas) e a confiabilidade entre observadores; já os principais métodos de avaliação pela consistência interna são o método das duas metades, o coeficiente alfa de correlação (alfa de Cronbach) e o método de Kuder-Richardson. Conclusão: De modo geral, os autores concordam com os critérios fundamentais de avaliação da confiabilidade de um bom instrumento de medida. A confiabilidade é um atributo psicométrico presente num bom instrumento de medida e precisa ser contemplado nessas categorias de estudo. Introduction: Literature has focused on the importance of proper psychometric evaluation of measuring instruments as a criterion for the good quality of the instrument in relation to evidence of validity and reliability. To assess the reliability is the first step to know the accuracy of a measuring instrument. Objective: This article presents the basic principles of psychometric evaluation of the reliability of measuring instruments and the main statistical methods described in the literature. Method: The survey was conducted from publications in Medline, LILACS, and IBECS databases and also from the descriptions in books regarding the field of study. The analysis of the studies involved reading titles, abstracts, and articles published in the last 10 years and excluded articles that were duplicated or not corresponding to the purpose of this review. Results: The main evaluation of reliability methods are based on the correlation between the items and internal consistency. The main methods based on correlations are the test-retest reliability, reliability from equivalent (or parallel) forms, and the reliability between observers; on the other hand, the main evaluation methods for internal consistency are the split-half method, the alpha correlation coefficient (Cronbach’s alpha) and the Kuder-Richardson formula. Conclusions: In general, the authors agree with the basic criteria for evaluating the reliability of a good measurement instrument. Reliability is a psychometric attribute needed in a good measurement instrument and needs to be covered in these study categories. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2016-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de revisãoapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/367110.13037/ras.vol14n49.3671Journal of Health Care; Vol. 14 No. 49 (2016): Revista de Atenção à Saúde; 98-103Revista de Atenção à Saúde; v. 14 n. 49 (2016): Revista de Atenção à Saúde; 98-1032359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/3671/pdfCunha, Cristiane Martinsde Almeida Neto, Omar PereiraStackfleth, Renata Stackflethinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:25:05Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/3671Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2017-02-13T17:25:05Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
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