Estressores em adolescentes sobreviventes de câncer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Birck, Michele Daiane
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Costa Junior, Áderson Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2374
Resumo: Objetivo: Descrever e analisar os principais estressores relatados pelos sobreviventes de câncer infantil sob o ponto de vista destes e de seus pais/cuidadores. Materiais e método: Participaram do estudo 8 adolescentes sobreviventes de câncer vinculados à Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), no Distrito Federal, bem como seus cuidadores (8 mães, 2 pais e 1 avó). Como critérios de inclusão, os adolescentes deveriam ser sobreviventes de câncer primário (independentemente do tipo), tendo finalizado o tratamento hospitalar, em função da cura da neoplasia, entre cinco e doze anos antes da pesquisa, ter idade mínima de 12 e máxima de 18 anos no momento da coleta e poderiam ser de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram o Youth Self Report (YSR), para avaliação dos estressores nos jovens sobreviventes, e o Child Behavior Checklist (CBCL), respondido pelos pais/cuidadores. Resultados: Os principais estressores dos sobreviventes estão relacionados a retraimento e depressão, bem como a problemas de atenção. Conclusão: Os dados de comparação entre respostas dos pais e dos filhos sugerem que, apesar de serem bons informantes de problemas emocionais e comportamentais de seus filhos, os pais podem subestimar a capacidade dos sobreviventes em lidar com sintomas de ansiedade e depressão.
id USCS-3_c3b727c73b630bfd953e10755f48a208
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2374
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling Estressores em adolescentes sobreviventes de câncerPsicologiaObjetivo: Descrever e analisar os principais estressores relatados pelos sobreviventes de câncer infantil sob o ponto de vista destes e de seus pais/cuidadores. Materiais e método: Participaram do estudo 8 adolescentes sobreviventes de câncer vinculados à Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), no Distrito Federal, bem como seus cuidadores (8 mães, 2 pais e 1 avó). Como critérios de inclusão, os adolescentes deveriam ser sobreviventes de câncer primário (independentemente do tipo), tendo finalizado o tratamento hospitalar, em função da cura da neoplasia, entre cinco e doze anos antes da pesquisa, ter idade mínima de 12 e máxima de 18 anos no momento da coleta e poderiam ser de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram o Youth Self Report (YSR), para avaliação dos estressores nos jovens sobreviventes, e o Child Behavior Checklist (CBCL), respondido pelos pais/cuidadores. Resultados: Os principais estressores dos sobreviventes estão relacionados a retraimento e depressão, bem como a problemas de atenção. Conclusão: Os dados de comparação entre respostas dos pais e dos filhos sugerem que, apesar de serem bons informantes de problemas emocionais e comportamentais de seus filhos, os pais podem subestimar a capacidade dos sobreviventes em lidar com sintomas de ansiedade e depressão.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2015-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/237410.13037/rbcs.vol13n43.2374Journal of Health Care; Vol. 13 No. 43 (2015): Revista de Atenção à SaúdeRevista de Atenção à Saúde; v. 13 n. 43 (2015): Revista de Atenção à Saúde2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2374/pdfBirck, Michele DaianeCosta Junior, Áderson Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-16T18:17:42Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2374Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2015-03-16T18:17:42Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estressores em adolescentes sobreviventes de câncer
title Estressores em adolescentes sobreviventes de câncer
spellingShingle Estressores em adolescentes sobreviventes de câncer
Birck, Michele Daiane
Psicologia
title_short Estressores em adolescentes sobreviventes de câncer
title_full Estressores em adolescentes sobreviventes de câncer
title_fullStr Estressores em adolescentes sobreviventes de câncer
title_full_unstemmed Estressores em adolescentes sobreviventes de câncer
title_sort Estressores em adolescentes sobreviventes de câncer
author Birck, Michele Daiane
author_facet Birck, Michele Daiane
Costa Junior, Áderson Luiz
author_role author
author2 Costa Junior, Áderson Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Birck, Michele Daiane
Costa Junior, Áderson Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
topic Psicologia
description Objetivo: Descrever e analisar os principais estressores relatados pelos sobreviventes de câncer infantil sob o ponto de vista destes e de seus pais/cuidadores. Materiais e método: Participaram do estudo 8 adolescentes sobreviventes de câncer vinculados à Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), no Distrito Federal, bem como seus cuidadores (8 mães, 2 pais e 1 avó). Como critérios de inclusão, os adolescentes deveriam ser sobreviventes de câncer primário (independentemente do tipo), tendo finalizado o tratamento hospitalar, em função da cura da neoplasia, entre cinco e doze anos antes da pesquisa, ter idade mínima de 12 e máxima de 18 anos no momento da coleta e poderiam ser de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram o Youth Self Report (YSR), para avaliação dos estressores nos jovens sobreviventes, e o Child Behavior Checklist (CBCL), respondido pelos pais/cuidadores. Resultados: Os principais estressores dos sobreviventes estão relacionados a retraimento e depressão, bem como a problemas de atenção. Conclusão: Os dados de comparação entre respostas dos pais e dos filhos sugerem que, apesar de serem bons informantes de problemas emocionais e comportamentais de seus filhos, os pais podem subestimar a capacidade dos sobreviventes em lidar com sintomas de ansiedade e depressão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2374
10.13037/rbcs.vol13n43.2374
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2374
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol13n43.2374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2374/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 13 No. 43 (2015): Revista de Atenção à Saúde
Revista de Atenção à Saúde; v. 13 n. 43 (2015): Revista de Atenção à Saúde
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042261303328768