Influência da realidade virtual nas atividades psicomotoras e percepção corporal de escolares: estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Elenilton Correia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira, Ana Paula de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/3456
Resumo: Introdução: A psicomotricidade pode ser definida como a ciência que trabalha de forma associada o corpo e a mente. Recursos de realidade virtual podem ser ferramentas lúdicas para estimular a aquisição e o aperfeiçoamento de habilidades neuromotoras em crianças em fase de desenvolvimento. Objetivo: analisar a influência do Nintendo Wii® nas atividades psicomotoras e na percepção corporal de crianças saudáveis da rede pública de ensino. Materiais e métodos: Foram envolvidos nessa amostra aleatória três estudantes de ambos os gêneros, na faixa etária de 7 a 10 anos. A percepção corporal foi avaliada através do Protocolo de Askevold, o equilíbrio foi verificado pelo teste de Fukuda e o desempenho de práticas psicomotoras foi analisado por meio do protocolo de teste psicomotor de Fonseca. Após avaliações, as crianças passaram por um treinamento com a realidade virtual duas vezes por semana durante 30 minutos, totalizando 10 sessões. Para analisar os resultados obtidos foram considerados valores absolutos e relativos. Resultados: Referente ao COG Wii Fit® e estabilidade pôde acompanhar ganhos do momento pré para o pós. As pontuações aumentaram praticamente em todos os jogos utilizados na intervenção. Além disso foi verificada melhorias importantes na percepção corporal dos estudantes, ou seja, saindo de uma condição de hiperesquematia para normoesquematia. Conclusão: Pôde-se constatar que o treinamento com a realidade virtual influenciou positivamente o desempenho nas atividades psicomotoras e percepção corporal de todas as crianças analisadas.
id USCS-3_714973f938b670a7345d41b90be64ce5
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/3456
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling Influência da realidade virtual nas atividades psicomotoras e percepção corporal de escolares: estudo pilotoInfluence of virtual reality in psychomotor activities and body perception of school students: a pilot studyvirtual gamesbody notionpsychomotricitychildrenjogos virtuaisnoção corporalpsicomotricidadecriançasIntrodução: A psicomotricidade pode ser definida como a ciência que trabalha de forma associada o corpo e a mente. Recursos de realidade virtual podem ser ferramentas lúdicas para estimular a aquisição e o aperfeiçoamento de habilidades neuromotoras em crianças em fase de desenvolvimento. Objetivo: analisar a influência do Nintendo Wii® nas atividades psicomotoras e na percepção corporal de crianças saudáveis da rede pública de ensino. Materiais e métodos: Foram envolvidos nessa amostra aleatória três estudantes de ambos os gêneros, na faixa etária de 7 a 10 anos. A percepção corporal foi avaliada através do Protocolo de Askevold, o equilíbrio foi verificado pelo teste de Fukuda e o desempenho de práticas psicomotoras foi analisado por meio do protocolo de teste psicomotor de Fonseca. Após avaliações, as crianças passaram por um treinamento com a realidade virtual duas vezes por semana durante 30 minutos, totalizando 10 sessões. Para analisar os resultados obtidos foram considerados valores absolutos e relativos. Resultados: Referente ao COG Wii Fit® e estabilidade pôde acompanhar ganhos do momento pré para o pós. As pontuações aumentaram praticamente em todos os jogos utilizados na intervenção. Além disso foi verificada melhorias importantes na percepção corporal dos estudantes, ou seja, saindo de uma condição de hiperesquematia para normoesquematia. Conclusão: Pôde-se constatar que o treinamento com a realidade virtual influenciou positivamente o desempenho nas atividades psicomotoras e percepção corporal de todas as crianças analisadas.Introduction: Psychomotricity can be defined as the science that works on the connection of body and mind. Virtual reality features can be playful tools to stimulate neuromotor abilities acquisition and improvement in growing children. Objective: To analyze Nintendo Wii® influence on psychomotor activities and body awareness in healthy children the public school system. Materials and Methods: We randomly involved in this sample three students of both genders, aged 7-10 years. Body perception was evaluated by the Askevold Protocol, balance was verified by the Fukuda test and psychomotor practices performance was analyzed by the Fonseca psychomotor test protocol . After evaluations, children have gone through a two-times-a-week virtual reality training for 30 minutes each, in a total of 10 sessions. Absolute and relative values were considered to analyze the results. Results: Regarding the COG Wii Fit® and stability could follow gains from prior to after the intervention. Score has increased in almost all games used in the intervention. Important improvements were also observed in students body perception, changing hiperesquematia condition for normoesquematia condition. Conclusion: It could be observed that virtual reality training has positively influenced performance on psychomotor activities and body perception in all children studied. