EFEITO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA-3S NOS ANTAGONISTAS SOBRE A DETERMINAÇÃO DA CARGA NO TESTE DE 10RM.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haua, Rodrigo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Paz, Gabriel Andrade, Maia, Marianna de Freitas, Lima, Vicente Pinheiro, Cader, Samária Ali, Dantas, Estélio Henrique Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1929
Resumo: Introdução: evidências prévias indicam que o treinamento de flexibilidade promove efeito deletério sobre a força muscular, todavia, são escassos achados relacionados aos efeitos potenciais de exercícios de alongamento muscular nos antagonistas sobre o desempenho dos agonistas. Objetivo: verificar o efeito do método de facilitação neuromuscular proprioceptiva-3S (FNP-3S) nos músculos antagonistas sobre a determinação da carga de 10 repetições máximas (RM) dos músculos agonistas no exercício de remada aberta sentada com pegada pronada (RA). Dezoito sujeitos (25 ± 5 anos de idade) do sexo masculino, praticantes de treinamento de força há no mínimo 1 ano participaram do estudo. Materiais e Métodos: dois protocolos foram aplicados para determinação das cargas de 10RM: 1) protocolo tradicional (TRAD) – teste e reteste de 10RM na RA; 2) Protocolo FNP-3S nos antagonistas (FNPA) - foi aplicada uma serie de FNP-3S nos antagonistas (peitorais) antes de cada tentativa de determinação de carga no teste de 10RM. Ao final de cada protocolo registrou-se a sobrecarga e tempo de tensão (TT). Resultados: houve aumento significativo na sobrecarga obtida durante o teste de 10RM no protocolo FNPA (54,3 ± 7,9 kg) quando comparado ao protocolo TRAD (47,94 ± 8,77 kg) de acordo com o teste T pareado (p < 0,05). Não houve diferença significativa no TT entre os protocolos. Conclusão: o método FNP-3S aplicado nos músculos antagonistas promoveu aumento significativo na sobrecarga de 10RM. Sugere-se a utilização deste método em novas pesquisas, possibilitando o surgimento de evidências que venham a contribuir para obtenção de melhores resultados em programas de treinamento e reabilitação.
id USCS-3_8c01b2f43ef6d4fc947dab777c3aab50
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1929
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling EFEITO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA-3S NOS ANTAGONISTAS SOBRE A DETERMINAÇÃO DA CARGA NO TESTE DE 10RM.Alongamento muscularExercício resistidoForça muscular.Introdução: evidências prévias indicam que o treinamento de flexibilidade promove efeito deletério sobre a força muscular, todavia, são escassos achados relacionados aos efeitos potenciais de exercícios de alongamento muscular nos antagonistas sobre o desempenho dos agonistas. Objetivo: verificar o efeito do método de facilitação neuromuscular proprioceptiva-3S (FNP-3S) nos músculos antagonistas sobre a determinação da carga de 10 repetições máximas (RM) dos músculos agonistas no exercício de remada aberta sentada com pegada pronada (RA). Dezoito sujeitos (25 ± 5 anos de idade) do sexo masculino, praticantes de treinamento de força há no mínimo 1 ano participaram do estudo. Materiais e Métodos: dois protocolos foram aplicados para determinação das cargas de 10RM: 1) protocolo tradicional (TRAD) – teste e reteste de 10RM na RA; 2) Protocolo FNP-3S nos antagonistas (FNPA) - foi aplicada uma serie de FNP-3S nos antagonistas (peitorais) antes de cada tentativa de determinação de carga no teste de 10RM. Ao final de cada protocolo registrou-se a sobrecarga e tempo de tensão (TT). Resultados: houve aumento significativo na sobrecarga obtida durante o teste de 10RM no protocolo FNPA (54,3 ± 7,9 kg) quando comparado ao protocolo TRAD (47,94 ± 8,77 kg) de acordo com o teste T pareado (p < 0,05). Não houve diferença significativa no TT entre os protocolos. Conclusão: o método FNP-3S aplicado nos músculos antagonistas promoveu aumento significativo na sobrecarga de 10RM. Sugere-se a utilização deste método em novas pesquisas, possibilitando o surgimento de evidências que venham a contribuir para obtenção de melhores resultados em programas de treinamento e reabilitação.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2014-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/192910.13037/rbcs.vol11n38.1929Journal of Health Care; Vol. 11 No. 38 (2013); 1-7Revista de Atenção à Saúde; v. 11 n. 38 (2013); 1-72359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1929/1468Haua, RodrigoPaz, Gabriel AndradeMaia, Marianna de FreitasLima, Vicente PinheiroCader, Samária AliDantas, Estélio Henrique Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-22T17:49:56Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1929Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2014-05-22T17:49:56Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA-3S NOS ANTAGONISTAS SOBRE A DETERMINAÇÃO DA CARGA NO TESTE DE 10RM.
