Influência da realidade virtual nas atividades psicomotoras e percepção corporal de escolares: estudo piloto
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/3456 |
Resumo: | Introdução: A psicomotricidade pode ser definida como a ciência que trabalha de forma associada o corpo e a mente. Recursos de realidade virtual podem ser ferramentas lúdicas para estimular a aquisição e o aperfeiçoamento de habilidades neuromotoras em crianças em fase de desenvolvimento. Objetivo: analisar a influência do Nintendo Wii® nas atividades psicomotoras e na percepção corporal de crianças saudáveis da rede pública de ensino. Materiais e métodos: Foram envolvidos nessa amostra aleatória três estudantes de ambos os gêneros, na faixa etária de 7 a 10 anos. A percepção corporal foi avaliada através do Protocolo de Askevold, o equilíbrio foi verificado pelo teste de Fukuda e o desempenho de práticas psicomotoras foi analisado por meio do protocolo de teste psicomotor de Fonseca. Após avaliações, as crianças passaram por um treinamento com a realidade virtual duas vezes por semana durante 30 minutos, totalizando 10 sessões. Para analisar os resultados obtidos foram considerados valores absolutos e relativos. Resultados: Referente ao COG Wii Fit® e estabilidade pôde acompanhar ganhos do momento pré para o pós. As pontuações aumentaram praticamente em todos os jogos utilizados na intervenção. Além disso foi verificada melhorias importantes na percepção corporal dos estudantes, ou seja, saindo de uma condição de hiperesquematia para normoesquematia. Conclusão: Pôde-se constatar que o treinamento com a realidade virtual influenciou positivamente o desempenho nas atividades psicomotoras e percepção corporal de todas as crianças analisadas. |
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Influência da realidade virtual nas atividades psicomotoras e percepção corporal de escolares: estudo pilotoInfluence of virtual reality in psychomotor activities and body perception of school students: a pilot studyvirtual gamesbody notionpsychomotricitychildrenjogos virtuaisnoção corporalpsicomotricidadecriançasIntrodução: A psicomotricidade pode ser definida como a ciência que trabalha de forma associada o corpo e a mente. Recursos de realidade virtual podem ser ferramentas lúdicas para estimular a aquisição e o aperfeiçoamento de habilidades neuromotoras em crianças em fase de desenvolvimento. Objetivo: analisar a influência do Nintendo Wii® nas atividades psicomotoras e na percepção corporal de crianças saudáveis da rede pública de ensino. Materiais e métodos: Foram envolvidos nessa amostra aleatória três estudantes de ambos os gêneros, na faixa etária de 7 a 10 anos. A percepção corporal foi avaliada através do Protocolo de Askevold, o equilíbrio foi verificado pelo teste de Fukuda e o desempenho de práticas psicomotoras foi analisado por meio do protocolo de teste psicomotor de Fonseca. Após avaliações, as crianças passaram por um treinamento com a realidade virtual duas vezes por semana durante 30 minutos, totalizando 10 sessões. Para analisar os resultados obtidos foram considerados valores absolutos e relativos. Resultados: Referente ao COG Wii Fit® e estabilidade pôde acompanhar ganhos do momento pré para o pós. As pontuações aumentaram praticamente em todos os jogos utilizados na intervenção. Além disso foi verificada melhorias importantes na percepção corporal dos estudantes, ou seja, saindo de uma condição de hiperesquematia para normoesquematia. Conclusão: Pôde-se constatar que o treinamento com a realidade virtual influenciou positivamente o desempenho nas atividades psicomotoras e percepção corporal de todas as crianças analisadas.Introduction: Psychomotricity can be defined as the science that works on the connection of body and mind. Virtual reality features can be playful tools to stimulate neuromotor abilities acquisition and improvement in growing children. Objective: To analyze Nintendo Wii® influence on psychomotor activities and body awareness in healthy children the public school system. Materials and Methods: We randomly involved in this sample three students of both genders, aged 7-10 years. Body perception was evaluated by the Askevold Protocol, balance was verified by the Fukuda test and psychomotor practices performance was analyzed by the Fonseca psychomotor test protocol . After evaluations, children have gone through a two-times-a-week virtual reality training for 30 minutes each, in a total of 10 sessions. Absolute and relative values were considered to analyze the results. Results: Regarding the COG Wii Fit® and stability could follow gains from prior to after the intervention. Score has increased in almost all games used in the intervention. Important improvements were also observed in students body perception, changing hiperesquematia condition for normoesquematia condition. Conclusion: It could be observed that virtual reality training has positively influenced performance on psychomotor activities and body perception in all children studied. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2016-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/345610.13037/ras.vol14n48.3456Journal of Health Care; Vol. 14 No. 48 (2016): Revista de Atenção à Saúde; 11-20Revista de Atenção à Saúde; v. 14 n. 48 (2016): Revista de Atenção à Saúde; 11-202359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/3456/pdfde Souza, Elenilton CorreiaFerreira, Ana Paula de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T13:10:42Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/3456Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2017-02-13T13:10:42Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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