A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/718 |
Resumo: | O trabalho “A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação” apresenta uma proposta de leitura de textos-objetos configurados por camisetas femininas sui generis, buscando compreender como se constroem e se articulam os sentidos de tais textos na relação com o corpo e seus movimentos para se poder chegar a uma reflexão a respeito da indumentária pelo viés das relações comunicacionais que por aí se estabelecem – enfatizando, sobretudo, a questão da construção identitária pela forma que indivíduos e coletividades se dão a ver. A escolha deste tema de investigação deve-se, entre outros, à constatação de que a vestimenta – particularmente a roupa “em ato”, no “corpo” – é uma fala produtora de sentidos que são, em suas especificidades, relevantes e determinantes no estabelecimento de uma economia que organiza relações identitárias e sociocomunicacionais; insere-se no âmbito da análise de imagens midiáticas que tratam de dois eixos – o da produção de discurso e o da sua circulação entre os sujeitos. |
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A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicaçãoRoupa-PanfletoDaspuIdentidadeComunicaçãoO trabalho “A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação” apresenta uma proposta de leitura de textos-objetos configurados por camisetas femininas sui generis, buscando compreender como se constroem e se articulam os sentidos de tais textos na relação com o corpo e seus movimentos para se poder chegar a uma reflexão a respeito da indumentária pelo viés das relações comunicacionais que por aí se estabelecem – enfatizando, sobretudo, a questão da construção identitária pela forma que indivíduos e coletividades se dão a ver. A escolha deste tema de investigação deve-se, entre outros, à constatação de que a vestimenta – particularmente a roupa “em ato”, no “corpo” – é uma fala produtora de sentidos que são, em suas especificidades, relevantes e determinantes no estabelecimento de uma economia que organiza relações identitárias e sociocomunicacionais; insere-se no âmbito da análise de imagens midiáticas que tratam de dois eixos – o da produção de discurso e o da sua circulação entre os sujeitos.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/71810.13037/ci.vol10n18.718Comunicação & Inovação; v. 10 n. 18 (2009): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/718/566Copyright (c) 1969 Scheila Fátima Giacomazzi Camargohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Scheila Fátima Giacomazzi2022-10-04T19:11:21Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/718Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:21Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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