A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Scheila Fátima Giacomazzi
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/718
Resumo: O trabalho “A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação” apresenta uma proposta de leitura de textos-objetos configurados por camisetas femininas sui generis, buscando compreender como se constroem e se articulam os sentidos de tais textos na relação com o corpo e seus movimentos para se poder chegar a uma reflexão a respeito da indumentária pelo viés das relações comunicacionais que por aí se estabelecem – enfatizando, sobretudo, a questão da construção identitária pela forma que indivíduos e coletividades se dão a ver. A escolha deste tema de investigação deve-se, entre outros, à constatação de que a vestimenta – particularmente a roupa “em ato”, no “corpo” – é uma fala produtora de sentidos que são, em suas especificidades, relevantes e determinantes no estabelecimento de uma economia que organiza relações identitárias e sociocomunicacionais; insere-se no âmbito da análise de imagens midiáticas que tratam de dois eixos – o da produção de discurso e o da sua circulação entre os sujeitos.
id USCS_3e3be2c1d43659c015dba0a40ab6b4e6
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/718
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicaçãoRoupa-PanfletoDaspuIdentidadeComunicaçãoO trabalho “A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação” apresenta uma proposta de leitura de textos-objetos configurados por camisetas femininas sui generis, buscando compreender como se constroem e se articulam os sentidos de tais textos na relação com o corpo e seus movimentos para se poder chegar a uma reflexão a respeito da indumentária pelo viés das relações comunicacionais que por aí se estabelecem – enfatizando, sobretudo, a questão da construção identitária pela forma que indivíduos e coletividades se dão a ver. A escolha deste tema de investigação deve-se, entre outros, à constatação de que a vestimenta – particularmente a roupa “em ato”, no “corpo” – é uma fala produtora de sentidos que são, em suas especificidades, relevantes e determinantes no estabelecimento de uma economia que organiza relações identitárias e sociocomunicacionais; insere-se no âmbito da análise de imagens midiáticas que tratam de dois eixos – o da produção de discurso e o da sua circulação entre os sujeitos.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/71810.13037/ci.vol10n18.718Comunicação & Inovação; v. 10 n. 18 (2009): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/718/566Copyright (c) 1969 Scheila Fátima Giacomazzi Camargohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Scheila Fátima Giacomazzi2022-10-04T19:11:21Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/718Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:21Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação
title A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação
spellingShingle A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação
Camargo, Scheila Fátima Giacomazzi
Roupa-Panfleto
Daspu
Identidade
Comunicação
title_short A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação
title_full A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação
title_fullStr A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação
title_full_unstemmed A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação
title_sort A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação
author Camargo, Scheila Fátima Giacomazzi
author_facet Camargo, Scheila Fátima Giacomazzi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Scheila Fátima Giacomazzi
dc.subject.por.fl_str_mv Roupa-Panfleto
Daspu
Identidade
Comunicação
topic Roupa-Panfleto
Daspu
Identidade
Comunicação
description O trabalho “A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação” apresenta uma proposta de leitura de textos-objetos configurados por camisetas femininas sui generis, buscando compreender como se constroem e se articulam os sentidos de tais textos na relação com o corpo e seus movimentos para se poder chegar a uma reflexão a respeito da indumentária pelo viés das relações comunicacionais que por aí se estabelecem – enfatizando, sobretudo, a questão da construção identitária pela forma que indivíduos e coletividades se dão a ver. A escolha deste tema de investigação deve-se, entre outros, à constatação de que a vestimenta – particularmente a roupa “em ato”, no “corpo” – é uma fala produtora de sentidos que são, em suas especificidades, relevantes e determinantes no estabelecimento de uma economia que organiza relações identitárias e sociocomunicacionais; insere-se no âmbito da análise de imagens midiáticas que tratam de dois eixos – o da produção de discurso e o da sua circulação entre os sujeitos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/718
10.13037/ci.vol10n18.718
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/718
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol10n18.718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/718/566
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Scheila Fátima Giacomazzi Camargo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Scheila Fátima Giacomazzi Camargo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 10 n. 18 (2009): Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313368764809216