PERCEPÇÕES PATERNAS NO ACOMPANHAMENTO DO PRÉ-NATAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BALICA, LUCIANA OLIVEIRA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: AGUIAR, RICARDO SARAIVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5934
Resumo: Introdução: O período gestacional compreende transformações no corpo e no cotidiano da mulher. É o momento de buscar atendimento especializado para o pré-natal e se preparar para o parto. Esse atendimento deve ser confiável, para que a gravidez se desenvolva de forma tranquila. Nessa fase também é fundamental que a gestante conte com pleno apoio familiar, principalmente do pai da criança. Objetivo: abordar a percepção dos pais sobre os possíveis benefícios proporcionados por sua presença ao pré-natal. Materiais e Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca de artigos na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os critérios de inclusão contemplaram publicações lançadas entre 2010 e 2017 e em língua portuguesa. Resultados: foram selecionados 20 artigos e sobre eles foi feita uma leitura exploratória, seguida de outra mais aprofundada com o objetivo de selecionar as informações pertinentes à pesquisa. O esforço ocasionou a elaboração de três categorias de análise: o ser homem diante da gestação da parceira; percepções sobre a participação paterna no pré-natal; e enfermagem, políticas públicas de saúde masculina e paternidade. Conclusões: a gestação constitui o momento no qual a construção da ideia de pai se inicia para o homem. Nisto, a participação paterna junto ao pré-natal é essencial para a boa compreensão de tal papel, bem como para avaliar a saúde em razão de doenças passíveis de detecção com a realização de exames. Entretanto, fatores culturais e profissionais tendem a afastar o homem do pré-natal. 
id USCS-3_dda877326d5f2cdab2b98b4c818a9b0e
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5934
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES PATERNAS NO ACOMPANHAMENTO DO PRÉ-NATALCuidado pré-natalPaternidadeSaúde do homemEnfermagem.Introdução: O período gestacional compreende transformações no corpo e no cotidiano da mulher. É o momento de buscar atendimento especializado para o pré-natal e se preparar para o parto. Esse atendimento deve ser confiável, para que a gravidez se desenvolva de forma tranquila. Nessa fase também é fundamental que a gestante conte com pleno apoio familiar, principalmente do pai da criança. Objetivo: abordar a percepção dos pais sobre os possíveis benefícios proporcionados por sua presença ao pré-natal. Materiais e Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca de artigos na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os critérios de inclusão contemplaram publicações lançadas entre 2010 e 2017 e em língua portuguesa. Resultados: foram selecionados 20 artigos e sobre eles foi feita uma leitura exploratória, seguida de outra mais aprofundada com o objetivo de selecionar as informações pertinentes à pesquisa. O esforço ocasionou a elaboração de três categorias de análise: o ser homem diante da gestação da parceira; percepções sobre a participação paterna no pré-natal; e enfermagem, políticas públicas de saúde masculina e paternidade. Conclusões: a gestação constitui o momento no qual a construção da ideia de pai se inicia para o homem. Nisto, a participação paterna junto ao pré-natal é essencial para a boa compreensão de tal papel, bem como para avaliar a saúde em razão de doenças passíveis de detecção com a realização de exames. Entretanto, fatores culturais e profissionais tendem a afastar o homem do pré-natal. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de revisãoapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/593410.13037/ras.vol17n61.5934Journal of Health Care; Vol. 17 No. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RASRevista de Atenção à Saúde; v. 17 n. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5934/pdfCopyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)info:eu-repo/semantics/openAccessBALICA, LUCIANA OLIVEIRAAGUIAR, RICARDO SARAIVA2019-12-09T22:54:35Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5934Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2019-12-09T22:54:35Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES PATERNAS NO ACOMPANHAMENTO DO PRÉ-NATAL
title PERCEPÇÕES PATERNAS NO ACOMPANHAMENTO DO PRÉ-NATAL
spellingShingle PERCEPÇÕES PATERNAS NO ACOMPANHAMENTO DO PRÉ-NATAL
BALICA, LUCIANA OLIVEIRA
Cuidado pré-natal
Paternidade
Saúde do homem
Enfermagem.
title_short PERCEPÇÕES PATERNAS NO ACOMPANHAMENTO DO PRÉ-NATAL
title_full PERCEPÇÕES PATERNAS NO ACOMPANHAMENTO DO PRÉ-NATAL
title_fullStr PERCEPÇÕES PATERNAS NO ACOMPANHAMENTO DO PRÉ-NATAL
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES PATERNAS NO ACOMPANHAMENTO DO PRÉ-NATAL
title_sort PERCEPÇÕES PATERNAS NO ACOMPANHAMENTO DO PRÉ-NATAL
author BALICA, LUCIANA OLIVEIRA
author_facet BALICA, LUCIANA OLIVEIRA
AGUIAR, RICARDO SARAIVA
author_role author
author2 AGUIAR, RICARDO SARAIVA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BALICA, LUCIANA OLIVEIRA
AGUIAR, RICARDO SARAIVA
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado pré-natal
Paternidade
Saúde do homem
Enfermagem.
topic Cuidado pré-natal
Paternidade
Saúde do homem
Enfermagem.
description Introdução: O período gestacional compreende transformações no corpo e no cotidiano da mulher. É o momento de buscar atendimento especializado para o pré-natal e se preparar para o parto. Esse atendimento deve ser confiável, para que a gravidez se desenvolva de forma tranquila. Nessa fase também é fundamental que a gestante conte com pleno apoio familiar, principalmente do pai da criança. Objetivo: abordar a percepção dos pais sobre os possíveis benefícios proporcionados por sua presença ao pré-natal. Materiais e Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca de artigos na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os critérios de inclusão contemplaram publicações lançadas entre 2010 e 2017 e em língua portuguesa. Resultados: foram selecionados 20 artigos e sobre eles foi feita uma leitura exploratória, seguida de outra mais aprofundada com o objetivo de selecionar as informações pertinentes à pesquisa. O esforço ocasionou a elaboração de três categorias de análise: o ser homem diante da gestação da parceira; percepções sobre a participação paterna no pré-natal; e enfermagem, políticas públicas de saúde masculina e paternidade. Conclusões: a gestação constitui o momento no qual a construção da ideia de pai se inicia para o homem. Nisto, a participação paterna junto ao pré-natal é essencial para a boa compreensão de tal papel, bem como para avaliar a saúde em razão de doenças passíveis de detecção com a realização de exames. Entretanto, fatores culturais e profissionais tendem a afastar o homem do pré-natal. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5934
10.13037/ras.vol17n61.5934
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5934
identifier_str_mv 10.13037/ras.vol17n61.5934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5934/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 17 No. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS
Revista de Atenção à Saúde; v. 17 n. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042263171891200