A tragédia do AF 447 e as Revistas Brasileiras
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/897 |
Resumo: | O acidente da companhia aérea Air France, em 2009, ocupou espaço na mídia nacional e internacional, tanto pelo número elevado de vítimas (228) de 33 países como pelas discussões suscitadas quanto à segurança da aviação. As três revistas brasileiras semanais informativas de maior circulação, Veja, Época e IstoÉ, reproduziram o acontecimento em suas capas da edição após o acidente. Como o meio revista vem assumindo crescimento expressivo na mídia impressa e eletrônica, é objetivo deste paper analisar os discursos de capa das edições citadas, sob a perspectiva de análise do discurso referido por Norman Fairclough. Dentre os resultados, é evidente que os discursos das três capas se aproximam em alguns momentos, como no uso da cor azul e na introdução da imagem simbólica de uma aeronave e do uso quase excessivo de complementos gráficos, no caso específico de Veja e IstoÉ. O estudo confirma as premissas da AD, segundo as quais o discurso é, simultaneamente, texto, interação e prática social. |
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A tragédia do AF 447 e as Revistas BrasileirasAnálise do DiscursoNorman FaircloughRevistas BrasileirasO acidente da companhia aérea Air France, em 2009, ocupou espaço na mídia nacional e internacional, tanto pelo número elevado de vítimas (228) de 33 países como pelas discussões suscitadas quanto à segurança da aviação. As três revistas brasileiras semanais informativas de maior circulação, Veja, Época e IstoÉ, reproduziram o acontecimento em suas capas da edição após o acidente. Como o meio revista vem assumindo crescimento expressivo na mídia impressa e eletrônica, é objetivo deste paper analisar os discursos de capa das edições citadas, sob a perspectiva de análise do discurso referido por Norman Fairclough. Dentre os resultados, é evidente que os discursos das três capas se aproximam em alguns momentos, como no uso da cor azul e na introdução da imagem simbólica de uma aeronave e do uso quase excessivo de complementos gráficos, no caso específico de Veja e IstoÉ. O estudo confirma as premissas da AD, segundo as quais o discurso é, simultaneamente, texto, interação e prática social.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/89710.13037/ci.vol10n19.897Comunicação & Inovação; v. 10 n. 19 (2009): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/897/746Copyright (c) 1969 Maria das Graças Targino, Alisson Dias Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTargino, Maria das GraçasGomes, Alisson Dias2022-10-04T19:11:23Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/897Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:23Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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