O ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO DE CUIDADORES DE PACIENTES COM SEQUELAS DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Carmel de Araujo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Monteiro, Geyciele Lima, Santos, Ariane Gomes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/3114
Resumo: Introdução: acidente vascular cerebral (AVC) é uma lesão súbita da função cerebral ocasionada pela deficiência de suprimento sanguíneo para o cérebro, é uma das maiores causas de mortes e sequelas no mundo e no Brasil. Objetivos: identificar a produção científica sobre a importância do enfermeiro na orientação aos cuidadores de clientes com sequelas de AVC; identificar as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores no sistema de cuidado domiciliar e analisar a efetividade da assistência educacional para a clientela do estudo. Materiais e métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura que reuniu artigos das bases de dados LILACS e SCIELO em português e espanhol, utilizou-se os descritores: acidente vascular cerebral, assistência domiciliar, cuidadores e enfermagem.  A amostra final constituiu-se de 13 artigos. Resultados: constatou-se que as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores estão relacionadas à falta de informações e orientações sobre a patologia, suas complicações e principais cuidados que precisam ser prestados no domicílio sendo o enfermeiro um profissional habilitado para fazer essa educação em saúde, e que programas de alta hospitalar proporcionam ao cuidador mais segurança, confiança, permitindo melhorar a qualidade de vida tanto do paciente quanto do cuidador. Considerações finais: é importante oferecer educação em saúde de qualidade aos pacientes e cuidadores durante o período de internação. O enfermeiro deve utilizar suas habilidades de educador como estratégia de cuidado permanente ao paciente após a alta hospitalar, por meio da minimização das dúvidas, medos e dificuldades dos cuidadores e da capacitação dos mesmos para enfrentar a nova realidade.
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spelling O ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO DE CUIDADORES DE PACIENTES COM SEQUELAS DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRALNURSES’ ROLE IN THE EDUCATION OF CAREGIVERS OF PATIENTS WITH STROKEAcidente Vascular Cerebralassistência domiciliarcuidadoresenfermagemStrokehome nursingcaregiversnursing.Introdução: acidente vascular cerebral (AVC) é uma lesão súbita da função cerebral ocasionada pela deficiência de suprimento sanguíneo para o cérebro, é uma das maiores causas de mortes e sequelas no mundo e no Brasil. Objetivos: identificar a produção científica sobre a importância do enfermeiro na orientação aos cuidadores de clientes com sequelas de AVC; identificar as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores no sistema de cuidado domiciliar e analisar a efetividade da assistência educacional para a clientela do estudo. Materiais e métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura que reuniu artigos das bases de dados LILACS e SCIELO em português e espanhol, utilizou-se os descritores: acidente vascular cerebral, assistência domiciliar, cuidadores e enfermagem.  A amostra final constituiu-se de 13 artigos. Resultados: constatou-se que as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores estão relacionadas à falta de informações e orientações sobre a patologia, suas complicações e principais cuidados que precisam ser prestados no domicílio sendo o enfermeiro um profissional habilitado para fazer essa educação em saúde, e que programas de alta hospitalar proporcionam ao cuidador mais segurança, confiança, permitindo melhorar a qualidade de vida tanto do paciente quanto do cuidador. Considerações finais: é importante oferecer educação em saúde de qualidade aos pacientes e cuidadores durante o período de internação. O enfermeiro deve utilizar suas habilidades de educador como estratégia de cuidado permanente ao paciente após a alta hospitalar, por meio da minimização das dúvidas, medos e dificuldades dos cuidadores e da capacitação dos mesmos para enfrentar a nova realidade.Introduction: A cerebrovascular accident (CVA) is a sudden injury of brain function caused by blood supplydeficiency in the brain, which has become a major cause of death and sequelae in the world as well as in Brazil.Objectives: To identify the scientific literature on the importance of nurse in the orientation of caregivers ofcustomers with CVA sequelae; to identify the difficulties faced by caregivers at the home nursing system and toanalyze the effectiveness of educational assistance to the clientele of the study. Methods: This is an integrativeliterature review that analyzed databases of articles LILACS and SciELO in Portuguese and Spanish, using thedescriptors “acidente vascular cerebral and assistência domiciliar and cuidadores and enfermagem” [“strokeand home care and caregivers and nursing”]. The final sample consisted of 13 articles. Results: It was foundthat the difficulties faced by caregivers are related to lack of information and guidance on the pathology, itscomplications and the main cares that must be provided at home, the nurses being the professionals qualifiedto make this health education, and that the discharge programs provide the caregiver with more security,trust, thereby allowing to improve the quality of life of the patient and the caregiver alike. Final thoughts: Itis important to offer an education on health quality to patients and caregivers during hospitalization. Nursesshould use their skills as educators as a permanent care strategy to the patient after discharge, by minimizingthe doubts, fears and difficulties of caregivers and empowering them to face the new reality.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2015-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de revisãoapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/311410.13037/ras.vol13n45.3114Journal of Health Care; Vol. 13 No. 45 (2015): Revista de Atenção à Saúde; 114-120Revista de Atenção à Saúde; v. 13 n. 45 (2015): Revista de Atenção à Saúde; 114-1202359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/3114/1790Silva, Renata Carmel de AraujoMonteiro, Geyciele LimaSantos, Ariane Gomes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T16:38:33Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/3114Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2015-10-02T16:38:33Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
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