PERFIL DA APTIDÃO MOTORA DE ALUNOS PARTICIPANTES DA EQUIPE DE HANDEBOL DE UMA ESCOLA DE SANTA MARIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Leandro Lima
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Leonardo Fernandes de, Sá, Alessandra da Silva de, Luz, Rudinei Magnus, Oliveira, Luiz Francisco de Jesus de, Daronco, Luciane Sanchotene Etchepare
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2186
Resumo: Introdução: o conhecimento das variáveis motoras dos indivíduos propicia um melhor rendimento no esporte. Objetivo: traçar o perfil de aptidão motora dos alunos da equipe de handebol de uma escola. Metodologia: esta pesquisa caracterizou-se como diagnostica exploratória. A amostra foi composta por 20 alunos que jogam na equipe a no mínimo 1 ano, do sexo masculino. Foi montada uma bateria testes para verificar a aptidão motora, sendo os seguintes: teste de sentar e alcançar com banco de Wells – verificação da flexibilidade; abdominal modificado – para resistência muscular localizada (RML); SEMO para a agilidade; impulsão horizontal e arremesso de medicine Ball para verificar a potencia de membros inferiores e superiores respectivamente; preensão manual – para verificar a força muscular; teste de corrida de 30 metros para velocidade; e teste de 9 minutos para verificar a resistência cardiorrespiratória; também foram realizadas mensurações de estatura e massa corporal para determinar o índice de massa corporal (IMC) e mensurações da circunferência de cintura e quadril para determinar a relação cintura quadril. Resultados: Com a análise dos dados constatou-se bom desempenho dos alunos avaliados quanto ao IMC, relação cintura quadril, e componentes da aptidão motora: flexibilidade, resistencia cardiorrespiratoria, velocidade, potencia de membros inferiores. Nos demais componentes o desempenho foi de médio a fraco. Conclusão: Pode-se concluir que após a análise das variáveis, tornou-se possível a elaboração de treinos visando o aperfeiçoamento das qualidades físicas avaliadas. Mais estudos acerca das equipes escolares devem ser realizados, para se ter conhecimento sobre as qualidades físicas dos jovens atletas.
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