Como Avaliar a Atividade Física?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cafruni, Cristina Borges
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Valadão, Rita de Cássia Delgado, de Mello, Elza Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1555
Resumo: Introdução: Estudos epidemiológicos demonstram que o nível de atividade física está relacionado com a redução de diversas enfermidades. Por esta razão, esforços têm sido realizados para promover atividade física na população através de recomendações mínimas capazes de provocar benefícios à saúde. A avaliação do nível de atividade física requer instrumentos precisos e adequados. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão dos métodos e instrumentos utilizados para medir e avaliar o nível de atividade física. Métodos: Foi realizada consulta nas bases de dados medline/pubmed, scielo.org, biomed central e sport discus, utilizando inicialmente os termos “physical activity assessment”, “physical activity measure”. Resultados: A partir desta busca, termos adjacentes e busca por autores foram realizadas. Medir a atividade física é uma tarefa complexa, visto que ela pode ocorrer em diversos contextos. Os métodos de medida da atividade física podem ser classificados em objetivos (água duplamente marcada, calorimetria, observação direta, monitores cardíacos e sensores de movimentos) e subjetivos (questionários e diários). Conclusão: A variedade de métodos utilizados para medir a atividade física resulta em um campo vasto de difícil equivalência e comparações. Atualmente, nenhum dos métodos pode ser considerado suficiente a ponto de descartar os demais, e por isso, a combinação de mais de um método pode resultar em uma melhor avaliação da atividade física.
id USCS-3_ff0a4e78d643e187ff0ffdf6cc163952
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1555
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling Como Avaliar a Atividade Física?atividade físicaavaliaçãométodos de medidaIntrodução: Estudos epidemiológicos demonstram que o nível de atividade física está relacionado com a redução de diversas enfermidades. Por esta razão, esforços têm sido realizados para promover atividade física na população através de recomendações mínimas capazes de provocar benefícios à saúde. A avaliação do nível de atividade física requer instrumentos precisos e adequados. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão dos métodos e instrumentos utilizados para medir e avaliar o nível de atividade física. Métodos: Foi realizada consulta nas bases de dados medline/pubmed, scielo.org, biomed central e sport discus, utilizando inicialmente os termos “physical activity assessment”, “physical activity measure”. Resultados: A partir desta busca, termos adjacentes e busca por autores foram realizadas. Medir a atividade física é uma tarefa complexa, visto que ela pode ocorrer em diversos contextos. Os métodos de medida da atividade física podem ser classificados em objetivos (água duplamente marcada, calorimetria, observação direta, monitores cardíacos e sensores de movimentos) e subjetivos (questionários e diários). Conclusão: A variedade de métodos utilizados para medir a atividade física resulta em um campo vasto de difícil equivalência e comparações. Atualmente, nenhum dos métodos pode ser considerado suficiente a ponto de descartar os demais, e por isso, a combinação de mais de um método pode resultar em uma melhor avaliação da atividade física.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2012-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisãoapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/155510.13037/rbcs.vol10n33.1555Journal of Health Care; Vol. 10 No. 33 (2012): Julho - Setembro / 2012Revista de Atenção à Saúde; v. 10 n. 33 (2012): Julho - Setembro / 20122359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1555/1297Cafruni, Cristina BorgesValadão, Rita de Cássia Delgadode Mello, Elza Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-03T11:21:22Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1555Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2012-12-03T11:21:22Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Como Avaliar a Atividade Física?
title Como Avaliar a Atividade Física?
spellingShingle Como Avaliar a Atividade Física?
Cafruni, Cristina Borges
atividade física
avaliação
métodos de medida
title_short Como Avaliar a Atividade Física?
title_full Como Avaliar a Atividade Física?
title_fullStr Como Avaliar a Atividade Física?
title_full_unstemmed Como Avaliar a Atividade Física?
title_sort Como Avaliar a Atividade Física?
author Cafruni, Cristina Borges
author_facet Cafruni, Cristina Borges
Valadão, Rita de Cássia Delgado
de Mello, Elza Daniel
author_role author
author2 Valadão, Rita de Cássia Delgado
de Mello, Elza Daniel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cafruni, Cristina Borges
Valadão, Rita de Cássia Delgado
de Mello, Elza Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv atividade física
avaliação
métodos de medida
topic atividade física
avaliação
métodos de medida
description Introdução: Estudos epidemiológicos demonstram que o nível de atividade física está relacionado com a redução de diversas enfermidades. Por esta razão, esforços têm sido realizados para promover atividade física na população através de recomendações mínimas capazes de provocar benefícios à saúde. A avaliação do nível de atividade física requer instrumentos precisos e adequados. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão dos métodos e instrumentos utilizados para medir e avaliar o nível de atividade física. Métodos: Foi realizada consulta nas bases de dados medline/pubmed, scielo.org, biomed central e sport discus, utilizando inicialmente os termos “physical activity assessment”, “physical activity measure”. Resultados: A partir desta busca, termos adjacentes e busca por autores foram realizadas. Medir a atividade física é uma tarefa complexa, visto que ela pode ocorrer em diversos contextos. Os métodos de medida da atividade física podem ser classificados em objetivos (água duplamente marcada, calorimetria, observação direta, monitores cardíacos e sensores de movimentos) e subjetivos (questionários e diários). Conclusão: A variedade de métodos utilizados para medir a atividade física resulta em um campo vasto de difícil equivalência e comparações. Atualmente, nenhum dos métodos pode ser considerado suficiente a ponto de descartar os demais, e por isso, a combinação de mais de um método pode resultar em uma melhor avaliação da atividade física.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1555
10.13037/rbcs.vol10n33.1555
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1555
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol10n33.1555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1555/1297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 10 No. 33 (2012): Julho - Setembro / 2012
Revista de Atenção à Saúde; v. 10 n. 33 (2012): Julho - Setembro / 2012
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042260591345664