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2016-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/345610.13037/ras.vol14n48.3456Journal of Health Care; Vol. 14 No. 48 (2016): Revista de Atenção à Saúde; 11-20Revista de Atenção à Saúde; v. 14 n. 48 (2016): Revista de Atenção à Saúde; 11-202359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/3456/pdfde Souza, Elenilton CorreiaFerreira, Ana Paula de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T13:10:42Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/3456Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2017-02-13T13:10:42Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da realidade virtual nas atividades psicomotoras e percepção corporal de escolares: estudo piloto
Influence of virtual reality in psychomotor activities and body perception of school students: a pilot study
title Influência da realidade virtual nas atividades psicomotoras e percepção corporal de escolares: estudo piloto
spellingShingle Influência da realidade virtual nas atividades psicomotoras e percepção corporal de escolares: estudo piloto
de Souza, Elenilton Correia
virtual games
body notion
psychomotricity
children
jogos virtuais
noção corporal
psicomotricidade
crianças
title_short Influência da realidade virtual nas atividades psicomotoras e percepção corporal de escolares: estudo piloto
title_full Influência da realidade virtual nas atividades psicomotoras e percepção corporal de escolares: estudo piloto
title_fullStr Influência da realidade virtual nas atividades psicomotoras e percepção corporal de escolares: estudo piloto
title_full_unstemmed Influência da realidade virtual nas atividades psicomotoras e percepção corporal de escolares: estudo piloto
title_sort Influência da realidade virtual nas atividades psicomotoras e percepção corporal de escolares: estudo piloto
author de Souza, Elenilton Correia
author_facet de Souza, Elenilton Correia
Ferreira, Ana Paula de Lima
author_role author
author2 Ferreira, Ana Paula de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Elenilton Correia
Ferreira, Ana Paula de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv virtual games
body notion
psychomotricity
children
jogos virtuais
noção corporal
psicomotricidade
crianças
topic virtual games
body notion
psychomotricity
children
jogos virtuais
noção corporal
psicomotricidade
crianças
description Introdução: A psicomotricidade pode ser definida como a ciência que trabalha de forma associada o corpo e a mente. Recursos de realidade virtual podem ser ferramentas lúdicas para estimular a aquisição e o aperfeiçoamento de habilidades neuromotoras em crianças em fase de desenvolvimento. Objetivo: analisar a influência do Nintendo Wii® nas atividades psicomotoras e na percepção corporal de crianças saudáveis da rede pública de ensino. Materiais e métodos: Foram envolvidos nessa amostra aleatória três estudantes de ambos os gêneros, na faixa etária de 7 a 10 anos. A percepção corporal foi avaliada através do Protocolo de Askevold, o equilíbrio foi verificado pelo teste de Fukuda e o desempenho de práticas psicomotoras foi analisado por meio do protocolo de teste psicomotor de Fonseca. Após avaliações, as crianças passaram por um treinamento com a realidade virtual duas vezes por semana durante 30 minutos, totalizando 10 sessões. Para analisar os resultados obtidos foram considerados valores absolutos e relativos. Resultados: Referente ao COG Wii Fit® e estabilidade pôde acompanhar ganhos do momento pré para o pós. As pontuações aumentaram praticamente em todos os jogos utilizados na intervenção. Além disso foi verificada melhorias importantes na percepção corporal dos estudantes, ou seja, saindo de uma condição de hiperesquematia para normoesquematia. Conclusão: Pôde-se constatar que o treinamento com a realidade virtual influenciou positivamente o desempenho nas atividades psicomotoras e percepção corporal de todas as crianças analisadas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/3456
10.13037/ras.vol14n48.3456
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/3456
identifier_str_mv 10.13037/ras.vol14n48.3456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/3456/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 14 No. 48 (2016): Revista de Atenção à Saúde; 11-20
Revista de Atenção à Saúde; v. 14 n. 48 (2016): Revista de Atenção à Saúde; 11-20
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042261844393984