title EFEITO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA-3S NOS ANTAGONISTAS SOBRE A DETERMINAÇÃO DA CARGA NO TESTE DE 10RM.
spellingShingle EFEITO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA-3S NOS ANTAGONISTAS SOBRE A DETERMINAÇÃO DA CARGA NO TESTE DE 10RM.
Haua, Rodrigo
Alongamento muscular
Exercício resistido
Força muscular.
title_short EFEITO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA-3S NOS ANTAGONISTAS SOBRE A DETERMINAÇÃO DA CARGA NO TESTE DE 10RM.
title_full EFEITO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA-3S NOS ANTAGONISTAS SOBRE A DETERMINAÇÃO DA CARGA NO TESTE DE 10RM.
title_fullStr EFEITO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA-3S NOS ANTAGONISTAS SOBRE A DETERMINAÇÃO DA CARGA NO TESTE DE 10RM.
title_full_unstemmed EFEITO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA-3S NOS ANTAGONISTAS SOBRE A DETERMINAÇÃO DA CARGA NO TESTE DE 10RM.
title_sort EFEITO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA-3S NOS ANTAGONISTAS SOBRE A DETERMINAÇÃO DA CARGA NO TESTE DE 10RM.
author Haua, Rodrigo
author_facet Haua, Rodrigo
Paz, Gabriel Andrade
Maia, Marianna de Freitas
Lima, Vicente Pinheiro
Cader, Samária Ali
Dantas, Estélio Henrique Martins
author_role author
author2 Paz, Gabriel Andrade
Maia, Marianna de Freitas
Lima, Vicente Pinheiro
Cader, Samária Ali
Dantas, Estélio Henrique Martins
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haua, Rodrigo
Paz, Gabriel Andrade
Maia, Marianna de Freitas
Lima, Vicente Pinheiro
Cader, Samária Ali
Dantas, Estélio Henrique Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Alongamento muscular
Exercício resistido
Força muscular.
topic Alongamento muscular
Exercício resistido
Força muscular.
description Introdução: evidências prévias indicam que o treinamento de flexibilidade promove efeito deletério sobre a força muscular, todavia, são escassos achados relacionados aos efeitos potenciais de exercícios de alongamento muscular nos antagonistas sobre o desempenho dos agonistas. Objetivo: verificar o efeito do método de facilitação neuromuscular proprioceptiva-3S (FNP-3S) nos músculos antagonistas sobre a determinação da carga de 10 repetições máximas (RM) dos músculos agonistas no exercício de remada aberta sentada com pegada pronada (RA). Dezoito sujeitos (25 ± 5 anos de idade) do sexo masculino, praticantes de treinamento de força há no mínimo 1 ano participaram do estudo. Materiais e Métodos: dois protocolos foram aplicados para determinação das cargas de 10RM: 1) protocolo tradicional (TRAD) – teste e reteste de 10RM na RA; 2) Protocolo FNP-3S nos antagonistas (FNPA) - foi aplicada uma serie de FNP-3S nos antagonistas (peitorais) antes de cada tentativa de determinação de carga no teste de 10RM. Ao final de cada protocolo registrou-se a sobrecarga e tempo de tensão (TT). Resultados: houve aumento significativo na sobrecarga obtida durante o teste de 10RM no protocolo FNPA (54,3 ± 7,9 kg) quando comparado ao protocolo TRAD (47,94 ± 8,77 kg) de acordo com o teste T pareado (p < 0,05). Não houve diferença significativa no TT entre os protocolos. Conclusão: o método FNP-3S aplicado nos músculos antagonistas promoveu aumento significativo na sobrecarga de 10RM. Sugere-se a utilização deste método em novas pesquisas, possibilitando o surgimento de evidências que venham a contribuir para obtenção de melhores resultados em programas de treinamento e reabilitação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1929
10.13037/rbcs.vol11n38.1929
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1929
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol11n38.1929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1929/1468
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 11 No. 38 (2013); 1-7
Revista de Atenção à Saúde; v. 11 n. 38 (2013); 1-7
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042260774846464