O NORTE BRASILEIRO NARRADO: passeios dramatúrgicos e identitários por uma região sub-representada pela telenovela
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/8583 |
Resumo: | We propose that the choices of telenovela sceneries highlight power relations and inter-regional inequalities in Brazil, since certain regions, holders of a media and sociocultural hegemony, use to be more fictionally represented than others. In this context, we draw attention to an under-representation of the North, since, in the two first decades of this century, only three telenovelas from Rede Globo were set in the region. Considering this under-representation, we seek to understand how the works explore and conceive the North in identity terms. |
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O NORTE BRASILEIRO NARRADO: passeios dramatúrgicos e identitários por uma região sub-representada pela telenovelacomunicacations and consumptionsociocultural identitiestelenovelacomunicação e consumoidentidades socioculturaistelenovelaWe propose that the choices of telenovela sceneries highlight power relations and inter-regional inequalities in Brazil, since certain regions, holders of a media and sociocultural hegemony, use to be more fictionally represented than others. In this context, we draw attention to an under-representation of the North, since, in the two first decades of this century, only three telenovelas from Rede Globo were set in the region. Considering this under-representation, we seek to understand how the works explore and conceive the North in identity terms.Propomos que as escolhas dos cenários para as telenovelas evidenciam relações de poder e desigualdades inter-regionais no Brasil, pelo fato de que determinadas regiões, detentoras de uma hegemonia sociocultural e midiática, costumam ser mais representadas ficcionalmente que outras. Nesse contexto, chamamos atenção para uma sub-representação do Norte, já que, nas duas primeiras décadas deste século, apenas três novelas da Rede Globo foram ambientadas na região. Frente a essa sub-representação, buscamos entender de que maneira as obras exploram e concebem o Norte em termos identitários.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/858310.13037/ci.vol25n53.8583Comunicação & Inovação; v. 23 n. 53 (2022): REVISTA COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/8583/3794Copyright (c) 1969 Leonardo Santana dos Santos Rodrigues, Marcia Perencin Tondatohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantana dos Santos Rodrigues, LeonardoPerencin Tondato, Marcia2023-05-03T18:21:04Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8583Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2023-05-03T18:21:04Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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