INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CURSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE ALAGOAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2251 |
Resumo: | Na atualidade, tem-se observado um aumento no número de pesquisas enfocando ainclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior (IES).No entanto, nos cursos de graduação da área de saúde estas investigações aindasão restritas. Diante desta situação, o presente estudoteve como objetivo compreender o processo de inclusão de uma aluna comdeficiência auditiva em uma universidade pública. A metodologia utilizada foiuma pesquisa descritiva que se utilizou do estudo de caso e da análise deconteúdo. Os resultados evidenciam que a inclusão desta aluna tem ocorrido demaneira satisfatória em sua percepção por motivos como consciência, apoiofamiliar, enfrentamento, relações interpessoais, atendimento especializado,resiliência e envolvimento acadêmico. Conclui-se que a partir do depoimento daaluna foi possível verificar que o relacionar-se com as diferenças é muitoimportante para conscientização das pessoas em relação ao respeito à igualdade,à singularidade e à subjetivação de cadaum, visando à extinção do preconceito. |
id |
USCS-3_c6a6581908992166cfdaca5817abdc7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2251 |
network_acronym_str |
USCS-3 |
network_name_str |
Revista de Atenção à Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CURSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE ALAGOASEnfermagemPessoas com deficiênciaperda auditivaeducação superior.Na atualidade, tem-se observado um aumento no número de pesquisas enfocando ainclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior (IES).No entanto, nos cursos de graduação da área de saúde estas investigações aindasão restritas. Diante desta situação, o presente estudoteve como objetivo compreender o processo de inclusão de uma aluna comdeficiência auditiva em uma universidade pública. A metodologia utilizada foiuma pesquisa descritiva que se utilizou do estudo de caso e da análise deconteúdo. Os resultados evidenciam que a inclusão desta aluna tem ocorrido demaneira satisfatória em sua percepção por motivos como consciência, apoiofamiliar, enfrentamento, relações interpessoais, atendimento especializado,resiliência e envolvimento acadêmico. Conclui-se que a partir do depoimento daaluna foi possível verificar que o relacionar-se com as diferenças é muitoimportante para conscientização das pessoas em relação ao respeito à igualdade,à singularidade e à subjetivação de cadaum, visando à extinção do preconceito.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2014-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de Caso.application/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/225110.13037/rbcs.vol12n41.2251Journal of Health Care; Vol. 12 No. 41 (2014): Revista de Atenção à SaúdeRevista de Atenção à Saúde; v. 12 n. 41 (2014): Revista de Atenção à Saúde2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2251/1626De Lima, Uirassú Tupinambá SilvaCosta, Antonio Carlos Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-13T19:17:37Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2251Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2014-12-13T19:17:37Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CURSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE ALAGOAS |
title |
INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CURSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE ALAGOAS |
spellingShingle |
INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CURSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE ALAGOAS De Lima, Uirassú Tupinambá Silva Enfermagem Pessoas com deficiência perda auditiva educação superior. |
title_short |
INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CURSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE ALAGOAS |
title_full |
INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CURSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE ALAGOAS |
title_fullStr |
INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CURSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE ALAGOAS |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CURSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE ALAGOAS |
title_sort |
INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CURSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE ALAGOAS |
author |
De Lima, Uirassú Tupinambá Silva |
author_facet |
De Lima, Uirassú Tupinambá Silva Costa, Antonio Carlos Silva |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Antonio Carlos Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Lima, Uirassú Tupinambá Silva Costa, Antonio Carlos Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Pessoas com deficiência perda auditiva educação superior. |
topic |
Enfermagem Pessoas com deficiência perda auditiva educação superior. |
description |
Na atualidade, tem-se observado um aumento no número de pesquisas enfocando ainclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior (IES).No entanto, nos cursos de graduação da área de saúde estas investigações aindasão restritas. Diante desta situação, o presente estudoteve como objetivo compreender o processo de inclusão de uma aluna comdeficiência auditiva em uma universidade pública. A metodologia utilizada foiuma pesquisa descritiva que se utilizou do estudo de caso e da análise deconteúdo. Os resultados evidenciam que a inclusão desta aluna tem ocorrido demaneira satisfatória em sua percepção por motivos como consciência, apoiofamiliar, enfrentamento, relações interpessoais, atendimento especializado,resiliência e envolvimento acadêmico. Conclui-se que a partir do depoimento daaluna foi possível verificar que o relacionar-se com as diferenças é muitoimportante para conscientização das pessoas em relação ao respeito à igualdade,à singularidade e à subjetivação de cadaum, visando à extinção do preconceito. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Relato de Caso. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2251 10.13037/rbcs.vol12n41.2251 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2251 |
identifier_str_mv |
10.13037/rbcs.vol12n41.2251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2251/1626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Health Care; Vol. 12 No. 41 (2014): Revista de Atenção à Saúde Revista de Atenção à Saúde; v. 12 n. 41 (2014): Revista de Atenção à Saúde 2359-4330 reponame:Revista de Atenção à Saúde instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Atenção à Saúde |
collection |
Revista de Atenção à Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798042261277114368 |