A tragédia do AF 447 e as Revistas Brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Targino, Maria das Graças
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gomes, Alisson Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/897
Resumo: O acidente da companhia aérea Air France, em 2009, ocupou espaço na mídia nacional e internacional, tanto pelo número elevado de vítimas (228) de 33 países como pelas discussões suscitadas quanto à segurança da aviação. As três revistas brasileiras semanais informativas de maior circulação, Veja, Época e IstoÉ, reproduziram o acontecimento em suas capas da edição após o acidente. Como o meio revista vem assumindo crescimento expressivo na mídia impressa e eletrônica, é objetivo deste paper analisar os discursos de capa das edições citadas, sob a perspectiva de análise do discurso referido por Norman Fairclough. Dentre os resultados, é evidente que os discursos das três capas se aproximam em alguns momentos, como no uso da cor azul e na introdução da imagem simbólica de uma aeronave e do uso quase excessivo de complementos gráficos, no caso específico de Veja e IstoÉ. O estudo confirma as premissas da AD, segundo as quais o discurso é, simultaneamente, texto, interação e prática social.
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