AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DA PREVALÊNCIA DE ANEMIA FERROPRIVA EM CRIANÇAS DE UMA CRECHE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EVALUATION OF THE NUTRITIONAL STATE AND THE PREVALENCE OF IRON-DEFICIENCY ANEMIA IN CHILDREN IN A DAY CARE CENTER IN SÃO PAULO DISTRI
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/339 |
Resumo: | Objetivo: uma vez que a literatura tem mostrado elevado percentual de anemia ferropriva e desvios nutricionais em crianças institucionalizadas, realizou-se o estudo com o objetivo de avaliar o estado nutricional e a presença de anemia ferropriva em crianças atendidas em uma creche no Município de São Paulo. Métodos: foi realizado um estudo transversal descritivo com 55 crianças pré-escolares de dois a cinco anos, de ambos os sexos. Foi aplicado um questionário sobre condições socioeconômicas e realizada avaliação do estado nutricional por antropometria, sendo medidos peso e altura, em que se utilizou o padrão de referência da WHO (2007). Para diagnóstico nutricional, foi utilizado o escore-Z. A avaliação bioquímica foi realizada por meio do exame de punção venosa e consideradas anêmicas crianças com hemoglobina < 11,0mg/dL. Foi realizado o teste Qui-Quadrado, e o nível de significância adotado foi de p < 0,05. Resultados: em relação ao perfil socioeconômico das famílias, 43,0% das mães possuíam até oito anos de estudo e 75,0% das famílias apresentavam rendimento de até dois salários mínimos. Foi elevada a prevalência de crianças com baixo peso ao nascer (11,0%). A prevalência de desnutrição crônica foi encontrada em apenas 2,0% das crianças e de desnutrição aguda, em 7,0%. A prevalência de anemia nos pré-escolares foi de 23,0%, não estando associada ao estado nutricional. Conclusão: é necessário o estabelecimento de medidas preventivas para o controle de distúrbios nutricionais, como anemia ferropriva e desnutrição, na comunidade pré-escolar. |
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